TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme: o menino que descobriu o vento

Por:   •  28/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha: O menino que descobriu o vento

O filme se trata de uma família que vive em uma região precária da África, mostrando alguns pontos de destaque, como uma região ária, com pouca chuva, secas bastante extensas, enquanto a família depende das plantações para sobreviver pela subsistência e ter a renda mensal. Contudo, a exploração nos habitantes daquela região é muito alta, principalmente pelo governo. Dado esta situação muito difícil por causa das secas, que ocasiona situações em que as famílias ficam muito tempo sem poder colher, passando uma situação real de fome e necessidades. Além da seca, também tem a crise do sistema, que não valoriza, não apoia, e não tem programas públicos ou de incentivos para ajudar os moradores da região.

        Em uma época, esta família que vive todas essas dificuldades na região da África, passou por uma seca que os deixou praticamente sem opções, dificultando muito a renda e as próprias necessidades básicas, como a alimentação. Porém, com toda esta situação, os pais nunca deixaram de incentivar e apoiar a educação dos filhos, principalmente o pai Trywell, que mesmo sem condições financeiras para bancar estudos mais caros e modernos, educava o filho William com este princípio. Logo, o menino William, que tinha apreço e desejo pelos estudos, começou a adaptar sua rotina para os estudos, mesmo sem condições, ele continuava frequentando a escola, concomitantemente ajudando a complementar a renda da família com o trabalho, além de seus afazeres domésticos.

        Ao ler os livros da escola, William começou a gostar cada vez mais dos estudos, porém se encontrou em uma situação difícil, a qual estava entre seu desejo e a realidade difícil em que vivia. Durante os seus e pensamentos e estudos diários, principalmente de ciência e engenharia, ele acaba tendo a ideia de criar um moinho de vento, que tinha como finalidade levar água para sua região e acabar com a situação precária de seca que todos os moradores passavam. Porém, ao apresentar essa ideia para as pessoas, não conseguiu apoio, pois era algo totalmente novo para grande parte dos cidadãos, que não tinham acesso à aquele conhecimento, logo a sensação de dar errado ou ser um esforço em vão, era maior do que a esperança que William tanto tentava mostrar para elas. E, mesmo sem o apoio das pessoas, o William insistiu em estudar cada vez mais de manhã, que era o período do dia em que conseguia focar nos estudos, depois trabalhar a tarde e ajudar a família no restante do dia, sempre com foco no seu objetivo. Até que depois de muitos estudos e esforços, chegou o momento em que ele conseguiu criar o moinho, trazendo água para cidade, além de muita felicidade, prosperidade e esperança para as pessoas e sua família. William se tornou um exemplo para os cidadãos, se tornando o grande orgulho da família.

        Ao decorrer do filme inteiro, é mostrado a força de vontade do William e de sua paixão pelos estudos. Mesmo com todas as situações precárias, desiguais e uma região escassa de recursos, o estudo foi a solução e a salvação para todos da região, mesmo com apenas uma pessoa fazendo todo este esforço e sem apoio nenhum. De lição e reflexão, o filme deixa um exemplo de resiliência e uma visão de mundo diferente, um mundo como realmente é, além da própria bolha de realidade de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com