TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cidadania dos excluídos

Por:   •  9/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB

INTRODUÇÃO À CIÊNCIA POLÍTICA – TURMA D

INSTITUTO DE CIÊNCIA POLÍTICA

Docente: LUCAS AMARAL

Islla Gabriele Pinheiro – 17/0105750

Cidadãos de segunda classe?

A cidadania dos excluídos

Depois de tantas lutas, ciclos de protestos em busca de maior participação política da sociedade civil, em 1988 o sistema político elaborou a constituição de 1988, conhecida como a “constituição cidadã” que em seu texto tem a responsabilidade de garantir direitos e deveres da população brasileira, porém logo após sua promulgação percebeu-se após quase 30 anos de exercício, nota-se que nem todo indivíduo estava incluído como cidadão previamente reconhecido.

De acordo com José Murilo de Carvalho o processo de inserção da cidadania brasileira carrega uma bagagem histórica tardia e corrupta que apesar de reconhecer o ser como cidadão, através da concessão de meios de “participação” como o voto, não concede todos os preceitos elaborados na CF de 1988 e que na prática o que muitos vivem está totalmente oposto do que consta na teoria.

 Prosseguindo com o raciocínio, o autor aponta que como a cidadania se formou no Brasil é o motivo pelo qual existem tantas disparidades presentes na esfera social e também na formação política brasileira, existe todo um contexto como a escravidão e processo lento de extinção dessa parte da história, assim o processo de “cidadanização” ocorreu de modo invertido, tendo como base desse procedimento os direitos sociais em vez dos direitos civis:

(...) primeiro vieram os direitos sociais, implantados em período de supressão dos direitos políticos e de redução dos direitos civis por um ditador que se tornou popular. Depois vieram os direitos políticos, de maneira também bizarra. A maior expansão do direito ao voto deu-se em outro período ditatorial, (...). Finalmente, ainda hoje muitos direitos civis, a base da sequência de Marshall, continuam inacessíveis à maioria da população. A pirâmide foi colocada de cabeça pra baixo. (CARVALHO, 2012, PP.7).

Concomitante o capítulo II , artigo 5º da constituição, aponta os direitos fundamentais dos cidadãos em consonância com os artigos anteriores, principalmente o 1º, em que atribui ao Estado a responsabilidade de garanti-los, dessa maneira a educação é um dos principais argumentos utilizado por Carvalho ao designar que é uma forma dos indivíduos adquirirem senso crítico perante o aparelho administrativo, apontando que a deficiência na educação leva a população a valorizar intensamente o poder executivo como provedor e protetor da cidadania e como único a resolucionar os empecilhos da sociedade, o autor utiliza o termo “Estadadania” que é o que ocorre no Brasil, portanto existe no país uma transferência de responsabilidade, ou seja, os indivíduos não se veem como parte do Estado.

Ligada à preferência pelo Executivo está a busca por um messias político, (...). Como a experiência de governo democrático tem sido curta e os problemas sociais têm persistido e mesmo se agravado, cresce também a impaciência popular com o funcionamento geralmente mais lento do mecanismo democrático de decisão. Daí a busca por soluções mais rápidas por meio de lideranças carismáticas e messiânicas. (CARVALHO, 2012, p. 7-8).

Em consonância com o argumento de Carvalho, Elisa Reis 2000, em seu texto sobre as percepções da elite sobre pobreza e desigualdade, aponta tal questão como propulsora da ineficiência democrática no país, referindo-se a uma falta de vontade coletiva tanto do Estado como da sociedade civil para que as problemáticas do mesmo sejam resolvidas levando a uma conclusão de que a cidadania para os grupos que são impedidos de exercê-lo é provocada pelo abismo existente entre o sistema político (direito político) e a população (direitos civis), principalmente aqueles que são excluídos por sua peculariedade física, intelectual, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com