TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso - Sadia

Por:   •  23/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 2

COMÉRCIO EXTERIOR

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

ESTUDO DE CASO DA SADIA

1 – Na sua opinião, qual a importância da análise ambiental externa para a SADIA?

2 – Ao exportar para mais de 90 países, o diagnóstico estratégico se torna mais importante ainda. Quais os cuidados ou tarefas as quais a SADIA deve se ater?

3 – Na sua opinião, qual seria a visão da SADIA para o futuro – a médio e longo prazo. Onde a SADIA quer ou poderá chegar?

4 – Quais seriam as ameaças e oportunidades que podem ser identificadas para a SADIA em relação ao ambiente externo e ao negócio  no qual a Sadia se situa?

5 – Em relação às funções empresariais (marketing, finanças, produção, recursos humanos, meio-ambiente e etc.) identifique – se for possível – os pontos fortes e fracos da SADIA.

Respostas:

  1. Visando que uma das funções da análise ambiental é identificar futuras oportunidades ou ameaças, a Sadia, possuía como ameaças, a taxa de câmbio menos favorável à exportação e a imposição de barreiras protecionistas em algumas regiões do mercado internacional, porém ela conseguiu aproveitar essa oportunidade de exportação no ambiente externo, o que resultou na elevação do número de destinos exportadores, maximizando o seu lucro no ano de 2003.
  1. A Sadia deve ficar atenta à qualidade e produção (controle do processo produtivo e manter a qualidade dos produtos, buscando satisfazer o cliente), pesquisa e inovação (aumento do mix de produtos, aproveitamento das oportunidades corretas que poderão surgir ao longo do tempo), logística (aprimoramento da logística de entrega, buscando sempre, satisfazer o cliente da melhor forma e com o melhor atendimento possível), e riscos que o mercado pode trazer, devido às variações de taxa de cambio, risco de crédito e oscilações do mercado.
  1. Ser reconhecida como a melhor empresa no mercado brasileiro e internacional, buscando expandir para os mais diversos países, comercializando produtos de alta qualidade e inovadores, dando continuidade ao desenvolvimento sustentável e rentabilidade em seus negócios.
  1. A Sadia terá como possíveis ameaças e também desafios, manter a liderança no mercado interno e continuar crescendo no mercado externo, redução de custos para atingir uma maior rentabilidade e as oportunidades são melhoria gradual no mix de produtos para que possa ser comercializado no mercado interno e externo, conquistar maior número de áreas no mercado externo e se manter no mercado interno, através das parcerias e acordos comerciais já existentes.
  1. Os pontos fortes são grande número de colaboradores trabalhando para o sucesso da empresa, existência de parcerias e acordos comerciais, que possibilitam grande divulgação da marca no mercado interno e externo, realização de suas atividades através do desenvolvimento sustentável e sanitário. De pontos fracos a Sadia tem a dívida a ser paga, o que fará necessário reduzir os custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (384.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com