TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper - Mídia - 2014

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Para a elaboração do meu trabalho de conclusão de curso da turma de Publicidade e Propaganda da Fumec, desenvolvemos, no formato de Agência Experimental, a agência Crônica. A Crônica Agência experimental é uma empresa jovem e de proposta inovadora, que procuramos estar sempre atualizada com as tendências do mercado podendo assim, melhor trabalhar para auxiliar o cliente na construção de relacionamento através de trocas de experiência com o target, a fim de gerar fidelidade e o posicione no mercado.

Temos com o objetivo desse trabalho aplicar técnicas adquiridas no decorrer do curso, realizar um trabalho que contribua para a academia a fim de que seja útil e esclarecedor para futuras pesquisas e elaborar de uma campanha promocional para nosso cliente, a Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte.

Este projeto apresenta a oportunidade de trabalhar com marketing promocional, pesquisa, planejamento e execução de campanha publicitária, que é o desejo da equipe Crônica. Trabalhar com a Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte (FZB-BH) e para que o projeto “Parceiros da Natureza” é uma oportunidade de que seja difundida a fundação e que consiga um maior envolvimento por parte de empresas e civis no projeto “Parceiros da Natureza”, esclarecendo as pessoas sobre a importância da preservação e respeito à vida.

Com a elaboração de uma campanha promocional, o grupo colocará em prática conhecimentos direcionados ao assunto em questão, investindo em formas de divulgação com foco social e ecológico, pois o objetivo é conscientizar e motivar empresários e civis a adotarem a causa.

Agência de Propaganda

Segundo o RIBEIRO (1989), uma agência de propaganda é que uma empresa cujo serviço é cuidar de contas publicitárias: vender, mudar a marca, lançar o produto para um novo público, fazer com que o produto ou serviço seja conhecido, criar valor e relacionamento entre o cliente e a marca, sempre mantendo a marca no dia a dia do consumidor para que não seja esquecida. O principal papel de uma agência de propaganda é desenvolver campanhas de comunicação. Para isso conta se com uma comunicação criativa, eficiente e pertinente aos objetivos previamente estabelecidos.

Santana (1929) acredita que a agência de propaganda deve estar apta a prestar um variado mix de serviços aos clientes, dentre eles a pesquisa e o estudo sobre o conceito, marca, idéia, produto ou serviço a se divulgar; pontos fortes e fracos da concorrência e do mercado em questão; o planejamento de campanhas publicitárias e a criação de mensagens e peças; a definição dos meios e veículos, a execução das campanhas, incluindo definição e controle sobre o orçamento e mensuração de resultados.

A função da Mídia na Agência Crônica

A Crônica possui todos os departamentos de uma agência de comunicação convencional. Para cada uma deles existem dois alunos para exercer a função e um deles é representante do departamento. O departamento de mídia é composto por mim – Natasha Curto - e pelo Marco Antônio, o representante pela função no qual exerce a maior parte das atividades provenientes da função, sou eu.

Para se iniciar, serão apresentados os conceitos de mídia e suas particularidades. Segundo TAHARA, 1998, pg15:

“(...) mídia é um dos componentes da propaganda que por sua vez pertence a um sistema maior - marketing-, cujo sistema ainda maior é a empresa, que por sua vez é um subsistema do complexo formado pela sociedade.”

Para DIAS, 1989, pg185, (...) Propaganda é uma função de Marketing, a Mídia, por sua vez, é função de Propaganda. A atividade de mídia situa-se no ponto terminal da entrega da mensagem ao consumidor-alvo de uma marca.

DIAS acredita que a função básica da mídia é propor estratégias e táticas para que a mensagem chegue mais rápido ao target de forma satisfatória a cumprir os objetivos de marketing estipulados pelo planejamento. Para isso acontecer, é necessário que o profissional de mídia, através de pesquisas existentes, identifique os meios e veículos de comunicação que atinjam o consumidor ideal, tanto em qualidade quanto em quantidade.

A mídia apresenta um papel muito importante em nossas vidas, é ela que satisfaz duas necessidades básicas, que são o entretenimento e a informação. As pessoas recorrem à mídia quando querem informação e/ou entretenimento, por exemplo, quando assistem ao jornal na televisão para se informarem sobre o mercado financeiro, ou quando querem se divertir, assistindo filmes ou documentários (KATZ, 2004, p.19).

Denomina se de mídia quem é responsável pela distribuição da verba de propaganda do cliente entre os meios e veículos. Lupetti (2003, p.62), define como função básica desse profissional, tornar acessível à mensagem comercial publicitária ao target do anunciante. O cargo de mídia em uma agência é muito parecido com o cargo do administrador, uma vez que o mídia é o responsável pelo planejamento e pela distribuição da verba do cliente entre os veículos de comunicação (LUPETTI, 2003, p. 61).

Segundo Zeltner (2001, p.29), são três os objetivos do trabalho de um profissional de mídia:

1 – Concentrar as despesas de mídia e de propaganda de maneira mais definida possível direcionando para o público-alvo, de forma a maximizar a

cobertura em tempo e lugar corretos.

2- Equilibrar eficiência e eficácia de modo a conseguir o preço mais baixo possível por um padrão de mídia ideal.

3- Monitorar e controlar toda a transação de forma mais rigorosa possível de modo a proteger e calcular o capital envolvido.

Já para Tahara (1986, p.9), a função do profissional de mídia é: Planejar onde, para quem, quando, quanto, por que e como a mensagem deverá ser veiculada; negociar sua colocação nos veículos mais adequados para o produto pelo custo competitivo; executar exatamente como foi planejado; e exercer rigoroso controle do que está sendo veiculado. É importante ressaltar, que este profissional tem uma função primordial para os veículos de comunicação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com