TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  26/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 2

PASSO 1: Texto dissertativo: Macroambiente

Uma empresa que cresce muito durante anos, precisa de muitos atributos como seguir leis, fazer pesquisas de mercado, classificar uma classe social, para que poder movimentar suas vendas e aumentar cada vez mais suas demandas. Para manter suas finanças o mercado opta por preços acessíveis e que batem de frente com seus concorrentes, para que isso não afete tanto na hora de decisão de compra do cliente. Ambiente bem equipado com câmeras e usa apenas uma planilha para controlar seus gastos e ganhos, mas pretende mudar para poder estar controlando a fundo cada mercadoria, pois sabe que a tecnologia ira lhe ajudar. Mas empresas desse ramo estão a cada dia sobre pressão e observação de órgão anuente (ANVISA) que mantém a qualificação dos produtos vendidos, a mesma possui uma ótima certificação, sempre procurando estar mostrando isso para seus clientes, infelizmente sendo sujeitos aos pagamentos de impostos, que são colocados sobre os produtos adquiridos pelo target. Mesmo havendo certos devaneios em tudo que faz, empresa sempre se mantendo firme, durante 11 anos a empresa faz uma comunicação diferente com cada cliente, fazendo com que essas pessoas têm em seus dias a escolha certa de onde ir comprar, pois sabem que lá serão bem tratados, mexendo com a cultura de compra de cada um, sempre atingindo as senhoras e assim mexe com toda a família. Empresas assim sempre são acompanhadas de perto por vários tipos de pessoas, mas acredita que se mudar seu modo de trabalho poderá ganhar ou perder clientes, pois ao mesmo tempo ira se igualar aos outros, não sendo mais o único e sim mais uma empresa de mercadorias de varejo.

PASSO 2:

a) Análise SWOT (FOFA) (Microambiente)

FORÇA FRAQUEZA

Empresa trata cada cliente como se fosse o único, atende a todos com muita dedicação, tem diversas formas para atrair clientes e usa as mais distintas formas para chegar a cada cliente mesmo que ele esteja longo, como por exemplo: compra e reservas de mercadorias por telefone e entrega rápida dos produtos escolhidos. A Uni Frios possui poucos funcionários para atender toda a demanda de clientes, e às vezes é preciso até que os proprietários façam o trabalho de seus funcionários, fazendo com que seu atendimento fique a desejar, deixando de lado certos departamentos da empresa com serviços acumulados.

OPORTUNIDADE AMEAÇA

Empresa tem em seus tratamentos pessoais a oportunidade de crescer diante aos seus concorrentes, pois sempre que o cliente chega até sua loja tem a certeza que será bem tratado, ao contrário dos outros mercados que a pessoa tem o tratamento geral, não unitário, oportunidade forte para crescer. Empresa ainda é pequena diante dos seus maiores concorrentes, Rio Vermelho e Super Vip, não tem a variação de produtos, e nem a demanda superior a de seus aliados, para poder sair na frente ou ter uma disputa acirrada.

b) Macroambiente / Microambiente

MICROAMBIENTE MACROAMBIENTE

Empresa possui poucos atributos disponíveis, como: Pequeno espaço de trabalho , perante os outros concorrentes, nome pouco reconhecido pela massa que compõe seu público alvo, pouca opção de produtos e pouca variação do mesmo, não possui dispensa para repor automaticamente uma mercadoria em falta. Possui uma ótima localização, e a propaganda boca a boca, que nos dias atuais é um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com