TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Clima Organizacional

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

MIRELLA silva borges, THAIS sousa silva, CAIO rodrigues de oliveira

CLIMA ORGANIZACIONAL

[pic 4]

Iporá-GO
2014

MIRELLA SILVA BORGES,

THAIS SOUSA SILVA, CAIO RODRIGUES DE OLIVEIRA

CLIMA ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Huamanos  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:  Comportamento, clima e cultura; Metodologia científica; Psicologia organizacional e gestão de pessoas.

Profs. Elisete A. Z. de Oliveira; Marilucia Ricieri; Ana Céli Pavão e Mônica M. Silva.


                                                      Iporá-GO
                                                         2014


SUMÁRIO

1-Introdução..........................................................................................03

2- Aspectos da estrutura organizacional............................................04

3- Gestão e pessoas.............................................................................05

4- Setor de atuação da empresa..........................................................05

5- Clima e comportamento organizacional.........................................06

6- Questões voltadas ao Sistema de Informação..............................07

7-Conclusão...........................................................................................08

8-Referências Bibliográficas................................................................09

   

     


INTRODUÇÃO

Neste trabalho, apresentaremos uma análise crítica ao diagnóstico feito à empresa Ariston dos Santos - ME, inscrita sob o CNPJ.: 05.812.898/0001-16, localizada na Av. R-2, 362 ,Bairro Mato Grosso, Iporá – GO, fundada no ano de 2002 cujo nome é Super Brasil, onde  atua no ramo de comercio de secos e molhados.

             O estudo realizado na empresa nos ajuda a compreender melhor como funciona as organizações de acordo com sua estrutura organizacional e traz a oportunidade de vivenciar a prática aliada com a teoria que foi estudada até o momento.

             Os itens principais abordados nesta pesquisa foram: Aspectos Organizacionais, Gestão e pessoas, Psicologia organizacional e do trabalho, Clima e Comportamento, Sistemas de Informação, dentre outros.

             Queremos demonstrar que um diagnóstico organizacional de características básicas é primordial para uma boa gestão levando em consideração sempre o conhecimento como fator  fundamental.

1- Aspectos da estrutura organizacional

            A empresa Super Brasil é uma empresa que atua no ramo de comércio de secos e molhados há mais de 11 anos, tendo somente uma matriz. A empresa em foco é administrada pelo proprietário, tendo como assessores diretos um auxiliar administrativo e uma auxiliar de escritório, sendo uma empresa de médio porte, tendo seus 15 funcionários.

        Os cargos existentes na empresa dividem-se em: Gerente, caixas, entregador, repositor.

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13]

Organograma da Empresa

Gestor: esta atividade é exercida pelo proprietário da empresa, sua principal atividade é administrar a empresa e fazer com que não faltem materiais, acompanhar o trabalho dos funcionários e cuidar da área financeira da empresa.
Gerente: sua função é auxiliar o gestor em suas atividades diárias. Coordenar as áreas de produção e prestação de serviços, onde acontecem a distribuição e definição de funções, onde são delegadas responsabilidades a todos os membros da equipe, sendo todos coordenados pelo profissional técnico responsável juntamente com o proprietário.

Caixas: tem como função contabilizar o valor das compras dos clientes e fazer a adequada cobrança dos respectivos itens. É necessária muita concentração e atenção para exercer essa tarefa além de carisma para atender os clientes.
Entregador: embarcar e transportar as mercadorias até a casa do consumidor.             O setor de Recursos Humanos da empresa é responsabilidade do escritório de contabilidade, que presta assessoria à empresa, sendo auxiliado por um colaborador da empresa que é meio de ligação entre direção, contabilidade e colaborador, dando toda a assistência necessária para o bom desempenho do setor.

2- Gestão e pessoas

             O Super Brasil teve início na cidade de Iporá, estado de Goiás. Em 2013 adotou o nome fantasia Super Brasil, e nessa época havia somente seis funcionários. Já no mesmo ano de 2013, o faturamento da empresa teve um aumento e houve a necessidade de contratar mais dois funcionários. O crescimento da empresa foi gradativo, porem rápido, à medida que ia surgindo necessidade eram contratados mais funcionários, e o espaço físico era melhorado.

As características do modelo de gestão da empresa é de uma liderança centralizadora, tendo como aspecto principal, ser pró-ativo, mas, limitando à política de vendas e metas de mercado a serem atingidas passadas para os colaboradores, deixando de aplicar a transparência da missão e visão da instituição para os mesmos, tendo apenas formulados para o seu conhecimento, ocasionando com isso uma perda de identidade organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (197.4 Kb)   docx (69.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com