TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Aquaticas

Pesquisas Acadêmicas: Atividades Aquaticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 2

Curso Licenciatura em Educação Física

Disciplina Políticas da Educação Básica

Título do Projeto Atividade do Portfólio

1. Quais os princípios da ideologia neoliberal?

Uma das características do neoliberalismo é advogar a neutralidade política. Sua intenção, contudo, é dissimular a imensa carga de ideologia que se esconde sob currículos moldados por princípios como competitividade, mérito e eficiência.

O momento do sistema capitalista no qual vivemos atualmente está bastante articulado ao que se convencionou chamar de neoliberalismo, uma corrente político-econômica que passou a ser sistematicamente implantada nos países ocidentais em resposta à crise dos anos 1970. As premissas da agenda neoliberal giram em torno de princípios como a desregulamentação da economia, a mínima intervenção estatal, a privatização, a redução de impostos, o incentivo à competição e a obtenção de lucro.

2. Qual foi o impacto da globalização e do neoliberalismo no direcionamento das políticas Educacionais no Brasil?

Na verdade, nenhum. O capitalismo e o neoliberalismo buscam a melhoria do sistema educacional. É um erro achar que educação é uma luta da esquerda. Se fosse verdade, países como Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra, Suécia, Japão, etc., teriam elevados índices de analfabetismo. Educação é uma luta de todos os sistemas, principalmente o capitalista, pois o mercado precisa de mão-de-obra qualificada, que só é obtida com políticas educacionais sérias.

A globalização é um fenômeno econômico gerado pelo avanço da comunicação, especificamente, a Internet. Com as empresas online, as transações ficaram mais ágeis e aparentemente as distâncias ficaram mais curtas. Existem eventos culturais simultâneos que antes da Internet seriam simplesmente impossíveis de se realizar.

No Brasil, as políticas educacionais são colocadas em segundo plano. Atualmente o governo gasta mais com ensino superior do que com ensino fundamental.

3. Diante da influencia do neoliberalismo na educação, como analisar a questão da qualidade de ensino?

Enquanto o liberalismo político clássico colocou a educação entre os direitos do homem e do cidadão, o neoliberalismo promoveu uma regressão da esfera pública, na medida em que aborda a escola no âmbito do mercado e das técnicas de gerenciamento, esvaziando, assim, o conteúdo político da cidadania, substituindo-o pelos direitos do consumidor. É como consumidores que o neoliberalismo vê alunos e pais de alunos. A seguinte recomendação do Banco Mundial exprime esta visão: a redução da contribuição direta do Estado no financiamento da educação. Parte do que atualmente é gratuito deveria se tornar serviço pago pelos estudantes que, para tanto, receberiam empréstimos do Estado ou bolsas. Os neoliberais acreditam que assim as escolas passariam a competir no mercado, melhorando a qualidade do ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com