TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tese sobre fundamentos do pensamento sociológico na atualidade

Por:   •  14/12/2022  •  Tese  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

IFCE – CAMPUS IGUATU

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

IHORRANE CRISTINE MORENO MENDONÇA

MARIA EMILY SILVA DE OLIVEIRA

WESLEY PAIXÃO DA SILVA

COMO A PRÁXIS ESTÁ PRESENTE NO SEU COTIDIANO

IGUATU – CE

2022

SUMÁRIO

1 RESUMO................................................................................................................. 2

2 REFERÊNCIAS.......................................................................................................... 4

Práxis no cotidiano

A práxis é uma atividade que só pode ser desenvolvida pelo homem, pois para que essa atividade seja executada é necessário um planejamento e uma identificação prévia do que se é desejado, no caso, o desejo e a necessidade humana de algo.

Segundo Karl Marx, precisamos tomar consciência que somos da classe trabalhadora. Pois, de acordo com ele, existem apenas duas vertentes: proletariado e burguesia. Tomar consciência de classe significa saber o lugar que estou e como posso mudar.  

Para Marx, Práxis é toda ação do homem para transformar a realidade à sua volta. A união dialética entre a prática e a teoria a partir de uma construção idearia. Sendo assim, o Homem se torna o transformador de sua própria história. Práxis não é apenas fazer, é também ter consciência da mudança causada no meio em que está inserido, tanto de forma física (pelo trabalho, transformando a natureza), como de forma abstrata, transformando as coisas ao seu redor de acordo com suas atitudes e ideais capazes de transformar algo já existente.

Práxis teve sua origem filosófica a partir de Aristóteles, que a categorizou em seu absoluto como o desempenho e a finalidade da ação.

No cotidiano, podemos conciliar essa ideia a alguns exemplos, como o desenvolvimento e a forma de articulação do sistema capitalista, que acaba por influenciar e até mesmo ditar ou regrar campos pré-estabelecidos pela criação humana, convergindo da ciência, até a administração de políticas públicas de cidades e grandes metrópoles. É perceptível que o indivíduo está apto para criar um sistema, como foi citado, que pode acarretar de não beneficiar a todos, sendo a partir de sua formação excludente, comprovando assim, que a forma do ser para suprir sua necessidade, nem sempre vai ser em prol do coletivo, mas sim, baseado no bem de poucos, o que conclui que esse tipo de comportamento seria a resposta subjetiva humana. De maneira sucinta, o indivíduo já tem suas funções estabelecidas dentro do sistema capitalista, que majoritariamente vai ser a prestação de sua mão de obra assalariada, implicando na questão do se planejar ou desenvolver seu lado criativo, mas para ele não se torna algo tão relevante quanto a remuneração recebida que será em favor de suas necessidades, acarretando sua sobrevivência. Assim, o trabalho de um professor, que por muitas vezes tem uma preparação e planejamento (teleologia) para executar suas ações e exercícios posto em sala de aula, o próprio ato de planejamento já é práxis, pois na sua execução podemos ter o resultado através do aluno e a mudança no meio em que convive, tanto materialmente, quanto no seu intelecto, pois é algo que gera reflexões e depois é levada para a vida cotidiana e altera a realidade vivida através do que foi aprendido em aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com