TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PTG Marketing

Por:   •  2/6/2016  •  Seminário  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

GESTÃO DE PRODUTOS, SERVIÇOS E MARCAS

Qual a importância do produto/serviço para as empresas?

O produto/serviço tem extremo senão essencial valor para a empresa, sendo ele a identidade da mesma. Basicamente tudo o que a empresa vende, seja serviço ou produto reflete as suas caracteríscticas, seu objetivo, sua importância não só no mercado em si, mas principalmente na comunicação com o seu consumidor, começando obviamente pela sua imagem.

Ao me deparar com um artigo adquirido no site SEBRAE, foram listadas as principais preocupações para com um produto, se tratando da marca agregada a ele:

Como seu produto se chama?

A marca é a identificação que o cliente faz de um produto. Uma marca deve ser simples, lembrar a finalidade do produto, ser fácil de memorizar e de falar. Não basta o produto ter um nome. É preciso que tenha um nome com significado. A marca tem que estar associada a algo de positivo.

As regras básicas para a construção de uma boa marca são as seguintes:

Associação

A marca deve estar associada a ideias e qualidades.

Símbolo

Ajudar a memorizar e gravar um produto.

Logotipo

É um símbolo constituído por palavra ou grupo de letras, apresentadas em desenho especial, que marque ou chame a atenção. O logotipo é, geralmente, o nome da empresa escrito de forma incomum, em elementos e cores que transmitam a imagem que ela pretende ter no público.

Logomarca

Nem sempre a escrita ou a grafia basta para marcar. Às vezes, é necessário associá-la a uma imagem, sinal ou desenho. É preciso relacionar o logotipo com o símbolo. A associação é chamada de logomarca.

Qual a importância do produto/serviço para o consumidor?

Já o consumidor é a principal razão da existência de um produto ou serviço. Ele reflete diretamente o resultado de um produto, sendo positivo ou negativo, ninguém mais tem propriedade para avaliá-lo como que usufrui de suas características.

Qualquer empresa que possui vários produtos e serviços deve ter uma combinação adequada daqueles que geram resultados de curto prazo e aqueles inovadores que precisam ser desenvolvidos para que se transformem no ganha-pão do futuro, de acordo com um texto interessante do website Empreenda já!, o foco deve ser tanto em sua oferta de produtos quanto nos mercados-alvo:

Produtos e Serviços: Quando você oferece algo a seus clientes, provavelmente identificará oportunidades de ampliar sua oferta com modificações, acessórios e itens similares. Escolha alguns para começar a desenvolver (baseado no investimento, risco e perspectiva de retorno), sem tentar fazer tudo ao mesmo tempo.

Mercados-Alvo: Aquilo que você já oferece a alguns clientes pode ser oferecido a outros com adaptações e modificações. Algumas vezes, as opções são muitas, e você deve avaliar os recursos que tem disponíveis para que suas ações realmente tenham resultados.

A satisfação do cliente deve ser o principal objetivo na criação e no desenvolvimento de um produto/serviço. Um interessante definição de Kotler (1998, p. 53) para satisfação é:

"[...] o sentimento de prazer ou de desapontamento resultante da comparação do desempenho esperado pelo produto (ou resultado) em relação às expectativas da pessoa."

Sobre a satisfação dos consumidores é interessante avaliar que esta:

[...] depende do desempenho do produto percebido com relação ao valor relativo às expectativas do comprador. Se o desempenho faz jus às expectativas, o comprador fica satisfeito. Se excede as expectativas, ele fica encantado. As companhias voltadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com