TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GUERRA DO IRAQUE – VISAO NEOLIBERAL

Por:   •  12/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.459 Palavras (18 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 18

A GUERRA DO IRAQUE – VISAO NEOLIBERAL

Visão Geral da Guerra

Em 1991, após a Guerra do Golfo, o Conselho de Segurança da ONU ordenou que todos os programas químicos, biológicos, nucleares e de mísses de longo alcance do Iraque fossem encerrados e estas armas destruídas sob supervisão. Devido à falta de cooperação do governo Iraquiano, os inspetores das Nações Unidas abandonaram o país em 1998 com muitos problemas a resolver.

Ao longo de 2002 o então presidente norte-americano, Geoge W. Bush, exigiu do Iraque o respeito total das resoluções da ONU, que incluiam acesso sem limites de inspetores das Nações Unidas a instalações suspeitas. Após a resolução 1441 do Conselho de Segurança que dava ao Iraque uma última oportunidade para cumprir suas obrigações de desarmamento, o Iraque concordou em cooperar com novas inspeções. Nenhuma arma de destruição em massa foi encontrada, mas mesmo assim o governo norte-americano continuou demonstrando ceticismo às declarações iraquianas a este respeito.

Durante o ano de 2002 e início de 2003 foram feitas diversas investigações pela CIA sobre alegações da existencia de programas de armas de destruição em massa no Iraque, e todas elas foram dadas como falsas a princípio. Porém, a administração Bush criava novos programas secretos parar reavaliar estas informações e apresentava novas informações questíonáveis ao público. Isto incluia também informações sobre uma possível ligação entre Saddam Hussein e a Al-Qaeda, que foi dada como existente pelo governo norte-americano apesar da insistencia da CIA de que não havia nenhuma.

Em Outubro de 2002, poucos dias antes da votação no senado norte-americano sobre a Resolução Conjunta para autorizar o uso das Forças Armadas Norte-americanas contra o Iraque, foi dito a cerca de 75 senadores que Saddam Hussein tinha os meios de atacar a costa oriental dos EUA com armas biológicas ou químicas através de aviões não pilotados. Em 11 de Outubro foi aprovada a Resolução Conjunta, concedendo à administração Bush as bases legais para a invasão.

A justificativa inicial para a guerra do Iraque era a existencia de um programa de desenvolvimento de armas de destruição em massa neste e a suspeita de colaboração do então presidente iraquiano Saddam Hussein com a Al-Qaeda. As informações em que se basearam estas duas justificativas foram duramente criticadas e desacreditadas após a invasão, havendo acusações de que a administração Bush havia falseado informações dos serviços secretos.

Em 19 de março de 2003, teve início a invasão norte-americana do Iraque, com o ataque aéreo a Bagdad. A operação teve o nome de "Operation Iraqi Freedom" (Operação liberdade do Iraque). As forças militares iniciais da coligação eram de cerca de 180,000, dos quais 98% eram norte-americanos ou britânicos.

A invasão levou pouco tempo até à derrota e à fuga de Saddam Hussein. A coligação ocupou o Iraque e tentou estabelecer um governo democrático, mas falhou na tentativa de restaurar a ordem. A instabilidade levou a uma guerra civil entre iraquianos sunitas e xiitas e as operações da Al-Qaeda no Iraque.

No dia 15 de dezembro de 2011, os Estados Unidos anunciaram formalmente o fim da guerra no Iraque.

A não legitimidade da guerra do ponto de vista neoliberal e a Opinião Pública

  A teoria neoliberal fala que a conduta na relação entre os Estados soberanos é regida por diversos padrões de conduta que juntos caracterizam a fundação do direito internacional, com atuações por parte dos Estados baseadas na cooperação.

  Acredita-se que a cooperação pode ser alcançada pelos Estados, mesmo num ambiente anárquico, através do Institucionalismo neoliberal, que  fala que os Estados criam as instituições para regular a interação entre eles e assim aprofundar as relações. São mecanismos que possibilitam a governança. Permitem que haja reciprocidade; monitoramento e coletivização de informações; distribuição equânime dos resultados, além de punirem os atores desviantes com rompimentos diplomáticos e embargos econômicos, por exemplo. A criação dessas instituições solidifica a cooperação, assim ela podem influenciar o comportamento dos Estados, uma vez que há uma maior diversidade de atores no sistema e a agenda do Estado não é focada somente em assuntos relacionados a segurança.

  No caso da guerra do Iraque, a sofisticação das armas existentes atualmente é tão grande que já se admite a impossibilidade de uma fiscalização absoluta e livre de dúvidas. Este argumento seria favorável a guerra, no entanto não podemos nos esquecer que mesmo falhas, as inspeções são o meio legal de prova.

  Desta forma se observarmos pela lógica, um organismo internacional, como a ONU, não teria legitimidade para uma ação militar contra um Estado soberano, que, segundo os meios legais de prova, não descumpre os artigos do TNP (Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares) e da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica). Além disto, é importante ressaltar que o Iraque é um dos signatários originais do Tratado e está submetido às salvaguardas da AIEA desde sua fundação, e até o momento não foi provado que produza armas nucleares ou qualquer tipo de dispositivo explosivo nuclear. Pode-se ainda pensar – sem muitas provas contrárias – que, pela falta de pessoal preparado e de recursos financeiros para pesquisa e desenvolvimento, o Iraque esteja muito longe de dominar a técnica ou menos o conhecimento necessário para produção de armas nucleares.

  Em relação a ONU, sabemos que a mesma é contrária à intervenção armada norte americana, portanto caberia a nós questionarmos quais medidas poderiam ser tomadas em relação ao conflito, o que este organismo poderia fazer em relação ao descumprimento da lei internacional. Sabemos que a obediência a qualquer sistema legal depende basicamente da obediência voluntária e das coerções aplicáveis. Isto significa que não havendo a cooperação haveriam de ser aplicadas sanções, que no caso da ONU são basicamente de dois tipos: econômicas ou militares. Mas aí nos deparamos com o poder de veto que os Estados Unidos possuem no Conselho de Segurança, lembrando que o mesmo é o órgão que toma as decisões de intervenção armada. De fato, praticamente, nenhuma medida poderia ser tomada neste caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (187.9 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com