TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinamica de Grupo

Por:   •  31/5/2017  •  Resenha  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 2

Dinâmicas de Grupo

As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento. Existem vários tipos de dinâmicas, como por exemplo, quebra gelo, apresentação, liderança, integração, capacitação, para vendas, comunicação, trabalho em equipe entre outras.

Pode-se definir dinâmica de grupo como atividades que se desenvolve em conjunto, cujo objetivo é aprender, desenvolver, interagir, competir, divertir e refletir. Segundo Militão e Militão (2009, p.22) “aplicar uma Dinâmica de Grupo é possibilitar o exercício de uma vivência”.

Elas servem para desenvolver um caminho de teorização sobre esta prática como processo sistemático, ordenado e progressivo e principalmente para incluir novos elementos que permitem explicar e entender os processos vividos. As dinâmicas são importantes para responder as interrogações como: O que pensam as pessoas? O que sentem? O que vivem e sofrem?

As dinâmicas geram um processo de aprendizagem libertador, porque permitem desenvolver um processo coletivo de discussão e reflexão, ampliar o conhecimento individual, coletivo, enriquecer o potencial, o conhecimento e possibilitar a criação, formação e transformação onde os participantes são sujeitos a laboração e execução.

Essas dinâmicas também conhecidas nas organizações como jogos e técnicas, constituem em grupos selecionados, cujo objetivos são formular, implementar e controlar as estratégicas da empresa, praticar as ferramentas da gestão e desenvolver habilidades na tomada de decisão em situações de incerteza.

Atualmente os jogos de empresa, não estão relacionados apenas à pratica gerencial e à tomada de decisão (habilidades), mas também incorporou uma atividade com foco na aprendizagem e criação do conhecimento sistêmico e dinâmico dos participantes.

A utilização dos jogos simulados tem como finalidade treinar futuros gestores de como lidar com diferentes situações dentro ou fora da organização, essas atividades proporcionam aprendizagem efetiva. Os jogos possibilitam reflexão com as praticas do dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com