TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BPMN Pequenos exemplos para introduzir Conceitos Centrais

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

Tradução livre de

BPMN 2.0 by Example Version 1.0 (non-normative)

Disponível em www.bpmn.org

BPMN Pequenos exemplos para introduzir Conceitos Centrais

Este capítulo introduz os conceitos centrais da modelagem de processos com BPMN. Nós não iremos explicar alguns símbolos que você poderá encontrar nos diagramas, mas mostrar como a modelagem de processos BPMN é basicamente realizada, como nós podemos usar piscinas e fluxos de mensagem para modelar a colaboração entre participantes, e como nós podemos (de)compor modelos de processos com sub processos e atividades. Estes exemplos não contêm modelos de processos executáveis, mas representam modelos de processos focando em aspectos organizacionais de processos de negócios.

Este exemplo apresenta três tipos de Gateway: paralelo, exclusivo e inclusivo. Observar como são aplicados.

Para entender os símbolos utilizados:

Object Management Group. Business Process Model and Notation (BPMN), Version 2.0, disponível em : http://www.omg.org/spec/BPMN/2.0.

Processo de envio de mercadorias em um varejo de hardware

[pic 1]

Na Figura 5.1 você pode encontrar os passos de preparação que um varejista de hardware precisa cumprir antes que as mercadorias solicitadas pelo consumidor possam ser enviadas para o mesmo.

Neste exemplo, nós usamos somente uma piscina e diferentes linhas para as pessoas envolvidas neste processo, o que significa que a comunicação entre os envolvidos não aparecem neste processo. Nós assumimos que eles estão se comunicando uns com os outros de alguma forma. Se nós tivermos uma máquina dirigindo este processo, esta máquina deveria definir as tarefas e os responsáveis pela comunicação entre as pessoas. Se nós não tivermos tal máquina, mas se quisermos modelar a comunicação entre as pessoas envolvidas, nós precisaríamos utilizar o diagrama de colaboração a ser apresentado no próximo capítulo.

O início do evento "bens para enviar" indica que esta preparação deve ser feita agora. Logo após o início do processo, existem duas coisas que são realizadas em paralelo, como o símbolo gateway paralelo indica: Enquanto um funcionário do escritório tem de decidir se esta encomenda será enviada por postagem normal ou entrega especial (nós não vamos definir os critérios para decidir como este envio será feito dentro do modelo de processo), o trabalhador do armazém já pode começar a embalar as mercadorias. A tarefa do funcionário do escritório é seguida pelo gateway exclusivo "modo de entrega", é um bom exemplo para esclarecer o uso recomendado de um gateway: O gateway não é responsável pela decisão se esta encomenda será enviada por correio normal ou entrega especial. Em vez disso, esta decisão é tomada em uma atividade anterior. O gateway só funciona como um roteador, o qual é baseado no resultado da tarefa anterior, e fornece caminhos alternativos. Uma tarefa representa uma unidade real de trabalho, enquanto um gateway é apenas o encaminhamento do fluxo de sequência.

Este gateway é chamado de "exclusivo", porque apenas um dos dois seguintes ramos pode ser percorrido: Se precisarmos de uma entrega especial, o funcionário do escritório deverá solicitar cotações de diferentes operadoras, em seguida, atribui a entrega a uma transportadora e prepara a documentação. Mas, se o envio pelo correio normal for considerado satisfatório, o funcionário precisa verificar se um seguro extra é necessário. Se o seguro extra é necessário, o gerente de logística tem que fazer esse seguro. Em qualquer caso, o funcionário tem de preencher uma ordem postal para a expedição. Para este cenário, o gateway inclusivo é útil, porque podemos mostrar que um dos ramos é sempre tomado, enquanto o outro apenas é seguido se o seguro extra é necessário, mas SE for seguido, isso pode acontecer em paralelo com o primeiro ramo. Devido a este paralelismo, nós temos gateway de sincronização bem depois de "Preencher uma ordem postal" e "Fazer um seguro extra". Neste cenário, o gateway sempre vai esperar por "Preencha uma ordem postal" para ser concluído, porque é esta que inicia. Se um seguro extra foi necessário, o gateway também irá esperar pelo "Fazer um seguro extra" para ser concluído. Além disso, precisamos também sincronizar o gateway paralelo antes da última tarefa "adicionar o documento e mover o pacote para a área de entrega", porque queremos ter certeza de que tudo foi concluído antes da última tarefa ser executada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (57 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com