TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

 Por que o filme se chama “Tempos Modernos”? 

Por:   •  7/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  1.109 Visualizações

Página 1 de 4

1) Por que o filme se chama “Tempos Modernos”? 

        A narrativa quer ilustrar a forma de viver da sociedade, calcada na industrialização das relações e formas de trabalho em oposição a sua era predecessora, a idade média. A partir destas mudanças e da consolidação do capitalismo, definiu-se o começo da “idade moderna”, daí o título do filme.

2) Qual o contexto social e econômico relatado no filme? 

      O filme se passa na década de trinta, logo após a grande depressão, demonstrando uma sociedade financeiramente instável, assolada pelo desemprego e a fome. É relatado também como as empresas exploravam indiscriminadamente seus funcionários e, devido a isso, o surgimento das lutas trabalhistas e uma crescente de manifestações comunistas e greves operárias.

3) Quais aspectos significativos do referido contexto mudaram e quais permanecem na estrutura econômica e social?  Que impactos provocados pela Revolução Industrial são possíveis de serem observados no filme? 

     É possível notar como impactos da revolução industrial o crescente uso de maquinário e a idealização de sua praticidade, a constante busca por produtividade, através de linhas de produção e outros artifícios (ilustrado no filme com a “máquina de alimentar operários”, sob a premissa de que o mesmo não perdesse tempo almoçando), a geração de grandes massas centralizadas nos polos de produção, e a consolidação do capitalismo, consumismo e ideais de vida que só podem ser atingidos com certo nível de renda. Em relação ao referido contexto, houve certas mudanças definidas pelas lutas dos trabalhadores, no sentido da redução de carga horária bem como a determinação de outros direitos da classe operária, porém é possível notar que perduram em nosso tempo ainda muitas mazelas como a sociedade estratificada com muitos desempregados e muitas famílias passando fome, a dependência de empregos pouco ou nada humanitários para sobrevivência e o consumismo desenfreado e impulsionado por influências externas.

4) Por que Chaplin insiste em voltar para cadeia? 

      Pois na cadeia não havia o estresse diário de ser explorado pela indústria. Ele era feliz e passava o dia descansando e lendo seu jornal, se alimentava e morava sem precisar pagar por isso.

5) O emprego de Chaplin na loja de departamentos mostra claramente as diferenças sociais. Como isso é mostrado e que outras situações do filme também são abordadas a mesma temática? 

      Tais diferenças podem ser percebidas nas vestimentas e sapatos, na higiene pessoal e asseio de quem frequenta a loja, bem como entre patrão e secretária e os funcionários da fábrica, estando os primeiros sempre bem vestidos em contraste com os operários constantemente sujos e maltrapilhos. A temática também é explorada em cenas como a do lar perfeito, quando as personagens principais sonham em ter uma casa grande e bonita, vivendo o “sonho americano”, e se divertem na loja de departamentos incorporando os ideais desse “sonho”. Entretanto, acabam morando num casebre que sequer se mantém de pé, e comendo, no lugar de uma refeição farta, restos e improvisos com aquilo que encontram.

6) Quem decide como o trabalho deve ser organizado? 

       O diretor faz suas demandas, que são executadas na operação pelos gestores e supervisores. Estes visam sempre garantir a maior produtividade possível, coagindo os operadores a trabalhar cada vez mais rápido, sem pausas, descansos, desvios ou distrações.

7) De que forma o consumismo aparece no filme? 

         O constante aumento no ritmo de produção da fábrica em que a personagem principal trabalha sugere grande consumo por parte dos compradores, uma vez que quanto maior a demanda, maior deverá ser a oferta daquele bem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com