TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE FILOSOFIA

Por:   •  14/7/2015  •  Ensaio  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

Mitologia Grega

 TRABALHO DE FILOSOFIA

Cólegio Estadual Adiles Bordin

Aluno: Ivandro Cesar Nº 12

1º Ano B

Introdução

A Mitologia Grega é um conjunto de mitos (histórias e lendas), sobre vários deuses, heróis, titãs, ninfas, e centauros. A Mitologia Grega originou-se da união das mitologias dórica e mecânica. Seu desenvolvimento ocorreu por volta de 700 a. C. Neste trabalho, vamos conhecer o que é mitologia grega, como e porque existe, e também, conhecer um pouco dos Deuses que fazem até hoje, a mitologia grega.

Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos.

A mitologia, não deve ser confundida com a religião. Mitologia é, simplesmente, um conjunto de crenças diversas e de relatos fictícios, já religião, envolve rituais e outros procedimentos que têm a finalidade de estabelecer vínculos com a divindade.

Pode-se dizer que na Grécia Antiga a religião era politeísta, pois os gregos adoravam a vários deuses. Não existem escrituras sagradas (como a Bíblia para os cristãos) a respeito da Mitologia Grega. As principais fontes a esse respeito foram escritas no século VIII a.C. por Hesíodo (Teogonia), e por Homero (Ilíada e Odisséia). Na Teogonia são tratadas a origem e a história dos deuses gregos. Nas narrativas Ilíada e Odisséia são descritos os grandes acontecimentos envolvendo heróis e deuses.

A importância da mitologia grega ultrapassou a Grécia Antiga e também os séculos que nos separam dela. Para a compreensão da cultura Ocidental e, notadamente, o entendimento de grande parte das obras artísticas ou literárias dos últimos 2.500 anos, é crucial conhecer os principais mitos e os mais importantes personagens das lendas gregas.

Os deuses, além de ter forma humana, tinham sentimentos humanos como amor, inveja, traição, ira, entre outros. Suscetíveis a esses sentimentos, era comum os deuses se apaixonarem por humanos e com eles terem filhos. Alguns heróis da Mitologia Grega eram filhos de deuses e humanos. Os deuses, diferentes de seus filhos, eram imortais.

Os deuses do Olimpo são os deuses mais poderosos dos vários grupos de deuses. Conheça alguns deles:

Zeus – governante dos demais deuses.                          Poseidon – deus do mar Hefesto.

Hera – deusa que protegia casamentos.                          Hefesto deus do fogo Ártemis.

Apolo – deus da luz, poesia e da música.                         Ártemis – deusa da caça.

Atena – deusa da sabedoria.

Afrodite – deusa do amor e da beleza.

Ares – deus da guerra.

Conclusão

A mitologia dessa forma se constitui um conjunto de mitos feitos pelos gregos para explicar fenômenos que até não podiam ser explicados pelo homem. Passados de geração a geração ainda se tornaram uma forma de fortalecimento social e cultural do povo grego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (50.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com