TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA – PROINTER

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.217 Palavras (9 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Universidade Anhanguera

Centro de Educação a Distância

Polo Recife

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA – PROINTER Ii

Relatório final

Tutor Presencial: Jamille Queiroz

(Tec.Gestão logística)

Aluno:

Jonathas Noronha Duarte - RA 8385815713

Recife, 2014

[pic 2]

Universidade Anhanguera

Centro de Educação a Distância

Polo Recife

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA – PROINTER

Tutor Presencial: Jamille Queiroz

Recife, 2014

Glossário:

  -Resumo do relatório parcial_        4

 - Introdução  ____________        __ __5

- Corpo do Ensaio__________      _____6

 

- Conclusão________________________10

- Referências_________________________11


Resumo do Prointer Parcial

Teve como característica demonstrar de forma descritiva o processo de construção empresarial buscando contextualizar o conteúdo Utilizando a temática de gestão tecnológica, ou seja, a forma como que uma empresa administra, direciona e operacionaliza os aspectos tecnológicos e como hoje é de suma importância para prevenção de impactos posteriormente lançados no meio ambiente por meio do objetivo central, ou atividade fim da mesma organização. Verificamos também como o Direito Empresarial atua para fazer valer o certo, fazer valer suas responsabilidades ou formas hoje apresentadas para melhorias dentro deste mesmo contexto.

        

Introdução:


Apresentarei também minha visão sobre temas fundamentando com minhas idéias enriquecidas por professores e autores em suas respectivas obras.
Acredito que ao fim deste poderemos de forma clara, entender,dois temas intrigantes

Existem normas reguladoras a fim de minimizar efeitos causados por uma organização e que a organização possa atingir seus objetivos ou objeto principal, sem que a mesma fira, ou degrada de maneira desordenada o ambiente externo?

Qual o efeito do Desenvolvimento sobre o macro e micro ambiente e sua desenvoltura?

Corpo do ensaio


Porém antes de começarmos a trabalhar os tema é necessária a reflexão pessoal sobre a verdadeira necessidade de consumo, o que realmente nos leva a consumir, e como termina essa relação de consumo, ou seja, o quão agravante é o consumo desordenado de determinado produto. Porque a partir desta tomada de consciência poderemos então entender os mecanismos tecnológicos que hoje ajudam a minimizar os efeitos decorridos deste problema, anteriormente sem significância no quadro sobre sustentabilidade mundial ou até mesmo sobre a sustentabilidade da própria organização.

O efeito do Desenvolvimento sobre o macro e micro ambiente e sua desenvoltura?

Podemos começar abordando o tema levando em consideração dados históricos, dos quais nos levam a pensar no inicio das atividades de consumo, esta de forma diferente da conhecida nos primórdios, onde você produzia certa quantidade de produto e fazia trocas de mercadorias.
Um fato marcante e responsável pelo consumo, o desenvolvimento, principalmente após a revolução industrial. Onde apesar de vários autores terem ideias diferentes sobre o assunto, não podem negar que após este mesmo fato no desenvolvimento, muito se devem a mesma por mudanças drásticas nos processos e cenários organizacionais.
Sempre vivemos em constantes mudanças e talvez o mundo evoluísse sim com tecnologias facilitando os processos, porém deve-se a revolução industrial o englobo da tecnologia, ou deixar por sua vez de produzir de forma artesanal passando a utilizar de mecanização de fabricação. 
Após este emaranhado de transformações continuou por sua vez o desenvolvimento destes mesmos processos, utilizando muitas vezes novas tecnologias de maneira eficiente como implantação de níveis operacionais como o de realizar determinadas tarefas, com menos recursos, graças à eficácia de um nível gerencial, na época ainda não distinta e estudada desta forma. E os processos foram necessários para atender uma nova necessidade, a de consumo por prazer, ou status. Cada organização por sua vez tinha o interesse financeiro, e com isso enriqueceram, pois atendiam as expectativas dos clientes. É claro que a organização visava o lucro. Como também nenhuma organização é igual à outra, cada qual apresenta uma forma de lidar com seus clientes, funcionários, sociedade em geral. 


Então a partir daí vemos uma organização gerando competitividade, se uma faz, a outra apresenta algum diferencial, onde o macroambiente que é aquele que consiste em forcas sociais maiores, que afetam o microambiente forcas próximas onde podem de alguma maneira afetar a capacidade de servir os clientes.
Entende-se que organização pode então ser a soma ou união de esforços individuais com a finalidade de realização de propósitos coletivos. 

Como indica Maximiliano (2002), uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. 

Sobretudo depois de verificado, vemos que existem diferenças entre estas organizações, por serem distintas cada uma possui capacidade individual de formar um conjunto de objetivos, em longo prazo, o que é conhecido como missão para dada organização. Possui também um mapa arquitetado, ou direção futura de onde ser quer ir, chegar. E claro, contudo esta mesma forma seu valor único. 
Em se tratando de dias atuais vimos então organizações que respeitam todos os processos no âmbito do macroambiente gerando resultados positivos surpreendentes, mesmo que não de forma rápida. Estas por sua vez obedecem a regras ou regulamentos implantados por um sistema onde pudesse oferecer segurança entre os envolvidos. Pois tudo que um dado cliente, precisa éde qualidade de produtos ou até mesmo serviços prestados.
Toda vez que um cliente adquire um bem ou serviço ele pode, gostar, não gostar, ficar extremamente insatisfeito com a compra, ou ainda ficar extremamente satisfeito. Cabe ao administrador ou empreendedor responsável pela organização fazer valer as condições da empresa: Missão, visão, valor e cultura organizacional, onde o cliente, receptor destas mensagens são parte imprescindível para um processo de desenvolvimento contínuo. Esta mesma organização além de preocupar-se com atender as expectativas dos clientes, deve pensar no envolto, no que a sociedade pensa, no que seu bem de serviço ou produto acrescenta e também, o que retira da sociedade.

Como lembra Chiavenato (2000, p.447) mudança implica ruptura, transformação, perturbação, interrupção. 

Já as organizações que não se matem atualizadas, ou não fornecem algo mais como diferencial, não só visando lucro, estão fadadas a se extinguirem, a não ser que comecem a pensar não de forma monetária diretamente ligada ao individualismo, formas de se manterem no mercado atingindo suas expectativas que podem alterar ao longo dos tempos. Para permanecerem atualizadas é imprescindível planejamento.
O planejamento envolto das organizações deve ser por sua vez, revisado constantemente de maneira eficiente e eficaz, buscando minimizar possíveis erros. Devem fazer parte deste planejamento todos os processos, metas e sistemas, concluindo toda estrutura fazendo comunicação com o ambiente externo, ou seja, os fatores que influenciam este mesmo planejamento.
É necessário e indispensável que haja conhecimento sobre os processos, usando este conhecimento como vantagem competitiva. O gerenciamento destes processos, ou gestão, seguirá condutas adotadas por meio de princípios e valores da organização, o objetivo pelo qual está sendo administrado tal planejamento. O que pode ser um diferencial também de certa organização, uma vez que somos seres únicos dotados de experiências e formas individuais de como agir em determinada situação. Estes seres individuais ou gestores deveram buscar sempre aprendizado, atualização, além é claro, de trazer consigo um capital intelectual.
Todo gestor deve pensar em suas responsabilidades, com a organização e todo macroambiente e microambiente, buscando fornecer ou promover ações de cunho social, totalmente mutáveis em variação com o período de tempo. Mesmo que dadas ações reconhecidas em longo prazo. Isso passa a ser parte de uma nova economia, onde o diferencial passa em estar preocupado também com o impacto da organização na sociedade, retorno de valores para com a sociedade em questão. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (202.6 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com