TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer

Exames: Prointer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  4.163 Palavras (17 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 17

Curso Superior Tecnologia em Processos Gerenciais

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao

Curso Superior de Tecnologia em Processos

Gerenciais II (PROINTER II)

Osasco-SP

2014

8742155564

Relatório Parcial

Primeira fase Projeto Interdisciplinar,

Referente ao curso de Processos Gerenciais,

da Universidade Anhanguera.

Curso Tecnologia em Processos Gerenciais Data entrega 16/10/2014

Semestre 2º Semestre Disciplina Prointer II (Relatório Parcial)

Professor EAD Eduardo Siriano

APRESENTAÇÃO

No mundo atual, onde a cada dia que passa mais empresas ingressam no mercado e mais empreendedores inovam para obter sucesso. Por isso é importante ressaltar que o ser humano trás consigo sentimentos, ambições e cria expectativas que envolvem e buscam o crescimento dentro da organização a qual ele trabalha, no entanto, conscientiza-se que o treinamento é vital para o colaborador torná-lo mais importante, utilizando potencialidades, talento e dando-lhes melhores condições de trabalho na empresa, buscando um diferencial competitivo das organizações bem sucedidas.

Sabe-se que para qualquer nova atividade que se pretenda realizar, é necessário que se tenha algum conhecimento sobre a mesma além da organização e implantação sobre a sustentabilidade em todos os sentidos da empresa. Alguma informação que ajude para a obtenção de um bom desempenho no desenvolvimento dessa atividade, nas organizações não deveria ser diferente, pois para conseguir o sucesso em qualquer empreendimento, é de suma importância que se tenha colaboradores que conheçam todo o funcionamento da empresa e que possam desempenhar suas atividades com qualidade e de forma satisfatória.

“Treinamento é o ato de preparar as pessoas para o ambiente de trabalho tanto dentro como fora dela, em que o indivíduo é profundamente influenciado no meio em que vive, trabalha e desenvolve suas habilidades e conhecimentos em várias tarefas realizadas”

(CHIAVENATO, 1998)

“O treinamento é o ato intencional de fornecer os meios para possibilitar a aprendizagem. Aprendizagem é um fenômeno que surge como resultado dos esforços de cada indivíduo. A aprendizagem é uma mudança no comportamento e ocorre no dia-a-dia e com todos os indivíduos”.

(CHIAVENATO 2006, p. 404).

Com isso a razão da escolha do tema se prende ao fato de que em muitas situações, alguns colaboradores da empresa, se veem inseguros na realização e determinadas tarefas, provavelmente por não disporem de conhecimento, ou seja, de nem um tipo de treinamento suficiente para desenvolver suas atividades.

Segundo CHIAVENATO (2004.) "A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Através da liderança uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes (...)”.

Aos processos gerenciais

A liderança eficaz consiste em fornecer aos colaboradores o que eles ainda não conseguiram suprir por si próprios. O objetivo das ações do líder é criar condições para que as pessoas se tornem cada vez mais dirigidas e motivadas por si mesmas.

Para a liderança se faz necessário também ter sensibilidade, dedicação à equipe e intuição do coletivo. O líder deve ser antes de tudo um gestor de pessoas. Como tal, ele precisa agir de acordo com seu discurso, uma vez que deve servir de exemplo para as pessoas sob sua subordinação. Quando o profissional executor de atividades técnicas passa a assumir um papel de liderança, a equipe espera que ele tenha objetivos claros e estratégias adequadas para conduzir as ações em direção aos resultados organizacionais.

No passado, alguns especialistas em recursos humanos, consideravam o treinamento um meio para adequar cada pessoa a seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização a partir do preenchimento de cargo, mais recentemente, o conceito foi ampliado, considerando o treinamento como um meio para alavancar o desempenho no cargo. (CHIAVENATO 2010)

Dessa forma, percebe-se que o treinamento é necessário para transmitir as informações e melhorar as habilidades do trabalhador, fazendo com que o mesmo desempenhe seu trabalho satisfatoriamente.

Nesse contexto, foi feito um estudo de caso na empresa Mercado Saga,onde foi observado, através do treinamento, o desempenho dos funcionários para suprir as necessidades dos clientes que poderá contribuir para que os objetivos da empresa sejam atingidos de forma eficiente.

Além disso, priorizou realizar uma pesquisa em livros, internet e artigos sobre o assunto para colher informações que justifiquem a importância do treinamento em uma organização.

Quando uma pessoa é treinada, a mesma cria uma motivação para o trabalho, percebendo que a empresa está se preocupando com seus recursos humanos, oferecendo-lhes oportunidades de crescimento pessoal e profissional. E isso irá acarretar em vantagens para a organização no que diz respeito ao aumento da produtividade, redução da rotatividade de pessoal, melhoria da qualidade.

Percebe-se que hoje empresas estão desligando daquele velho pensamento de que treinamento é despesa e não investimento. Ela enxerga treinamentos como um meio para gerar resultados superiores. Quando a empresa investe em treinamento, está investindo nela mesma, no seu próprio crescimento.

Carvalho (2001) destaca que o treinamento, por ser um processo que tem como objetivo ajudar o empregado a realizar seu trabalho com eficiência, utilizando métodos e técnicas apropriados, é parte do processo educativo do indivíduo. Ele ainda diz que:

“A ênfase do processo de formação profissional é transmitir conhecimento e habilidades tanto em sala de aula como no ambiente de trabalho. Nesse sentido, o treinamento é uma função intrínseca do processo de trabalho e do desenvolvimento da empresa” (CARVALHO, 2001).

A empresa, tendo um bom programa de treinamento, obtém muitos benefícios tais como: Aumento da produtividade por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com