TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Artigo: A Criminalização Da Pobreza.

Exames: Resenha Do Artigo: A Criminalização Da Pobreza.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Ivan Martins Pinheiro é um importante político brasileiro e o atual secretário-geral do PCB - Partido Comunista Brasileiro. Durante a juventude, foi líder do CALC, centro acadêmico de direito na UERJ, durante a ditadura militar. Também militou no movimento sindical e foi presidente do sindicato dos bancários na década de 1980. Em 1992, participou da Reconstrução do PCB, quando militantes saíram deste e fundaram um novo partido, o PPS - Partido Popular Socialista. Nas eleições de 2006 foi candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro, na coligação da Frente de Esquerda, chapa crítica ao governo Lula no primeiro turno, em que a candidata à presidência foi a ex-senadora do PSOL, Heloísa Helena. No segundo turno o PCB aprovou posição de apoio crítico à reeleição de Lula, para a não eleição do candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. Publicou a seguinte obra: A Revolução Cubana e o Pan.

A CRIMINALIZAÇÃO DA PROBREZA

A criminalização da pobreza é o tema do artigo escrito por Ivan Pinheiro, que utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e critica jornalística, para expor seu julgamento ao Partido de Direita. A critica é realizada utilizando-se do filme “Tropa de Elite”, ele diz que esta obra trata-se de uma arte ideológica, de caráter facista, que serve a criminalização e ao extermínio da pobreza, o objetivo é botar mais medo nas comunidades carentes através da ‘caveira’(BOPE), os ‘homens de preto’ são exaltados como incorruptíveis, que para servir a “nossa sociedade”, sacrificam a família, a saúde e os estudos, e saem torturando e até matando os favelados para proteger a sociedade. O filme desqualifica a esquerda, que responsabiliza as injustiças sociais como causa principal da violência e marginalidade, a burquesia passa sem sofrer danos pelo filme, a não ser por um estudante chamado ‘Baiano’ que fuma um baseado, não há nenhuma mensão de como as drogas e as armas chegam à comunidade, distribuidas pelos grandes traficantes capitalistas, que ainda responsabilizam os consumidores pela existência do tráfico, como se o sistema não tivesse nada a ver com isso, não há também nenhuma alusão à ausência do Estado nas comunidades carentes, principal causa do domínio do banditismo.

No Brasil, a mídia burguesa há muito tempo trabalha a ideia de estarmos em uma verdadeira guerra, fazendo assim delicadamente a defesa da repressão, sentimos isto em nós mesmo, quantas vezes, ouvimos que “bandido tem que morrer?”, Para Ivan Pinheiro, os governantes apenas querem mostrar para a classe media que a culpa de toda essa guerra e esse medo são dos pobres, fazem dessa situação um ato criminoso, uma verdadeira “criminalização da pobreza”, e a única maneira de acabar com essa guerra é exterminando os pobres, e com tanta divulgação negativa a classe média vai acabar indo para as ruas pedir mais BOPE e menos direitos humanos, fazendo assim o jogo da burguesia, que quer exterminar os pobres, que só criam problemas.

CONCLUSÃO

A critica tem fundamento, afinal sabemos da violência é uma realidade, e também que muito se fala e pouco se faz para contê-la, o povo não pede soluções demoradas e sim soluções imediatas, os Partidos de Direita que são quem está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com