TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Self Made

Por:   •  4/2/2021  •  Resenha  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4
  1. RESENHA CIENTÍFICA REDUZIDA

Brena Aires de Morais Arruda

Pós-Graduação em Engenharia de Produção Ênf. em Excelência Operacional  

Marketing digital – Prof. Me. Wanderlei Gomes Filho

Universidade Estácio do Ceará

2020.1

Self Made: A vida e história da Madam CJ Walker é uma minissérie baseada em fatos reais que mostra, no decorrer de 04 episódios, a história de superação e o triunfo de uma mulher negra em uma sociedade preconceituosa e machista no século passado.

Sarah Breedlove, que é brilhantemente interpretada pela atriz Octavia Spencer, é uma mulher negra que foge completamente dos padrões de beleza da época, filha de escravos, lavandeira e que sofria com um casamento abusivo e um marido alcoólatra, não encontra tempo para cuidar de si e percebe que seu cabelo está caindo, junto com sua autoestima. Sua história começa a mudar quando conhece Addie, uma mulher de pele mais clara e cabelos bonitos, que a oferece tratamento capilar com um produto “mágico” em troca de algumas roupas lavadas.

Ao ver os ótimos resultados que o produto trouxe a si, Sarah propõe ser vendedora do produto de Eddie e se surpreende ao ser reprimida pela cabelereira que não queria a imagem de seus produtos associadas a uma negra e sem competência para as vendas. É então, a partir dessa decepção, que o sonho que Sarah começa a ganhar forma.

Sarah começa a fabricar seu próprio produto capilar, já com um novo marido, o CJ, se muda para Indianopolis e começa, de fato, a investir em seu sonho, o de dar as mulheres negras o empoderamento que elas podem ter!

A narrativa, a partir de então, gira em torno de todas as dificuldades da Madam C.J Walker em construir sua fábrica de produtos capilares e de abrir seus salões de beleza por todo o mundo. Problemas de aceitação com a sociedade investidora por ser mulher, inaceitação por parte do seu marido por ser ela quem toma as rédeas e decisões da família, resistência por parte das próprias mulheres da época, que se permitiam ser tratadas como inferiores, diferente de madame Walker, e a perseguição frequente de Eddie.

A história também mostra, mas de uma maneira mais suave, os problemas de preconceito que os negros enfrentavam na época. Passagens como a morte de um parente negro de seu advogado, Ranson, ao tentar salvar seu filho de uma discussão com crianças brancas e a preocupação de Ranson com possíveis retaliações da polícia com a chegada de vários funcionários negros para a convenção de beleza de Madam C.J Walker abordam essa temática.

      Toda a narrativa apresenta Madam C.J Walker como uma mulher de personalidade forte, incisiva e determinada e, algumas vezes, aparentemente egoísta. Uma parte da narrativa, entretanto, pode sugerir uma falha de caráter da personagem, ao ser acusada de roubar a fórmula dos produtos de Eddie e ter, de fato,

assumido que o fez, mas apresentando uma versão bem melhor do produto da concorrente. Em contrapartida, Madam mostra sua integridade e sua responsabilidade com a Missão de seu negócio ao desistir da sociedade com as Farmácias para venda de seus produtos com o intuito de garantir o emprego de suas vendedoras que, segundo a própria, foi para elas (mulheres negras que podem ser o que quiserem) que seu negócio foi feito.

      Madam C.J Walker foi ousada ao estampar sua imagem nos produtos e ao negar que uma mulher magra, de rosto fino e de cabelos belos pudesse ser a Garota Walker. Uma proposta de Marketing arriscada, mas que, provavelmente, fez parte do sucesso de seus produtos. Uma mulher normal, como a maioria delas, que poderia ser o que quisesse, bastava arrumar o cabelo!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com