TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA POLÍTICA

Por:   •  2/8/2018  •  Resenha  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

PROVA DA UFRGS- CULTURA POLÍTICA

Metodologia de estudo:

  1. Leituras introdutórias do conceito de cultura política: Cultura política clássica e cultura política contemporânea ( Almond e Verba)
  2. A relação da cultura política com democracia e instituições públicas (Guillherme O'Donnel)( ronaldo munck (1993)
  3. A cultura política do Brasil e como se altera uma cultura política ( texto do iglehart)

Cultura política debate conceitual:

 Cconceito multidisciplinar.

  • o objetivo de incorporar nas análises da política da sociedade de massas contemporânea uma abordagem comportamental, que levasse em conta os aspectos subjetivos das orientações políticas, tanto do ponto de vista das elites quanto do público desta sociedade (KUSCHNIR, CARNEIRO 1999: 02).
  • Entende-se por um “conjunto de atitudes, crenças e sentimentos que dão ordem e significado a um processo político, pondo em evidência as regras e pressupostos nos quais se baseia o comportamento de seus atores” (KUSCHNIR, CARNEIRO 1999: 02).
  • Entendemos que uma cultura política pode ser caracterizada das mais variadas formas, mas preferimos aquela caracterização que aponta para “um conjunto de procedimentos, princípios e valores que se traduzem numa prática necessariamente ideológica, no sentido de refletir uma visão de mundo” (PENNA 2000: 65).
  •  Devemos lembrar que este conceito distingue-se das demais concepções teóricas e filosóficas, embora “as incorpore porque o termo cultura pressupõe um acúmulo de experiências vividas socialmente, implicando, portanto, numa tradição do fazer” (PENNA 2000: 65)

DEMOCRACIA:

O que, em realidade, tornou a democracia um sistema político hegemônico no Ocidente foi a sua simbiose com o capitalismo. Este feliz casamento de um sistema econômico com uma forma de organização política, ambos baseados em princípios manifestos de liberdade individual, permitiu que um servisse de apoio e argumento para o outro, possibilitando assim uma abrangência e um domínio mundial. Essa abrangência e esse domínio mundial se disseminam como um modelo a ser seguido sem muitos questionamentos pelo Ocidente, incluindo particularmente a América Latina, diferentemente da expansão para o Oriente, que vem se traduzindo como um processo de conquista e dominação ao impor àquela parte do mundo um modelo que lhe é estranho. Assim, pensar em democracia nos termos em que nos apresenta nos dias de hoje significa entender que ela é, em sua origem e essência, indissociável de um determinado modelo econômico com o qual surgiu.

O que tornou a democracia um sistema político hegemônico no ocidente foi a sua mutualidade com o capitalismo. A congruência de um sistema econômico com uma forma de organização política, ambos baseados em princípios manifestos de liberdade individual, permitiu que um servisse de apoio e argumento para o outro, possibilitando assim uma abrangência e um domínio mundial. Assim, pensar em democracia nos termos em que se nos apresenta nos dias de hoje significa entender que ela é, em sua origem e essência, indissociável de um determinado modelo econômico com o qual surgiu[a].

A valorização do sistema democrático foi internalizada pelos cidadãos ingleses e norte-americanos, através de um sólido processo de socialização política.

A democracia como uma condição histórica, não natural ou atemporal. 

Discussões sobre os valores culturais que legitimam a democracia em países que não presenciaram as origens capitalistas, que possui uma formação política mais autoritária que liberal, mas que as defendem como natural e atemporal.  Para Przeworski (2010, p.29), é produtivo pensar o conceito de democracia em termos de evolução histórica das instituições representativas, mas com vistas a adequá-lo aos tempos atuais.

A democracia como polissêmico significa que sua definição é pensada de acordo com os interesses. Ainda assim, é possível dividir diferentes abordagens teóricas sobre a democracia entre:

DEMOCRACIA COMO FORMA

Conceito criado por BOBBIO que compreende a democracia por meio de suas regras, ritos e os seus procedimentos.

DEMOCRACIA COMO CONTEÚDO

Entendem a democracia como princípios as serem seguidos ou respeitados. A democracia neste entendimento não é um fim, mas um meio, onde além da liberdade, a igualdade de oportunidades e condições são fundamentais. Desta forma, enfatizar somente seus procedimentos pode levar ao reducionismo, pois excluem uma participação política mais efetiva.

Saber a parte que cabe a cada aspecto da democracia, no entanto, não implica o fim do debate. Há que se verificar em que medida as diferentes concepções têm implicação em outro aspecto fundamental, qual seja, o da estabilidade da democracia.

CULTURA POLÍTICA, ESTABILIDADE E LEGITIMIDADE

Um debate sobre a relação existente entre as dificuldades encontradas pelos governos latino-americanos pós-transição democrática e o desencanto da população com a democracia pode ser encontrado em Ronaldo Munck (1993). O autor, utilizando exemplos de vários países da América Latina, defende que a possibilidade de que tanto o fracasso econômico, como a rotinização da democracia podem levar as jovens democracias latino-americanas a um processo de desgaste e morte. E mesmo que o desencanto com a falta de resultados concretos apresentados pelos governos da transição (e pós-transição) não implique necessariamente uma negação automática da democracia, estes fatores podem fortalecer na população um sentimento de apatia, de alienação e de desencanto em relação à política. Este, por sua vez, pode manifestar-se em posturas favoráveis ou de indiferença em relação a um eventual retrocesso ao autoritarismo.  Ser estável significa possuir características que permitam (ou facilitem) a sua continuidade, não simplesmente possuir uma determinada duração no tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com