TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Startup Estratégias de Marketing

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 6

REFLEXÕES ESTRATÉGICAS SOBRE O COMPOSTO PROMOCIONAL DE MARKETING NO CONTEXTO DA INTERNET: um Estudo Exploratório junto a uma Instituição Financeira (Resumo)

O presente artigo teve como escopo, tecer algumas reflexões acerca do composto promocional de marketing no contexto da internet, através de um estudo exploratório realizado perante uma Instituição Financeira. Portanto, por meio da interdisciplinaridade da Internet e Marketing, foi desenvolvido um estudo exploratório abordando algumas das implicações da utilização do ferramental Internet no composto promocional de marketing.

A metodologia de pesquisa utilizada foi aplicada em um estudo exploratório. O objeto de estudo tratou das implicações da utilização da ferramenta Internet no âmbito do composto promocional de marketing e, para tanto, foi escolhido o método de estudo de caso de uma instituição financeira: Banco do Brasil. O Método do Estudo de Caso enquadra-se como uma abordagem qualitativa e é frequentemente utilizado para coleta de dados na área de estudos organizacionais. No caso, o instrumento utilizado para coleta de dados foi um roteiro seguido de entrevista, com questões abertas, considerada como investigação semi-estruturada.

Antes de adentrar ao estudo de caso, os autores buscaram trazer, como referencial

teórico,   breves   considerações   acerca

Antes de adentrar ao estudo de caso, os autores buscaram trazer, como referencial

teórico,   breves   considerações   acerca

Antes de adentrar ao estudo de caso, os autores buscaram trazer, como referencial teórico, breves considerações acerca da Internet, dos conceitos de marketing, as relações entre a internet, marketing, estratégias de produto, praça, preço e promoção até a abordagem exploratória do estudo de caso envolvendo a contextualização da internet no composto promocional e geral do Banco do Brasil, conforme será demonstrado resumidamente.

A Internet se traduz em uma tecnologia inovadora, que tem aberto uma gama de oportunidades das mais variadas e, com isso, vem sendo utilizadas pelas empresas, seja para a troca de informações internamente ou para a comunicação externa com outras empresas, criando-se uma plataforma universal para a compra de bens e serviços, ou para dirigir importantes processos de negócios dentro das empresas.

Os processos de negócios realizados por meio da internet podem ocorrer de diversas formas: entre as próprias empresas (B2B ou business to business), entre a empresa e o mercado consumidor (B2C ou business to consumer), entre consumidor e as empresas (C2B ou consumer to business), entre consumidores (C2C ou consumer to consumer). Cumpre ressaltar, que recentemente, o governo passa a participar do Comércio Eletrônico pela Internet, no intuito de promover maior transparência de suas atividades, e promover o exercício da cidadania pelos membros da sociedade. O E-government implica as relações estabelecidas entre os governos e as empresas (G2B ou government to business), entre os governos (G2G ou government to government) e entre os governos e consumidores (G2C ou government to consumer).

Deste modo, o comércio eletrônico vem se torando a maneira recorrente pelo qual vendas e compras são geradas, suas concretizações e a ações de marketing de pós-venda, tudo isso realizado on-line. Com tais aplicações, a Internet tende a tornar-se, em particular, um expressivo catalisador tanto do e-commerce como do e-business.

Neste contexto, pensar e por em prática em efetivo plano de marketing faz-se necessário e fundamental. Isso porque a Internet é uma importante ferramenta para conciliar vendas e marketing, construindo capacidades para a personalização e interação dos negociantes que não podem ser encontradas em outros canais. Além disso, a estruturação de um planejamento de marketing irá fomentar todo o processo social e gerencial para colocar o produto certo no lugar certo, preparar as estratégias para a condição do negócio e, com isso, satisfazer as necessidades dos consumidores.

Com efeito, as empresas têm investido na promoção da comunicação via internet com os seus consumidores e distribuidores. Isso tem sido cada vez mais recorrente, com isso as empresas têm mantido diálogos continuados com cliente, usando e-mail, bate-bapo e grupos de discussão eletrônica, para solidificar seus relacionamentos.

Não se pode olvidar que essas estratégias devem compreender a utilização do composto ou mix de marketing para a efetividade de suas ações. Dentre desse composto é importante observar a aplicabilidade de estratégias de marketing na contextualização da internet, como os 04 P’s do Marketing, compreendido como: Produto, Praça, Preço e Promoção.

No que tange a estratégia de Produto no contexto da internet, infere-se que uma das importantes contribuições da Internet para as decisões de Produto refere-se à facilidade quanto a sua customização, ou seja, oferecem-se ao cliente condições de solicitar um produto feito de acordo com suas necessidades, respeitando suas especificações, de maneira mais prática e ágil, tornando a sua seleção uma experiência mais atrativa e vantajosa.

Quanto à contextualização informatizada da Praça, a qual envolve decisões sobre canais de distribuição, sortimento, localização de lojas, estoque e transporte de produto, é importante destacar – apesar dos desafios que envolvem a logística de entrega desses produtos – os benefícios da desintermediação, onde o fabricante passa a vender diretamente para o consumidor final, seja no caso de um produto simples como sapato, ou de produtos mais complexos, como seguros de vida ou computadores. Esse processo de desintermediação promove a revisão de alguns mecanismos do setor varejista e acrescenta novos desafios para o fabricante que decide vender diretamente ao consumidor final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (147.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com