TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipo de Marketing

Por:   •  10/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.321 Palavras (10 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 10

Tipos de Marketing

  1. Marketing Direto

A base do marketing direto é a informação, que com o avanço da informática se torna muito mais fácil. Hoje se tem enormes bancos de dados com informações de consumidores. Para as empresas isso é muito útil, pois a empresa passa a ter um conhecimento individualizado de cada cliente, podendo assim agir com eficiência sobre eles.

Alem dessa base de informação, a comunicação é outro ponto muito importante dentro do marketing direto. A comunicação com os clientes é muito eficiente, ela pode ser feita através de email, cartas, telefonemas, etc.

Com isso o marketing direto cumpre duas grandes funções: a obtenção de novos clientes e o mantimento do relacionamento com clientes que já estão de certa forma associadas a uma determinada empresa.

O propósito do marketing direto é isolar os clientes e compradores, ou seja, os tratar como indivíduos. Isso faz com que você conheça o seu cliente, sabendo do que ele gosta e o que ele prefere. Conhecendo o seu cliente torna-se possível fazer argumentos mais convincentes        

“O Marketing Direto não é apenas uma oferta, uma lista, uma peça promocional e uma resposta direta mensurável.”

Hoje o marketing direto é uma característica que faz com que as empresas que possuem se destaquem, pois não são todas as empresas q estão aptas a fazer o marketing direto. O marketing direto esta sendo adotado somente por grandes empresas.

O marketing direto tem algumas vantagens, entre elas esta o baixo custo, rapidez e especificação do publico alvo, mas seu retorno é quase sempre duvidoso  pois não se sabe se todos os clientes irão retornar dando lucro a empresa.

  1. Marketing de Relacionamento

O marketing de relacionamento diz a respeito do estabelecimento de relações da empresa com os clientes ou com consumidores institucionais, ou seja, estabelecer relacionamento com outras empresas

O marketing de relacionamento visa principalmente manter relações com clientes extremamente importantes. Nesse tipo de marketing o que vale mesmo é o retorno que esse cliente dá para a empresa

As empresas precisam prestar muita atenção se elas estão perdendo clientes, e se estiverem tomar atitudes rápidas para esse numero ser reduzido, pois atrair consumidores é muito mais difícil do que estabelecer relações duradouras com eles. É necessário muito esforço para atrair consumidores fazendo com que eles abandonem seu fornecedor atual, isso se torna muito difícil quando o mercado tem muita concorrência.

Resumindo, o marketing de relacionamento é a construção de uma relação duradoura entre empresa e consumidor baseada na  confiança e em ganhos mútuos ao longo do tempo.

  1. Marketing de Fidelidade

Para estabelecer uma relação de fidelidade com o cliente é necessário avaliar se a sua empresa tem a capacidade de estabelecer contato com seu cliente a fim de promover um novo produto ou serviço.Temos que avaliar também a capacidade da empresa de manter  uma relação permanente com seu cliente.Temos de que forma a empresa pode recompensar os clientes q compram com freqüência, essa recompensa pode ser feita através ,por exemplo, quando um cliente compra muito em uma determinada loja, na próxima compra o cliente irá ter um desconto de X%.

Já é correto dizer que o caminho para desenvolver uma boa estratégia de marketing, está em identificar os clientes mais fiéis e estabelecer uma relação sólida com eles. Esse tipo de marketing é um modo bastante efetivo de solidificar a marca de seu produto ou serviço,pois já é comprovado que estabelecer relações solidas com clientes diminui as despesas e aumenta as vendas ,ou seja, a empresa tem um lucro em cima disso

Para o marketing de fidelidade ser eficiente é necessário que a empresa assuma um compromisso com o cliente, pois o marketing de fidelidade não é apenas uma promoção que dura 1 semana. O marketing de fidelidade estabelece uma relação ate de anos com seus clientes, se uma empresa não tiver a capacidade de assumir um compromisso com o cliente essa estratégia não será bem sucedida.

Essencial para o marketing de relacionamento é se comunicar com seu cliente o chamando pelo próprio nome, por exemplo, “Prezado Felipe” tem mais efeito do que “Prezado Cliente”,pois faz você se sentir especial.

O aspecto mais importante de uma bem sucedida estratégia de fidelização é oferecer valor agregado ao cliente. É necessário examinar cuidadosamente seu produto ou serviço e questionar se ele vai interessar a alguém mais de uma vez. Se você não oferece um produto ou serviço de excelente qualidade, sua estratégia de marketing de fidelização está a caminho do fracasso. 

O marketing de fidelidade não é uma estratégia que pode ser usada em todos os negócios. Ela normalmente se aplica a negócios que oferecem produtos e serviços com altos índices de demanda, pois se você tem um monopólio em seu negocio não tem sentido implantar essa estratégia.

O lado ruim de aplicar o marketing de fidelização é que assim que seus concorrentes perceberem que essa estratégia esta dando certo, eles irão copiar tornando sua empresa só mais uma a oferecer benefícios para clientes fiéis

Alguns exemplos de onde o marketing de fidelidade esta presente:

-Bônus de milhas aéreas quando você voa muito com uma determinada empresa de aviação

- Quando você compra muito em uma empresa a próxima compra tem um determinado desconto

  1. Marketing 1 a 1

Em certa época os banqueiros realizavam transações com seus clientes sentados nos bancos dos mercados (instituições bancárias). Durante essas transações, os banqueiros mantinham um relacionamento pessoal com os clientes e nesse relacionamento o cliente era chamado pelo nome e o banqueiro passava a ter o conhecimento da situação e das necessidades do cliente.

Em detrimento ao grande lucro que se tinha com a transação,os banqueiros,para não perder seus clientes,se detinham a uma regra fundamental do marketing 1 a 1 : reconhecer que as necessidades de cada cliente eram únicas e que representavam valores distintos para o relacionamento.

Essa regra tornou-se uma chave para se efetuar negócios com lucratividade.Depois das revoluções industriais a essência do marketing 1 a 1 foi profundamente abalada.

Partindo da visão de que o futuro será caracterizado        cada vez mais por relacionamentos individualizados, os negócios serão compostos por uma produção cada vez mais personalizada e o marketing 1 a 1 compostos por mídias cada vez mais especificas .        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com