TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUITESSÊNCIA Estudo De Caso

Casos: QUITESSÊNCIA Estudo De Caso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  2.570 Palavras (11 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO. 4

2.1 GESTÃO DE PESSOAS I E GESTÃO DE PESSOAS II 4

2.2 RESPONSABILIDADE SOCIAL 9

3 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Com este trabalho pretende-se desenvolver os conhecimentos adquiridos no sexto semestre do curso de administração de empresas aplicando as disciplinas de responsabilidade social, gestão de pessoas I e gestão de pessoas II; analisando a empresa em estudo, QUINTESSÊNCIA, identificando seu planejamento estratégico e gestão por competência, também desenvolver tópicos relacionados a responsabilidade social dentro da empresa.

As fontes utilizadas nesse trabalho para o desenvolvimento do mesmo serão os livros de responsabilidade social, gestão de pessoas I e II entregues pela Unopar, será realizada pesquisa na internet para desenvolver comparativos de ideias.

.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO DE PESSOAS II E GESTÃO DE PESSOAS II

Ações da Gestão de Pessoas relacionadas ao planejamento estratégico

Na década de 80, com o ressurgimento das farmácias de manipulação, após um período de 20 anos de estagnação, quatro jovens farmacêuticos, recém-formados pela UFRJ, resolveram se unir em torno de um ideal comum: montar uma farmácia homeopática, onde pudessem exercer a assistência farmacêutica desde a recepção da receita a manipulação dos medicamentos, fornecendo informações úteis sobre os cuidados com a terapia, buscando na parceria com o médico fechar um ciclo de atenção à saúde do cliente.

A farmácia de manipulação Quintessência, que em 2008 foi uma das empresas ganhadoras do Prêmio Gestão com Pessoas Luiz Carlos Campos, teve suas práticas transformada em "estudo de caso" Premiado na categoria Melhor Micro ou Pequena Empresa, o case trata do processo de implantação da gestão por competência na Quintessência.

Missão; A Missão da Farmácia Quintessência é promover a melhoria da qualidade de vida e do bem estar de seus clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação, que permitam gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentável.

Visão; Do ano de 2009 a 2012 a Quintessência teve como visão ser líder no mercado de manipulação de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro pela excelência de seus produtos e serviço.

Valores; Atuar com ética, relações baseadas em respeito e dignidade, excelência na gestão, direcionamento para o cliente, exigência e rigor nos processos, foco nos resultados e valorização de seus colaboradores.

De acordo com o estudo de caso a Quintessência existe um projeto de implementação do planejamento estratégico, mas para desenvolver esse planejamento a empresa sente a necessidade de incorpora dentro da sua organização fundamentos relacionada na gestão do conhecimento.

O que podemos entender por conhecimento?

[...] Uma mistura fluida de experiência condensada, valores, informações contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Ele tem origem e é aplicado na mente dos conhecedores (DEVENPORTE; PRUSAK, 1998 P. 6 apud ALVARENGA NETO, 2008, p. 19).

A gestão de conhecimento pode ser entendida como um conjunto de processos que rege a criação, disseminação e utilização do conhecimento para alcançar os objetivos dentro da organização. A partir desse conceito pode-se entender que pela busca no sucesso a Quintessência sempre optou por treinar e desenvolver seus colaboradores, por isso entende-se que o desenvolvimento do planejamento através da gestão do conhecimento é um passo muito importante e será elaborado de forma eficaz e eficiente, pois a empresa valoriza seus profissionais sempre investindo em treinamentos e na troca de ideias, experiências e valor como caminho para o crescimento profissional e pessoal da equipe, nessa composição de valores pode-se observa como a empresa aplica bem a gestão em seus valores, pois de acordo com (GIL 2001) a gestão tem como função que visa à cooperação das pessoas, ou seja, dos funcionários para o alcance de seus objetivos, só que ao mesmo tempo cria meios em que seus colaboradores possa se capacitar podendo assim se tornar um bem intangível dentro da organização.

Plano de gestão de pessoas

Ao analisar o plano de gestão elaborado pela empresa nota-se que o mesmo ainda é um recurso muito novo dentro da organização, pois a mesma trabalhava anteriormente com a administração de RH, com a elaboração do plano de gestão de pessoas a Quintessência começou a apresentar resultados consistentes e positivos dentro da organização.

De acordo com Fleury (2002, p. 42) afirma que "a participação mais ampla de colaboradores de diferentes níveis da organização na formulação estratégica é adotada também como forma de tornar esse processo mais interativo e contínuo". Deste modo, percebe-se a existência de hierarquia na organização definindo as responsabilidades operacionais, táticas e estratégicas, principalmente envolvendo a atividade principal da organização e seu posicionamento no mercado.

Sendo assim com a afirmação de Fleury (2002, p.42) referente à participação dos colaboradores dentro dos processos de decisões dentro da empresa relacionada à Gestão de pessoas levou o setor de recursos humanos a ser mais eficiente porque levam os profissionais a se envolver com os objetivos da organização, cada qual com suas competências e responsabilidades especificas.

Desenvolve o fator humano, é a chave para criação e implementação com sucesso de vantagens competitivas, levando em consideração as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho e nas relações empresa / funcionário. As organizações precisam ter estratégias claras sustentadas por uma gestão participativa, deve se criar um laço estreito entre todos os níveis de relacionamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com