TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA - EDWARD CARR X HITLER'S CIRCLE OF EVIL X A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS

Por:   •  28/9/2022  •  Resenha  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

PAULISTA 1 – NOTURNO

JULIA DO ROSÁRIO BRAGUIM NEVES                                RA: 21399603

NICOLE NUNES DA SILVA                                        RA: 21522430

APS – INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

SÃO PAULO

2021

APS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

O aluno deverá assistir dois filmes que abordam temas de Relações Internacionais e, em seguida, redigir uma resenha crítica utilizando os conceitos teóricos debatidos no semestre na análise dos filmes/série. Neste aspecto, é fundamental que o aluno articule conceitos como equilíbrio de poder, soberania, sistema internacional, dentre outros, na análise do roteiro. Atenção: o trabalho não consiste num resumo do roteiro, mas sim uma articulação entre a teoria e o que é visto no filme. A bibliografia utilizada em aula deve servir como suporte para a atividade. Além disso, o aluno deverá buscar algum livro ou artigo cientifico que aborde a relação entre o campo teórico das Relações Internacionais e o cinema. A bibliografia utilizada pode estar em idioma estrangeiro. O trabalho deve ser elaborado de acordo com as normas da ABNT.

RESENHA CRÍTICA

Ao analisarmos ambos, filme e documentário, pode-se dizer que apesar de a Primeira Guerra Mundial ser um grande marco para as Relações Internacionais, é notória a influência da Segunda Guerra Mundial no sentimento de necessidade de um órgão que representasse as nações em âmbito internacional. Sentimento este que fora principalmente ocasionado pelo genocídio de judeus no leste europeu durante o período do Terceiro Reich, fato que fez o mundo se questionar dos protocolos de direitos humanos, além do desenvolvimento de parâmetros e regras no que se refere à diplomacia e trâmites sobre os acordos internacionais.

A Segunda Guerra Mundial foi retratada por muitos fatos anteriores a ela, o próprio Partido Nazista, muitos anos antes de assumirem o Reichstag, haviam tentado tomar o poder da Alemanha por meio de um golpe, mas não obtiveram sucesso. Motivo pelo qual a ascensão do Partido se tornou mais tardia, no entanto, tanto o nazismo, quanto o fascismo, tiveram seu surgimento dado por meio da teoria realista, partindo de seu princípio do poder bélico, onde o poder de um Estado é mensurado pelo poderio bélico que ele possui.

Edward Carr, teórico britânico, em sua obra “Vinte anos de Crise: 1919 – 1939” cita que:

“Na Alemanha [...] as constituições democráticas de 1919 foram frutos do trabalho de intelectuais devotados. Mas quando ocorreu uma crise, esfacelaram-se quase em toda parte por não terem conseguido conquistar o apoio da massa da população”.

CARR. E.H. Vinte Anos de Crise: 1919-1939. Uma Introdução aos Estudos das Relações Internacionais. 2ª edição. Brasília: UnB, 2001.

Sendo que os democratas da República de Weimar, por vezes chamados ‘comunistas’ pelos membros do partido nazista, fizeram um modelo de Estado que deixou o povo alemão (até então governados pelo grande Império Alemão que estava em constante fortalecimento) insatisfeito pela crise do sistema, que afetou a economia, a educação e a infraestrutura de uma nação já abalada e em sofrimento pela guerra.

Com o orgulho nacional ferido, surge (principalmente na Elite) a necessidade de reparação com uma figura messiânica. A série documental Hitler’s Circle of Evil é uma produção onde conhecemos os detalhes dos bastidores movimentados por trás da ascensão do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, partindo da ‘derrota’ imposta pelos Aliados na Primeira Grande Guerra, assim surge o conhecido Reich de Adolf Hitler.

Mas é apenas com o apoio e auxílio da cúpula do NSDAP, que o famoso Populista austríaco ascende ao poder. Foi Dietrich Eckart, membro da famosa Sociedade Thule (comunidade elitista) quem o moldou: O ‘mentor’ escrevia seus discursos e comícios, ensinou-lhe etiqueta e o apresentou à elite industrial de Munique. Pouco tempo depois, Hitler assume a liderança do Partido, iniciando sua sede por poder.

De acordo com Carr, um elemento essencial da política é o poder, no âmbito histórico, Joseph Goebbels praticou o poder sobre a opinião pública, onde, era controlada a opinião das massas alemãs como um instrumento manejar a política externa. Com isso, o Nazismo ganhou grande força tanto doméstica, quanto no exterior.

Hermann Göring e Heinrich Himmler, importantes comandantes da Luftwaffe e da Schutzstaffel (SS), respectivamente, foram principais chefes de um recurso fundamental da política externa, que seria o poder militar, pois Estados detentores de poder bélico, são influentes no campo político. O próprio Hitler, em sua biografia denominada de Minha Luta (1925), cita que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com