TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Marketing - AI FGV

Por:   •  19/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

GERENCIANET

SISTEMA DE PAGAMENTO DIGITAL - PIX

  1. PLANO DE MARKETING

 [Setembro/2020]

[pic 4]

Elaborado por:

Disciplina: Marketing - 0820

Turma: 12


  1. Introdução

A proposta do presente trabalho é a apresentação de um Plano de Marketing direcionado a uma empresa de transações financeiras on-line, também denominadas Financial Technology Companies, ou simplesmente Fintech.

As Fintech tem se desenvolvido enormemente nos últimos anos, principalmente impulsionadas pelo uso massivo dos smartfones e o universo de aplicativos disponíveis que possibilitam navegar por toda a cadeia de consumo, desde a pesquisa e escolha de um determinado bem ou serviço, determinado por um desejo ou uma necessidade, até a sua aquisição, incluindo o pagamento eletrônico, seja por meio de cartões de crédito, débito, transferência bancária ou pagamento via boleto. Em relação a este último, desde Dezembro de 2018 a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) modernizou o processo de apresentação de boletos que, a partir de então, passaram a permitir o pagamento em instituições diferentes daquela emissora, mesmo após o vencimento (FEBRABAN 2019), A medida impulsionou o mercado de emissão de boletos, diminuindo a circulação de dinheiro em espécie o que também causou um ganho enorme para todos, como afirma Walter de Faria, diretor adjunto de operações da FEBRABAN: Além de evitar o inconveniente e os riscos de andar com dinheiro vivo para pagar contas, estima-se que cerca de R$ 450 milhões em fraudes serão eliminadas anualmente com o fim das adulterações nos boletos”.

Segundo pesquisa do Google (G1 2016) realizada em 2017, até 2021 a participação do e-commerce no faturamento do varejo saltaria de 5,4% em 2016, para 9,5% em 2021. Coms as restrições impostas pela pandemia da COVID-19 o aumento das vendas pela internet deve ser ainda maior. Se considerarmos que cada transação realizada no comércio virtual necessita de uma intermediação eletrônica para pagamento, fica claro que o mercado de meio de pagamentos no Brasil sofrerá um enorme impulso, tornando-se cada vez mais competitivo. Estima-se que esse impulso seja ainda maior a partir da implementação no Brasil do Sistema de Pagamento Instantâneo (SPI), batizado de PIX pelo Banco Central, previsto para 16 de Novembro de 2020, que pretende revolucionar o mercado de pagamentos digitais e transferências monetárias entre indivíduos ou instituições. A empresa Gerencianet, focada em soluções de pagamento digital, é uma das instituições autorizadas pelo Banco Central, que aderiram ao PIX e pretendem oferecer este serviço a partir da sua disponibilização.

Fundada em 2007 na cidade mineria de Ouro Preto, a empresa movimenta mais de seis milhões de boletos por mês, com mais de 160 mil clientes em todo o país. Com os novos desafios de um mercado cada vez mais competitivo, faz-se necessária a elaboração de um plano de marketing que atenda eficazmente as necessidades da empresa, frente ao novo produto a ser lançado.

A estrutura deste plano de marketing está ancorada em questionamentos primordiais que servirão de base para todo o seu desenvolvimento, implementação e acompanhamento:

  • Porquê o novo produto é necessário?
  • Como a sua oferta está alinhada com os objetivos da empresa?
  • Quais são os objetivos da campanha?
  • Como saberemos se atingimos esses objetivos?

  1. Desenvolvimento

Análise Ambiental: A empresa Gerencianet atual no segmento de gestão de cobranças e recebimentos de pessoas físicas e jurídicas desde 2007. Sua missão é “oferecer e conectar soluções que facilitem o recebimento e a utilização do dinheiro por empreendedores, com atendimento eficiente e de qualidade”, através de valores como qualidade e eficiência, ética, transparência e responsabilidade, trabalho colaborativo e respeito mútuo que agreguem nos processos operacionais e financeiros de seus clientes. Sua visão é facilitar e proporcionar crescimento financeiro a clientes e fornecedores (GERENCIANET, 2020).

De acordo com pesquisa realizada pela PwC, em 2019 o Brasil possuia 45 milhões de brasileiros, cerca de 1/3 da população adulta, excluídos do sistema bancário e de crédito, que movimentam por ano cerca de R$817 bilhões (PWC 2019). A acelerada trasnformação digital que vivenciamos na atualidade aponta para novos rumos no consumo de produtos financeiros, propiciando um ambiente favorável ao forte crescimento das Fintechs nos próximos anos. De olho neste seguimento de mercado, a Gerencianet oferece as seguintes soluções aos seus clientes:

  • Boletos registrados, sem tarifa de emissão, baixa ou cancelamento
  • Carnês de pagamento sem tarifa de emissão, baixa ou cancelamento
  • Links de pagamento para envio de cobranças
  • Assinaturas para realização de cobranças periódicas
  • Marketplace com repasse automático de comissões
  • Cartão pré-pago sem anuidade, bandeira Visa

A empresa conta com uma equipe de mais de 140 profissionais, distribuídos em dois escritórios, em São Paulo, capital e Ouro preto, Minas Gerais. Seus profissionais são jovens e engajados, com um modelo inspirado em ambientes de trabalho descontraído como os da Google. O website da empresa é de fácil navegação, e conta com um Blog onde é possível encontrar todas as informações necessárias a futuros clientes, bem como material de conteúdo e aprendizado para empreendedores. Com 13 anos de mercado, a Gerencianet já possui uma carta de clientes consolidada e encontra-se em fase de expansão.

Uma série de ações deve preceder o lançamento da nova solução de pagamento online PIX, prevista para Nov/2020. Como este é um serviço que estará disponível para diversas outras instituições de pagamento, o objetivo deste Plano de Marketing é fornecer as ferramentas necessárias para que a empresa possa: (i) manter a sua atual carta de clientes fidelizada, garantindo que esses clientes irão aderir ao novo meio de pagamentos através da intermediação da Gerencianet; (ii) conquistrar novos clientes que ainda não utilizam o meio de pagamento digital, ou que utilizem através de outra plataforma, agregando-os à sua carta de clientes e aos outros rodutos oferecidos pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (261 Kb)   docx (511.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com