TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Filosofia

Por:   •  20/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  2.156 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS

CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING

 FACEL

ATIVIDADE DE FILOSOFIA

CURITIBA/ 2014

FACEL

ATIVIDADE PRÁTICA

MARIA APARECIDA BORN BAHIA GOMES

CURITIBA

2014

FACEL

TÍTULO DO TRABALHO

Trabalho acadêmico apresentado por Maria Aparecida Born Bahia Gomes, à Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL, como um dos requisitos para a obtenção de nota parcial na Disciplina de Filosofia.

Professor Orientador: José Ricardo Martins

CURITIBA

2014

1. COMO PARMÊNIDES CARACTERIZA O CAMINHO DA VERDADE POR OPOSIÇÃO AO CAMINHO DA OPINIÃO?

Parmênides caracteriza a verdade como absoluta, incontestável, enquanto a opinião não é absoluta, mas pessoal e tendenciosa. Historicamente a Filosofia tratou da busca pela verdade, e esta busca requer a contestação da opinião como de tudo o que é pré-concebido. Para Parmênides é necessário opor-se, no sentido de superar, a suposições pessoais para que se possa enxergar a verdade.

2. COMO CONCILIAR AS IDÉIAS DE HERÁCLITO (TUDO É MUTÁVEL) E PARMÊNIDES (O SER É IMUTÁVEL E ETERNO)?

Segundo Heráclito o ser é mutável, podemos verificar que a afirmação é verdadeira se – utilizando como exemplo, o aspecto fisiológico – considerarmos que a existência do organismo vivo, compõe um ciclo, em que o corpo sofre diversas mudanças de acordo com a fase do ciclo em que se encontra. O ser humano nasce, cresce e morre, passa de jovem a velho, emagrece e engorda, suas células se renovam. Desta forma, o organismo é mutável, pois não há momentos de inércia entre estas fases, o corpo está em constante transição de uma fase à outra, sempre em movimento e portanto mutável. Por outro lado, segundo Parmênides, o ser é imutável e eterno. Esta afirmação pode ser validada se observarmos que há características intrínsecas ao organismo, como personalidade, patologias hereditárias, DNA, entre outras, que não mudam espontaneamente. Quanto à eternidade, deve-se avaliar o contexto da afirmação. Se a matéria contém energia, e a energia não pode ser destruída apesar da destruição da matéria, podemos dizer que o ser é energia, e portanto o ser é eterno. As afirmações aparentemente opostas dos filósofos podem compor um paradigma ao mesmo tempo em que se complementam, isso será definido pelo contexto em que são utilizadas.

3. PLATÃO – ALEGORIA /MITO DA CAVERNA:

 

3.1 Como Platão representa a realidade na alegoria da caverna?

Platão representa a realidade através da demonstração de que o ser humano, muitas vezes, não a conhece pois não vive nela. Pode estar preso, fisicamente, ou com medo de conhecê-la. Platão deu um grande passo ao representar a realidade como um universo maior, que está além daquilo que vemos e vivenciamos diariamente. A Realidade está além da realidade individual de cada pessoa.

3.2 Por que o prisioneiro sofre ao ser libertado da caverna?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com