TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um estudo de caso sobre planejamento de marketing para uma empresa

Por:   •  14/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

       Nossa empresa escolhida para este trabalho é a Marssetti Moagem de Minérios Ltda. Uma empresa que atua no segmento de beneficiamento de Dolomita desde 16 de julho de 1974 em Mar de Espanha, MG.

       Tudo começou em 22 de dezembro de 1969, quando seus diretores fundaram a Mármore Branco Mar de Espanha Ltda., empresa que se dedicava à extração de blocos de mármore, empresa essa que faz parte do grupo e encontra-se em plena atividade atuando como fornecedora de sua matéria prima. Mas vamos conhecer um pouco melhor sobre a Dolomita, cuja esta possa ser chamada de “carro-chefe” da empresa.

       Dolomita é um produto 100% natural, composto por carbonato de cálcio, carbonato de magnésio e outros minerais, sendo extraído de jazidas. Possui germinação lamelar paralela as diagonais, além de ser Subhedral e Euhedral. A Dolomita é basicamente um mineral branco. Já a rocha assemelha-se de perto ao calcário, mas para fazer jus ao nome precisa ser composta principalmente do mineral Dolomita  

       A Dolomita integra o grupo dos carbonatos. É um carbonato de cálcio e magnésio. Cristaliza-se no sistema trigonal e normalmente se apresenta com seis lados paralelos (romboedro) de faces tipicamente curvas. Normalmente é branca, embora as vezes possa se apresentar incolor, amarelada a marrom ou mesmo cor de rosa. A cor do traço da dolomita sempre é branca. Sua principal característica é oferecer uma maior compactação e umectação na fabricação de mármores sintéticos, revestimentos de paredes, etc. É composta por 21,75% de cálcio e 13,3% de magnésio. O restante do mineral consiste em carbono e oxigênio. Pode se apresentar em estado puro, mas também pode conter vários outros elementos - entre eles cobalto, chumbo e zinco - além de outras espécies minerais, como a anquerita em que o magnésio é substituído por ferro e até mesmo manganês.

          Aplicações:

       · Fabricação de Mármore sintético (pias, cubas, lavatórios e esculturas);

       · Fabricação de Borracha;

       · Fabricação de Revestimentos de Parede;

       · Fabricação de Cerâmicas;

       · Fabricação de Vidros;

       · Fabricação Tinta Texturizada;

       · Rejunte;

       · Piso de Marmorite;

       · Decoração e Jardinagem.

       . Fatores Econômicos:

       O fato da Dolomita ser um mineral, não quer dizer que sua obtenção não gere despesas. São necessários investimentos em máquinas e equipamentos de alta tecnologia, dispor de bastante mão de obra qualificada, além de registros de órgãos fiscalizadores e licenças ambientais. Investimento esses que podem gerar alto custo para a empresa, mas que também podem vir a ser de grande lucratividade com o passar do tempo, visto sua abundância na natureza ser muito significativa.

   

       . Fatores Sócio – Culturais:

       Como toda atividade de extração e mineração, é de suma importância analisar os impactos ambientais que podem ser causados. Não se pode pensar apenas em lucratividade quando o assunto é degradação do meio ambiente, por menor que seja esse impacto. Com o avanço da tecnologia, essa prática vem sendo cada vez menos impactantes, e diminuindo significativamente ocorrências do tipo. Mas sempre sendo alvo de constantes apurações ambientais, que são cada vez mais severas.

       No caso de nossa empresa, essa sempre fez prevalecer a importância de menores impactos, sempre se preocupando em estar de acordo com as regulamentações ambientais, a Marssetti conta com registros dos Órgãos Fiscalizadores da atividade de extração e beneficiamento, estando devidamente licenciada nos órgãos ambientais tendo sua licença de operação nº 061/98 emitida em 25 de março de 1998.

       . Fatores Internos Positvos da Empresa:

       A Marsetti conta com uma equipe ampla de colaboradores: geólogos, engenheiro de minas, engenheiro agrônomo e técnicos em mineração, devidamente regulamentados e registrados em suas respectivas entidades de classe, desenvolvendo permanentemente trabalho de pesquisa. Um fator a ser analisado é de que a grande maioria de seus colaboradores possuem muito tempo na mesma empresa, adquirindo assim bastante experiência, o que torna a empresa bastante eficiente no requisito mão de obra qualificada. A empresa também investe em programas de qualidade, além das questões ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com