TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da liderança no feminino

Por:   •  3/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.592 Palavras (19 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

A evolução da liderança no feminino

Curso: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Disciplina: Gestão da Mudança

Docente: Professora Doutora Elisete Martins

Discente: Sara Silva

Índice

Resumo ---------------------------------------------------------------------------------------- 3

Abstract ---------------------------------------------------------------------------------------- 4

Introdução --------------------------------------------------------------------------------------5

Capítulo I – Fundamentação Teórica

Quem é o líder? --------------------------------------------------------------------------------6

Conceitos e estilos de liderança -------------------------------------------------------------6

A introdução da mulher no mercado de trabalho------------------------------------------8

Conceito de género e a participação das mulheres no mercado de trabalho ----------10

Cargos de alta gerência desempenhados por mulheres --------------------------------- 11

A liderança feminina -------------------------------------------------------------------------12

Mulheres na liderança da Gestão de Recursos Humanos -------------------------------14

Conclusão -------------------------------------------------------------------------------------16

Referências Bibliográficas ------------------------------------------------------------------17

Resumo

Mais do que simplesmente chefiar, liderar é fazer com que um grupo de pessoas trabalhe em equipa e que, conjuntamente, obtenham os resultados desejados pela empresa. O líder é um agente estratégico dentro da organização e dele dependem os bons resultados e o crescimento do negócio.

O papel da mulher mudou consideravelmente ao longo dos anos. Apenas recentemente, as mulheres começaram a ser reconhecidas como líderes eficazes e houve um reconhecimento  das vantagens das qualidades femininas dentro das organizações, algo que antigamente estava considerado um papel exclusivamente masculino.  

Assim, tanto a nível das organizações como da sociedade em geral, a participação crescente da mulher e a sua maneira de pensar e de agir gerou repercussões que atingiram uma dimensão bem maior do que se imaginava. Isto deve-se ao facto de que, cada vez mais, as empresas estão a valorizar o comportamento humano e a usar habilidades comportamentais para obter melhores resultados organizacionais.

Neste trabalho aborda-se o que é ser líder, os tipos de liderança, e a evolução feminina no mercado de trabalho ao longo dos anos, e na sua forma de liderar.  

Palavras-chave: Liderança, Liderança Feminina, Gestão de equipas

Abstract

More than just leader, leader is to get a group of people to work in teams and generate the desired results by the company. The leader is a strategic agent within the organization. In large part, depend on the good results and business growth. The role of women has changed considerably over the years. Only recently, women begin to be recognized as effective leaders. There was a recognition of the advantages of women's qualities within organizations, which was once considered to be an exclusively male role.

The increasing participation of women in the companies and in the society, in addition to the way of thinking and acting have generated repercussions that have reached a much greater extent than is imagined. This is due to the fact that more and more companies are valuing human behavior and using behavioral skills to achieve better organizational results.

In this article we analyzed what being a leader, types of leadership and the evolution of women in the labor market along the years, and in the way they lead.

Key-words: Leadership, Female Leadership, Team management

Introdução

Este trabalho foi proposto na disciplina de Gestão da Mudança, pela professora Elisete Martins aos alunos de Mestrado do curso de Gestão De Recursos Humanos, e irá abordar o tema da evolução da Liderança no Feminino. O objetivo fundamental é transmitir aos leitores quais as mudanças fundamentais no papel de liderança desempenhado pela mulher ao longo destes anos, na sociedade e no mercado de trabalho e o quanto estas mudanças contribuiram para a visão da mulher que temos atualmente.

Existem várias definições de liderança, e todas elas concordam que a liderança consiste em que o líder desenvolva uma visão do que deve ser feito, ou seja, os objetivos organizacionais, e que seja capaz de influenciar e motivar as outras pessoas a desenvolver esses mesmos objetivos.

Liderar não significa conseguir resultados através das pessoas, mas sim com as pessoas. Assenta na troca de confiança entre líderes e liderados, e na procura de um objetivo comum que agrade a todos.

É certo e sabido que para melhorar a produtividade e a lucratividade da empresa, deve existir um esforço e um envolvimento de todos os colaboradores da empresa. Porém, constata-se que as pessoas só se envolvem na melhoria da produtividade se a liderança atuar de maneira a criar um ambiente favorável a que isso aconteça. Sendo assim, a maneira como o líder age perante a sua equipa, vai determinar o comportamento das pessoas.

Relativamente à evolução da liderança feminina em particular, pesquisas mostram que cresce exponencialmente o número de mulheres em postos diretivos nas empresas. Antigamente, acreditava-se que o trabalho da mulher fora de casa destruiria famílias, pois estas tornar-se-iam mães ausentes, que não se preocupavam com os filhos, nem com o marido. Assim, a dedicação ao lar fazia parte do dia-a-dia feminino, sem possibilidade de contestamento, sem acesso à educação  ou a outras atividades. Resumidamente, a mulher era vista como alguém que cuidava dos filhos e que ficava em casa. A participação no mercado era algo reservado, exclusivamente, ao sexo masculino.

Com a crescente procura pela igualdade dos direitos da mulher em relação ao homem, atualmente, as mulheres desempenham funções fundamentais para o sucesso de uma organização, pois o mercado atual necessita de pessoas sensíveis, perspicazes e criativas que são qualidades que estão mais presentes no sexo feminino do que no masculino. Assim, as mulheres ganharam a sua independência, e ainda viram as suas competências a serem reconhecidas pelas empresas onde trabalham.

Capítulo I – Fundamentação Teórica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (214.9 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com