TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer I

Dissertações: Prointer I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  4.344 Palavras (18 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 18

PROINTER I (RESUMO)

O prointer I foi fundamental para abordar temas como o empreendedorismo e ética profissional, assuntos de alto interesse popular para se alcançar o sucesso pessoal.

No ramo do empreendedorismo, um empreendedor de sucesso costuma obter vários aspectos de referencia como, iniciativa para criar um novo negócio, ter paixão pelo o que faz, utilizar recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive aceitando assumir riscos e a possibilidade de fracasso.

O Empreendimento é o ato de empreender, ter iniciativa de colocar em prática um projeto, e construir um negócio a partir de um produto ou uma ideia, o empreendedor identifica carências e interesses das pessoas, através da observação de seus comportamentos desenvolvendo produtos e serviços.

Um fator que é primordial em todo empreendimento é o capital financeiro, devemos lembrar-nos de jamais iniciar um empreendimento com dívidas, pois uma crise financeira não contida a tempo pode gerar danos à empresa.

O sucesso é aquilo que todo empreendedor almeja em seu negócio, o reconhecimento varia de negócio para negócio, sendo necessário dedicar-se e aprender com seus próprios erros para alcançar o sucesso necessário, assim, impulsionando sua carreira e atingindo seus objetivos profissionais e pessoais.

O empreendedor entende que suas chances de obter sucesso em um novo negócio aumentam quando ele procura conhecer e se informar sobre a oportunidade identificada.

O Empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. Enquanto a maior parte tende a enxergar apenas dificuldades e insucessos, o empreendedor dever ser otimista e buscar o sucesso, apesar das dificuldades.

O amor e dedicação pelo que se faz é um dos requisitos mais importante do profissional empreendedor porque é a partir desse fundamento que se constrói um projeto de vida. Porém é necessário criar um Plano de Negócio antecipado para analisar suas ideias, ou aquilo que se propõem, seja ele um produto ou um serviço viável no mercado atual e futuro. Então ser um empreendedor bem sucedido é trabalhar por prazer, e não por uma necessidade, traduzindo assim uma independência financeira.

Com relação a ética profissional, qualquer projeto empreendedor só terá maiores chances de sucesso se a equipe envolvida for comprometida agregando valores, trazendo o completo comprometimento com o trabalho.

A ética está relacionada com a decisão, onde incumbe a cada profissional escolher, julgar e instituir em sua própria existência, os princípios e valores que deverão guiar suas ações nas atividades. Cada profissão tem seu elemento ético profissional, mas existem as que são comuns a todas, são elas: responsabilidade, honestidade, cumplicidade e demais outros elementos.

No ambiente de trabalho devem predominar as condições para uma verdadeira harmonia entre o homem e o trabalho. A base concreta para um bom relacionamento é ter sempre a percepção dos deveres e obrigações e dos limites e regras que fazem a relação profissional harmônica. Assim, temos o código de ética profissional que é um instrumento para auxiliar a tomada de decisão no empreendimento, orientando a conduta dos profissionais envolvidos no exercício da profissão.

Os melhores e maiores empreendimentos são bem sucedidos porque são capazes de criar novas formas de apresentar seu produto ou serviço, são capazes de entender suas demandas existentes, apresentando produtos capazes de surpreender o mercado, é a qualidade que diferencia esse empreendimento dos demais através da capacidade de criar novidades, definindo assim, um dos fatores que conduz ao sucesso, essa característica que devem ser atributos das pessoas, porque quem faz a empresa é quem nela trabalha.

Na teoria e na prática ética as relações humanas andam juntas, através da conduta de cada profissional em seu ambiente social, para entender, precisamos de algumas definições, ética profissional é o individuo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho. O desrespeito ao princípio que guiam e orientam as relações humanas torna inviável a convivência harmoniosa entre as pessoas.

Portanto essa interação entre ética e relação humana, instaura-se uma sociedade democrática humanizada, norteada pelos valores de justiça e solidariedade.

INTRODUÇÃO

A qualidade de vida é um dos objetivos que todos desejamos alcançar, através do prolongamento da vida. Mais como o termo qualidade de vida pode ser definido? É uma questão constantemente buscada dentro das empresas, é o trânsito, o trabalho, a moradia, os serviços públicos de saúde, segurança, áreas verdes nas cidades, lazer, cultura, educação, conforto. É ter saúde, é amar, é o que cada um considera importante para viver.

A partir do momento que as empresas se preocupam com a qualidade de vida no trabalho, os resultados refletem nos seus produtos e serviços, satisfazendo seu cliente interno e assim trazendo a satisfação do cliente externo. Portanto, as condições de trabalho, refletem diretamente no desempenho da organização.

Atualmente a maioria dos funcionários das empresas demonstra insatisfação com a falta de politicas financeiras e de incentivos, o desinteresse da empresa em investir em seus colaboradores pode ser uma das causas da rotatividade e do absenteísmo. Diante do exposto, com a concorrência cada vez mais acirrada é preciso avaliar a forma de tratamento para com os clientes internos, adotando melhorias financeiras e investimentos beneficiando os colaboradores. Acredita-se que uma empresa deveria avaliar quais são os seus principais objetivos com relação aos seus colaboradores e o que esperar deles, tomando medidas que possam valorizar o seus funcionários.

Em um mundo competitivo e globalizado, a satisfação no trabalho tem sido foco para o aumento da produtividade e da busca de maiores lucros. Porém, isso não tem sido fácil de atingir, pois de tempos em tempos as necessidades e os desejos dos colaboradores sofrem mutações e as empresas são obrigadas a se adequar a estas mudanças. Mas será que as empresas estão dispostas a se adequar a estas exigências em prol do seu crescimento?

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com