TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: VENEZUELA

Por:   •  1/10/2019  •  Seminário  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DE CASO: VENEZUELA

Para ilustrar de maneira prática o conteúdo abordado sobre a relação entre economia e política e sua atuação conjunta na sociedade, realizaremos um breve estudo de caso sobre a atual situação da Venezuela.

A República Bolivariana da Venezuela enfrenta atualmente uma grave recessão econômica, trazendo consigo problemas de ordem sociais e políticos, estre estes mortes, fome e êxodo para os países vizinhos, inclusive para o Brasil. Estima-se que a inflação tenha alcançado os 4 digitos (cerca de 2.500% no ano de 2017).

Mesmo estando entre os dez maiores produtores mundiais de petróleo e possuindo as maiores reservas de petróleo e gás natural do mundo, o pais é totalmente dependente das exportações do petróleo, principalmente para os EUA, possuindo também uma agricultura e indústria débeis.

Segundo Zero (2018), o processo econômico e político marcado por esta dependência resultou em três grandes consequências que têm de ser levadas em consideração:

1) Um sistema político formalmente democrático, porém profundamente oligárquico. 2) Uma política externa avessa à integração regional e a uma articulação com outros países periféricos. 3) Uma estrutura social marcada pela desigualdade e a pobreza (ZERO, 2018).

Zero afirma ainda que com a queda dos preços da commodity do petróleo, a partir de 2012, a economia da Venezuela passou enfrentar dificuldades reais graves, particularmente problemas cambiais. Entretanto, há também aspectos artificialmente induzidos na crise econômica venezuelana. Há uma guerra econômica em curso que utiliza:

1) o desabastecimento programado de bens essenciais; 2) a inflação induzida; 3) o boicote a bens de primeira necessidade; 4) o embargo comercial disfarçado; e 5) o bloqueio financeiro internacional (ZERO, 2018).

Assim sendo,

a principal causa da crise econômica da Venezuela é interna e decorre da manipulação irresponsável da taxa de câmbio como mecanismo de controle de preços sem o respaldo das políticas monetária e fiscal, agravando a crônica dependência do petróleo do país. Os controles de preços são uma tentativa desesperada e inócua de adiar ajustes inevitáveis, que provavelmente levarão a uma hiperinflação (PAIVA, 2018).

A dívida total da Venezuela é de quase 140 bilhões de dólares Assim , a sua recuperação econômica da economia mundial. Enquanto isso a repressão e a hiperinflação resultam no aumento das desigualdades e da pobreza.

REFERÊNCIAS

MARINGONI, Gilberto.Venezuela, uma realidade ainda mais dura. Disponivel em https://www.cartacapital.com.br/internacional/venezuela-uma-realidade-ainda-mais-dura. Acessado em 24 fev. 2018.

PAIVA, Rafael Bianchini Abreu. A tragédia econômica venezuelana. Disponivel em https://www.cartacapital.com.br/blogs/conjunturando/a-tragedia-economica-venezuelana . Acessado em 24 fev. 2018.

WELLE, Deutsche. Venezuela: a vida num país em colapso. Disponível em https://www.cartacapital.com.br/internacional/venezuela-a-vida-num-pais-em-colapso. Acessado em 24 fev. 2018.

ZERO, Marcelo. Para entender a Venezuela. Disponível em http://brasildebate.com.br/wp-content/uploads/Para-Entender-a-Venezuela.pdf . Acessado em 24 fev. 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com