TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO: Comportamento do consumidor

Por:   •  15/2/2016  •  Monografia  •  5.564 Palavras (23 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 23
  1. Introdução

O presente trabalho para a obtenção do grau de licenciatura tem como tema o Comportamento do consumidor: factores de influencia na decisão de compra – um caso prático do Physical, e como pano de fundo a discussão sobre quais factores influenciam os consumidores na tomada de decisão por esta instituição.

Em um mundo afectado pela globalização e pela alta concorrência de mercado, as empresas vem a necessidade de se diferenciar uma das outras de modo a conquistar a confiança dos consumidores.

Os departamentos de marketing têm se esforçado de modo a desvendar as necessidades dos seus consumidores, de modo a que possa oferecer produtos e serviços que vão de encontro a tais necessidades, criando assim um relacionamento com os mesmos. Por isso, hoje em dia muito se tem falado sobre o comportamento dos seres humanos, dos consumidores em particular e sobre os diversos factores que o influenciam na decisão de compra.

Muitos problemas se verificam na identificação de um factor que seja o considerado o com maior influência sobre o consumidor, por isso vê-se a necessidade de abordar este tema.

O tema será abordado tendo em conta a seguinte estrutura: desenvolvimento do assunto baseado no referencial teórico recolhido das bibliografias pesquisadas, seguidas de conclusões e breves considerações finais.

Quanto ao desenvolvimento, serão abordados os principais conceitos sobre o tema e uma breve explicação sobre a influência de cada factor.

As conclusões, serão nada mais, nada menos do que um resumo do que foi analisado, e o que se pode dizer sobre o estudo.

Poderão ser verificadas também, a bibliografia, e em anexo estarão as fichas de leitura dos livros e artigos utilizados na elaboração do trabalho.

Para confrontar o referencial teórico, será realizado um estudo de caso sobre os serviços do ISCTEM, onde se ira verificar quais factores influenciam os alunos a optar pelos serviços do mesmo.

  1. Problema

Muito foi dito sobre a importância do estudo do comportamento do consumidor ou sobre os factores que os influencia na sua tomada de decisão. Kotler e Keller (2006), afirmavam que “fazer marketing significa satisfazer as necessidades e desejos do consumidor”, ou seja, o sucesso de um produto ou serviço depende do conhecimento que a organização tem do seu consumidor. É necessário garantir que os gestores de marketing recebam constantemente informações sobre os consumidores, para poder perceber as mudanças que ocorrem no ambiente e assim oferecer aos mesmos, algo que vá de encontro com as suas necessidades e desejos.

Concordando com Kotler e Keller (2006), estão Engel, Blackwell e Miniard (2005) citados por Medeiros e Cruz (S/D).

Schiffmann e Kanuk (2000), citados por Furtado e Franco (S/D), concordando tambem com estes, acrescentam que, estes estudos são bons também para os consumidores, visto que torna-os mais sábios em relação as suas próprias decisões.

 Karsaklian (2000), citado por Cordeiro e Cavalcante (S/D), acrescenta que, o estudo ‘e também importante na medida em que, as informações resultantes destes estudos, quando bem usadas, tornam-se numa ferramenta valiosa na obtenção de vantagens competitivas.

Hoje em dia muitas empresas têm surgido no ramo académico em Moçambique, dando lugar a uma enorme concorrência de mercado entra as mesmas. Assim sendo, os consumidores são disputados de forma acirrada, através de várias estratégias para chamar a sua atenção através de publicidades televisivas, cartazes, panfletos, publicidades na internet, entre outras.

Numa fase da vida, e pelo difícil acesso ao mercado de trabalho, os consumidores vem necessidade de buscar por serviços da natureza dos que são oferecidos pelo Physical, e por isso esta empresa tem noção da importância de cada potencial consumidor, porque uma experiencia de compra satisfatória poderá significar a fidelização do consumidor, quer para uma futura compra, quer para a indicação de novos consumidores para a empresa, gerando desta forma um forte relacionamento consumidor - empresa.

Tendo em conta a competição existente no mercado e sabendo da importância de cada consumidor para o sucesso da empresa, o presente trabalho busca realizar uma pesquisa sobre os factores mais importantes no momento da tomada de decisão por compra dos serviços do Physical, visando identificar quais factores devem ser analisados de modo a aumentar a quota de mercado da empresa, e melhorar as meios publicitários.

Assim sendo, o problema de pesquisa é saber: Quais os factores que mais influenciam na decisão de compra pelos serviços do Physical?

  1. Objectivos

Objectivos Gerais:

Analisar a influência a que estão sujeitos os consumidores na decisão de compra dos serviços do Physical.

Objectivos Específicos:

  1. Caracterizar os benefícios procurados
  2. Identificar os factores de maior importância no momento de decisão de compra;
  3. Descrever a satisfação dos consumidores em relação aos factores acima referidos;
  4. Descrever a intenção de compra.
  1. Relevância do tema

O estudo é do comportamento do consumidor - analise dos factores de influência é muito importante para as empresas, e neste caso será importante para o Physical, pois, através deste estudo, eles poderão compreender o processo de decisão de compra e os factores que condicionam a escolha dos consumidores, proceder a definição de estratégias de segmentação mais efectivas, adaptar os produtos e os processos as preferências dos consumidores, aperfeiçoar o posicionamento dos produtos e marcas, desenvolver estratégias de comunicação e promoção mais efectivas evitando o desperdício de recursos.

E servirá também como contributo as diversas pesquisas que vem sendo realizadas neste campo de estudo, uma vez que as empresas do mesmo ramo necessitam cada vez mais deste tipo de informações para que possam fornecer serviços de qualidade e que vão de encontro com as necessidades dos consumidores.

  1. Metodologias de Pesquisa
  1. Metodologia

Quanto a metodologia usada, Oliveira (2012), classifica os estudos, em qualitativos, que se baseiam em “metodologias intensiva, com amostras de reduzida dimensão, sem usar questionarios estruturados ou semi-estruturados, mas com um guião”, e quantitativos com “metodologias extensivas,com amostras de dimensão muito maior que os qualitativos, com questionarios estruturados ou semi-estruturados”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (821.5 Kb)   docx (574.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com