TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE GESTÃO DE MARKETING

Por:   •  7/3/2022  •  Dissertação  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO DE GESTÃO DE MARKETING

Aluno: Gleiton Dos Santos Ferro

Definir a evolução do posicionamento da Marca “Havainas “ ao longo do tempo.

Em 1994, a empresa realizou uma pesquisa, para saber quem calçava Havaianas. Visto que até famosos faziam uso, chegou à conclusão que muitas pessoas, de diversas classes sociais, utilizavam as sandálias. Um ano depois, foi lançada a primeira Havaianas estampada, a Havaianas Floral, com flores de hibiscos. No mesmo ano também foram criadas as linhas Fit e Baby (HAVAIANAS, 2017). O ano de grande mudança foi 1996. Para ter um modelo diferente, os consumidores viravam a sola colorida para cima. Esse foi o sinal de que deveriam ter sandálias de diferentes cores para seu público. A marca compreendeu essa tendência vinda das ruas e produz o modelo Top (HAVAIANAS, 2017). Outro fator que contribuiu para que a marca lançasse um novo modelo, foi a forte concorrência dos chinelos Rider, da empresa Grendene. Assim, precisou ser adotada uma nova estratégia para aumentar as vendas e estabelecer uma nova imagem para os consumidores. O novo modelo possuía cores fortes, monocromáticas e em grande variedade. Eram mais altas no calcanhar e o nome era impresso em relevo (GASPAR, 2011). Para a Copa do Mundo de 1998, foi lançada a Havaianas Copa, com uma bandeira do Brasil pequena colada em uma das tiras. A Seleção Brasileira não venceu o campeonato, mas a sandália foi desejada no mundo todo. Em consequência disso, a empresa mudou o nome para Havaianas Brasil e passaram a ser distribuídas na Espanha, Itália, Inglaterra, Portugal, Japão, República Dominicana e Estados Unidos (HAVAIANAS, 2017). No início do século XXI, foi criada a primeira sandália que brilhava no escuro. Ainda, a Havaianas desencadeou uma parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com o intuito de financiar estudos para a proteção de espécies ameaçadas de extinção, como o Guará, o Mico Leão de Cara Preta e a Arara Azul, conduzindo 7% das vendas das sandálias para o IPÊ (HAVAIANAS, 2017). Em 2005, estudantes da cidade de São Paulo, protestaram a favor do uso das sandálias para ir à escola. As Havaianas Slim surgiram em 2006, com tiras mais finas, voltada ao público feminino. Em 2007, a empresa abriu seu primeiro escritório em Nova Iorque e, posteriormente, na Espanha, Portugal, França, Inglaterra e Itália. Na Europa foi lançada a Soul Collection, uma linha de tênis casuais e alpargatas, confeccionadas com a palminha das legítimas (HAVAIANAS, 2017). No final de 2015, a J&F vem a ser a principal sócia da Alpargatas. A marca contém 150 mil pontos de venda em todo o Brasil, com exportação para mais de 80 países, e novos produtos, além das clássicas sandálias (ALPARGATAS, 2011).

Considerar no estudo o caminho de reconstrução da Marca, através do Mix de Marketing.

É preciso analisar o mix de marketing, constituído por produto, preço, praça e promoção, por ser de extrema importância para formar as estratégias e estabelecer o sucesso do produto no mercado. Na gestão de marketing é incluso o planejamento, implantação e controle de atividades estratégicas e métodos de marketing, objetivando criar valor para o cliente e para diversos públicos da empresa. No momento em que todo o foco era voltado na redução dos custos de produção, as sandálias deixaram de ser tratadas pela empresa como meras commodities, e começaram a receber investimentos e gerenciamento de maneira enérgica, tendo seu ciclo de vida estendido. Com a forte concorrência dos chinelos Rider, da marca Grendene, foi preciso mudar o posicionamento da empresa, visando aumentar suas vendas e mudar sua imagem na mente dos clientes. O charme das Havaianas veio com o reposicionamento da marca, com o lançamento das Havaianas Top. A nova estratégia integrou o lançamento de cores que eram tendência, além de embalagens e propaganda focada nos consumidores de classe média.

Identificar e correlacionar as estratégias da Matriz SWOT adotadas neste caso relativamente ao produto.

Análise SWOT ou Análise FOFA é uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar pessoas ou organizações a identificar forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas à competição em negócios ou planejamento de projetos.

Como vimos acima, houve várias mudanças na marca, e isso ajudou a mesma a se tornar referência na marca. Fizemos uma pesquisa com a ferramenta Matrix SWOT, e com isso vimos alguns itens utilizados ao longo do tempo.

Forças

A empresa possui muitas vantagens de mercado, começando por ser pioneira na fabricação das sandálias e na modernização. E quando se trata de modernidade a empresa sabe se posicionar no mercado, foi de sandálias simples de uso diário, para artigo indispensável no guarda roupa, e com suas propagandas com famosos utilizando o produto, fizeram as sandálias se tornarem item da moda desejável. E devido ao seu sucesso, a forma como se apresentava para o mercado, o nome das Havaianas se tornou sinônimo do produto, se referindo a qualquer sandália como Havaianas, algo que toda empresa deseja alcançar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com