TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO COMÉRCIO EXTERIOR E O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

Por:   •  16/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 7

Análise do Comércio Exterior e o Agronegócio Brasileiro

Introdução

O Comércio Exterior tem por finalidade a troca de produtos e serviços entre os países, seja na importação ou na exportação, possibilitando um país vender o seu produto excedente para outro país, que muita das vezes não tem a mesma capacidade produtiva, assim os dois lados ganham, vale lembrar que o Comércio Exterior é importante para o PIB que influencia diretamente na balança comercial.

Diante do exposto, não há como negar que o setor agropecuário brasileiro possui uma expressiva participação no mercado internacional, no que diz respeito a movimentação de produtos. E isso se deve ao fato de que, com o avanço da tecnologia e da globalização em conjunto com a falta de capacidade produtiva agroindustrial de alguns países desenvolvidos, muito em função de questões climáticas e limitações territoriais, bem como o foco que tais países deram pra áreas mais ligadas a planejamento e desenvolvimento de produtos, deixando a manufatura de matéria-prima para as regiões mais pobres do planeta, nações como o Brasil tiveram a oportunidade de estabelecer parcerias comerciais internacionais dos mais variados tipos, impulsionados pela necessidade global da aquisição de commodities que aqui são produzidas em larga escala. Essa situação fez com que os setores agrícola e de pecuária se tornassem o carro chefe da balança comercial brasileira das últimas décadas, ressaltando sua importância para o desenvolvimento do país. Muito em função disso, aspectos de ordem política internacional tem influenciado no regime brasileiro de importação e exportação e são esses fatores e suas respectivas consequências que serão apresentados ao longo deste relatório. Cabe ao nosso país saber usar seu protagonismo nesse setor de forma estratégica para seu próprio benefício, frente um cenário competitivo de negociações e parcerias.

Em 2020 o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, alcançou crescimento recorde, calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), teve alta de 5,35% no primeiro trimestre de 2021.

[pic 1]

Agronegócio e Soja

O agronegócio abrange diversos produtos, mas destacarei a soja que é o principal produto da agricultura brasileira.

A soja é um dos mais notáveis produtos de exportação para a economia do Brasil, sendo sua proteína vastamente utilizada para a produção animal e seu óleo é destinado ao consumo humano. (MOURA, 2013).

Comercialmente no Brasil a exportação da soja foi introduzida na década de 1960 e com o passar dos anos expandiu-se para todas as regiões do país, nas últimas décadas a soja apresentou crescimento expressivo.

Atualmente, a soja é o principal produto da agricultura brasileira, fortalecendo a posição do país como um dos players mais importantes do comércio agrícola mundial. A força da cadeia produtiva da soja permite, inclusive, ao Brasil ter pretensões geopolíticas e geoeconômicas e a capacidade de influenciar o mercado mundial de commodities agrícolas (HIRAKURI; LAZZAROTTO, 2014).

Podemos elencar algumas facilidades que levaram o Brasil a expandir e tornar a soja seu principal produto na exportação: a soja tornou se competitiva devido a sua alta e expressiva cotação no mercado internacional; preparo e competência dos agricultores para gerenciar; políticas de incentivo; rede de pesquisa de soja planejada; automatização.

Como podemos ver na tabela a seguir, a soja tem papel fundamental quando destacamos sua porcentagem de participação na balança comercial. Houve um aumento de 73% nos valores de exportação de soja, se compararmos os meses de setembro de 2020 e 2021, o que reforça a importância desse produto que representa 10% dos valores exportados pelo Brasil.

[pic 2]

 

 Fonte: Ministério da Economia  

Em contrapartida na importação o governo brasileiro suspendeu a alíquota do imposto de importação até 31 de dezembro de 2021 conforme definição do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), em relação às compras de milho, soja, óleo e farelo da oleaginosa vindos de países de fora do Mercosul, na tentativa de conter os preços internos, que marcam sucessivas altas. Com isso, houve um aumento nos níveis de importação dos produtos agrícolas se realizarmos o comparativo de setembro deste ano com o ano passado, como mostra a tabela a seguir:[pic 3]

Fonte: Ministério da Economia  

Cadeias Globais de Valor e o Agronegócio

As Cadeias Globais de Valor (CGV) podem ser definidas como processos de produção fragmentados e geograficamente dispersos que têm diferentes estágios localizados em países diferentes. (FLEURY; FLEURY, 2020).

O setor do agronegócio insere-se nas cadeias globais de valor. Elas são reflexos do processo de globalização, referindo-se a ideia de internacionalização dos processos produtivos, ou seja, a produção e suas atividades são fragmentadas em diversos países para a elaboração de um produto final onde nestes estágios fragmentados de produção, ocorre a agregação de valor a produtos intermediários, realizadas por uma única empresa ou separadas entre empresas diferentes, mas em escala global (OLIVEIRA, 2015; GEREFFI; FERNANDEZ-STARK, 2016).

Com o desenvolvimento da sociedade ao longo dos tempos e suas constantes transformações, a natural migração das pessoas do campo para a cidade resultou na defasagem entre produção e consumo de produtos do setor agropecuário no mundo todo. Logo, o desafio dos países em evoluir seu método de produção para atender ao aumento de demanda se tornou uma das principais motivações dos avanços tecnológicos e na modernização dos conceitos que são a base para tal cadeia produtiva. Um desses conceitos é a internacionalização dos processos de produção através da fragmentação das atividades agrícolas entre diversos países e sua total integração na busca do produto. Além de um desafio, tal modelo pode ser encarado com uma oportunidade de expansão no atendimento do mercado, juntamente com o intercâmbio de experiências. Porém um fator tem sido extremamente preponderante quando avaliamos a atuação da cadeia agroindustrial. A escassez de recursos naturais fez com que soluções sustentáveis fossem necessárias na esfera produtiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (71.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com