TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano empreendedor

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  1.551 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O plano do empreendedor e um instrumento que orienta por escrito a maneira como o empreendedor pretende atingir suas metas e administrar os recursos necessários para que obtenha o sucesso desejado, transformando as ideias num plano. A análise FOFA ou de SWOT (Forca, Oportunidade, Fraqueza e Ameaça) fornece algumas bases de orientação mas estas não são suficientes para tomar uma decisão final que envolve correr riscos.

O plano empresarial serve para calcular as operações e a vida económica do negócio, facilitando a identificação e gestão de ações motivadas pelo objetivo de fazer lucro. Reduz a incerteza e as possibilidades de cometer erros, por isso e um valioso instrumento de planificação e funciona como o seu mapa de percurso.

Pesquisa do mercado

Noção da pesquisa do mercado

A análise do mercado é a parte mais importante do Plano Empreendedor, principalmente a análise do cliente. Tem como objetivo avaliar o ambiente em volta da empresa, olhando para três elementos importantes: Clientes, Fornecedores e Concorrentes. O nosso enfoque esta nos clientes e nos concorrentes excecionando os fornecedores.

CLIENTES

Esta é uma das etapas mais importantes da elaboração do plano. Afinal, sem clientes não há negócios. Os clientes não compram apenas produtos, mas soluções para algo que precisam ou desejam. Pode-se identificar essas soluções só e somente só se conhecê-los melhor.

Desta feita na análise dos nossos clientes interessando-nos no perfil, passamos por 4 passos/fases a seguir:

10. Indicação das características gerais dos nossos clientes.

Cerca de 26.000 habitantes, que compõem 6.400 agregados familiares residentes na zona urbana em expansão do 7 de abril (mota), com baixa e média renda mensal. Entretanto, apenas 320 famílias residentes em habitações convencionais e mistas, residentes na área urbana compram pão.

2 º Identificação dos interesses e comportamentos dos nossos clientes.

Cada agregado familiar compra em média 1,5 pães de 250grs ao preço de 3,00mts, vendido no mercado local.

3º Identificação do que leva esses clientes a comprar o nosso pão.

Apenas 320 famílias com média renda compram pão. A maioria das famílias com baixa renda consome mandioca como bem substituto.

4º Identificação de onde estão os nossos clientes.

Os clientes estão exatamente na zona em expansão em particular e abrangem o bairro 7 de abril em geral.

CONCORRENTES

Acreditamos na possibilidade de aprender lições importantes observando a atuação da concorrência. Foi importante identificar quem são os principais concorrentes. A partir daí, passamos a examinar as suas boas práticas e deficiências.

  • Vale lembrar que concorrentes são todas entidades que atuam no mesmo ramo de atividade e que buscam satisfazer as necessidades dos nossos clientes.

Depois de estabelecer o perfil dos nossos concorrentes fizemos uma comparação minuciosa com o negócio que pretendemos implementar.

Os nossos concorrentes são:

  • Unidades artesanais de fabrico de pão com poucas condições de higiene o que constitui uma fraqueza por parte deles a quando comparados a nos MESMA.
  • E os demais revendedores de pão proveniente das padarias de nome, e o caso da padaria indico sendo o pão desta unidade económica, o mais revendido.de um lado, constitui uma mais-valia para nos partindo do pressuposto que: ” A concorrência também deve ser vista como uma situação favorável. Bons concorrentes servem como parâmetro de comparação e de parceria, além de ser uma fonte de estímulo à melhoria”

CONCORRENTES

ATRIBUTOS

UNIDADE LOCAL DE FABRICO DE PÃO (SEM NOME)

REVENDEDORES

Produto oferecido

Pão

Pão

Qualidade do produto

Ma

Boa (ate então consagramos como a melhor qualidade)

Preço (mt)

2.00

6.00

Pontos fortes

A confiança com os clientes. Visto que desempenham a atividade a mais tempo e os clientes acreditam que o pão por eles fornecido e mais composto

Alguns deles levam o pão ate ao consumidor final, sem contar com o facto de que o pão da padaria indico que revendem e conhecido minimamente a nível da cidade de Chimoio

Pontos fracos

As condições de higiene são quase inexistentes. E falta de estrutura adequada.

Poucas condições de higiene por parte dos revendedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com