TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES AQUATICAS

Monografias: ATIVIDADES AQUATICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  658 Visualizações

1) O ser humano tem uma relação com o meio líquido desde os primórdios. Sabe-se que desde a pré-história, o homem já nadava, seja com finalidades utilitários para recolher alimento, seja em momentos de outras necessidades, como por exemplo, para fugir de um perigo em terra, lançando-se no meio liquido e nele se deslocando.

Os fenícios utilizaram o nado como estratégia de guerra e na Grécia e na Roma Antiga, o nado fazia parte do treinamento dos soldados.

Platão dizia que não era considerado educado quem não soubesse nadar, porém durante muitos séculos, entretanto, a natação teve o seu desenvolvimento prejudicado pela idéia de que ajudava a disseminar epidemias.

Ao atirar-se na água e se deslocar, constituiu-se o ATO DE NADAR, que significa mover-se na água ou sustentar-se sobre ela, usando recursos do próprio corpo.

Portanto, nadar compreende formas diversificadas de manifestações do sujeito na água;

Natação é um desporto aquático que consiste na deslocação das pessoas através dos movimentos de braços e pernas dentro de água. Utiliza movimentos técnicos preestabelecidos, visando rendimento e desempenho;

Atividades Aquáticas é todo tipo de programa que se desenvolve no meio aquático, seja no âmbito utilitário, educativo, desportivo ou competitivo, da saúde, terapêutico e recreativo.

2) As atividades aquáticas devem ser introduzidas na escola de forma lúdica, inúmeras atividades podem ser realizadas no meio líquido, tais como: telefone submarino, limpeza aquática, pega-pega aquático, todos juntos, aperta a esponja e etc., onde o aluno vai vivenciar desse ambiente com prazer, já que muitos tem medo do ambiente aquático.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com