TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO NOS ESPAÇOS ESCOLARES

Por:   •  16/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

 CURSO DE PEDAGOGIA

A INCLUSÃO NOS ESPAÇOS ESCOLARES

[pic 3]

2014

A INCLUSÃO NOS ESPAÇOS ESCOLARES

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Educação Inclusiva e Libras; Pedagogia em Espaços Escolares e não Escolares; Educação e Tecnologia em Educação; Cidadania, Diversidade: Relações Étnico-Raciais e Seminário Interdisciplinar III.

Professores: Edilaine Vagula, Sandra Cristina Malzinoti Vedoato, Vilze Vidotte Costa, Cyntia Simioni, Fábio Luiz e Carlos Eduardo Gonçalves.

                                                           Tutora de Sala: Gizelda Braz dos Santos Mesquita

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2 .DESENVOLVIMENTO        5

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS         9

4.REFERÊNCIAS        10


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a inclusão e a diversidade nos espaços escolares, com o propósito de elaborar uma seqüência didática interdisciplinar para trabalhar com os temas diversidade e inclusão.

O plano de ensino conterá quatro aulas sendo elas das disciplinas de português e história, onde iremos relatar de forma detalhada tudo que foi realizado durante a aula. Tendo como auxílio na aula pratica o uso de vídeos, livros, tabelas, brinquedos e outros. A proposta do plano é trabalhar com os alunos quanto à diversidade e a inclusão de forma divertida, pois atualmente vivemos em uma sociedade diversificada e precisamos nos adaptar nova proposta educacional que é a escola inclusiva.

2.DESENVOLVIMENTO

CRONOGRAMA DO CONTEÚDO DIDÁTICO  

Serie: 2° ano do Ensino Fundamental

Disciplina

Horas/aulas

Atividade/ Objetivo

Português

4 horas

Apresentação do alfabeto em libras.

História

4 horas

Pesquisar e conhecer sua história e de sua família a partir de documentos escritos e não-escritos.

Português

4 horas

Interpretação de texto sobre a diversidade cultural brasileira.

História

4 horas

Vídeos educativos sobre a historia da inclusão.

A ideia de inclusão é aquela que valoriza a diversidade. Partindo desse principio temos uma vista ética de direitos humanos, que mostra a necessidade de garantir o acesso e a participação de todos, independentemente da distinção de cada individuo.

A diversidade pode ser entendida como a busca da liberdade para que as pessoas exerçam sua cidadania, a existência de indivíduos com suas diferenças culturais, linguísticas e étnicas fazem com que o mundo se torne mais diversificado e completo. Mas essa convivência só se torna possível se as diferenças forem respeitadas. No cotidiano, a igualdade e liberdade não são reconhecidas por todos, infelizmente as discriminações ainda são frequentes no ambiente escolar devido à falta de respeito a essas diferenças.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

  • AULA 1 (Português)– Analisar, compreender, reconhecer e identificar  o alfabeto  através dos sinais de libras, pois é muito importante incentivá-los  a entender e praticar o alfabeto, seus gestos e significados para que possam ter uma comunicação mais fácil e rápida com as  pessoas que sofrem de dificuldades auditivas.

Vejamos:

                    [pic 4]

  • AULA 2 (História)- Realizar uma pesquisa do passado de sua família, utilizando documentos e relatos de parentes; com o propósito de conhecer a história de sua família e suas raízes. É importante para a criança saber de seus antecedentes e a qual cultura ela pertence.

 Sabemos que ao falarmos em diversidade sempre causa estranheza. Portanto, torna-se de suma importância trabalhar a diversidade nas escolas.

Observemos:

                           [pic 5]

                     

  • AULA 3 (Português)- Interpretação de texto do livro “Diversidade’’, da autora Tatiana Belinky. Com o propósito de que a criança valorize  a diversidade cultural brasileira e compreenda o quanto é importante sermos todos diferentes , reconhecer que as pessoas não são iguais, e aprender a saber respeitar as diferenças.


                 
[pic 6]

  • AULA 4 (História)- Apresentação de vídeos interativos sobre a inclusão, com a finalidade de despertar o olhar do aluno quanto a realidade social do nosso país. Através dos vídeos educativos tais como: Um outro Olhar - Diversidade e Inclusão - Eder Puchalski, Como é bom ser diferente (música infantil) Turminha do Tio Marcelo, Video musical de inclusão -Tudo bem ser diferente -.avi.

                                         [pic 7]

Os recursos utilizados para a realização das aulas foram vídeos, brinquedos, livros e dinâmicas. Na primeira aula da disciplina de português utilizamos uma tabela com o alfabeto em libras e brinquedos, na segunda aula disciplina de historia foi proposto uma pesquisa a ser  realizada pelos alunos em suas residências, e em sala de aula eles apresentaram em forma de dinâmica. A terceira aula da disciplina de português utilizou a biblioteca onde os alunos realizaram a leitura e interpretação de texto, a quarta aula da disciplina de historia aconteceu na sala de vídeo em que os alunos assistiram alguns vídeos interativos. A avaliação foi feita através de uma atividade oral, trabalho individual e coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (379.4 Kb)   docx (280.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com