TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer

Trabalho Escolar: Prointer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 5

A Proposta do Prointer_IV é confeccionar um ensaio acadêmico descritivo, uma modalidade de texto que consiste em expor suas ideias e pontos de vista sobre determinado tema

Para ensaios acadêmicos é adotada, normalmente, a estrutura lógica típica de um texto científico (título, lista de autores, resumo, introdução,contextualização e conclusão). A ideia a ser defendida aparece de forma sucinta no titulo e no resumo, tornando a ser apresentada de forma mais detalhada na “introdução”.

O ensaio acadêmico é uma breve descrição contendo a análise de determinada situação problema, identificando uma questão, ou um assunto pré-determinado, discorrendo sobre a situação ou assunto e visando assim às considerações finais, sempre embasadas na teoria e prática. O que se pede não é uma narrativa, nem uma simples descrição de fatos ou posições doutrinarias, o propósito do Prointer IV é levar o acadêmico a explicitar e interpretar as situações das ATPS’s.

O ensaio acadêmico descritivo deve apresentar e explicitar a(s)situação(ões) problema/assunto, para que o leitor consiga entender e imaginar situações semelhantes na sua prática profissional, tendo uma sensação clara sobre aquilo que foi descrito, a fim de gerar senso analítico e crítico sobre determinado assunto profissional.

Objetivo: utilizar as propostas das ATPS - 2o Bimestre, bem como os conteúdos das disciplinas norteadoras, visando desenvolver um ensaio acadêmico - descritivo, a qual você e sua equipe descreverão na forma descritiva os assuntos envolvidos, discorrendo com propriedade conceitual (análise, explicitação e interpretação) sobre a problemática e ao final realizarão uma breve consideração final.

TEMA: Como estratégias de preços bem alinhadas podem agregar valor de mercado a uma organização? De que maneira estas organizações com seus produtos e serviços pode influenciar o comportamento do consumidor, e como administrar o relacionamento com os mesmos?

Para facilitar o desenvolvimento do ensaio acadêmico descritivo, reflitam sobre as respostas relativas às questões abaixo:

- Qual a importância da estratégia de preços para o sucesso de umproduto ou serviço de uma organização?

- De que maneira as organizações podem fidelizar seus clientes criando relacionamentos duradouros?

- Como as crises econômicas podem afetar o comportamento do consumidor? Como esta mudança de comportamento pode impactar nos resultados das organizações?

Estrutura de um Ensaio Acadêmico

1. INTRODUÇÃO

Observações: Dentro do parágrafo introdutório de um ensaio, o autor afirma a ideia central e qualquer informação prévia de que o leitor necessite saber. Geralmente, a ideia (tema) é declarada na segunda ou última sentença do parágrafo introdutório.

Assim, lembre-se destes pontos importantes que você deve ressaltar na introdução:

Diante do tema, qual será a argumentação? E qual é a descrição da estrutura do ensaio?

2. CORPO DO ENSAIO

O corpo do ensaio consiste de vários parágrafos. Cada parágrafo contém os pontos principais, necessários para provar ou desenvolver a ideia central.

Cada ponto principal pode servir como o tópico do parágrafo. O parágrafo principal geralmente é afirmado no que é chamado de uma sentença-tópico ou argumento. Como cada ponto principal deve ser provado para o leitor, o autor também inclui fatos, razões, exemplos, ou outros detalhes de apoio, com os quais desenvolve cada ponto principal. Resumindo:

- Analisar e desenvolver o tema escolhido;

- Estruturar o ensaio de forma que o leitor possa seguir a sua argumentação;

- Dar exemplos do texto que irá estudar;

- Mencionar a bibliografia secundária para justificar suas ideias e conclusões;

- Dividir o ensaio em pequenos capítulos para tornar os argumentos mais compreensíveis;

- Indicar sempre a origem das suas citações (siga as convenções definidas pela ABNT – Assoc. Bras. de Normas Técnicas).

3. CONCLUSÃO

A conclusão do ensaio pode ser uma sentença simples, um parágrafo ou, ainda, vários parágrafos. O parágrafo conterá declarações concluintes que reafirmem e apontem a ideia central. As sentenças concluintes podem também resumir os pontos principais do ensaio. O objetivo da sentença concluinte é fazer o fechamento do texto. Assim, as declarações não devem introduzir nenhuma ideia nova. Portanto, lembre-se:

- Apresente os resultados da sua análise;

- Deixe clara a conclusão do seu trabalho;

- Poderá ser introduzido um comentário pessoal;

- Poderá ser indicada outra área relacionada com o seu tema, que seria interessante estudar e pesquisar.

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

Indique, por ordem alfabética, os livros que usou no seu ensaio, de acordo com as normas de citação bibliográfica. Segui as NBR’s – ABNT.

Nota : Ilustre seu trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com