TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Un internet governance

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

Oi Júlia, eu quero que vc faça uma coisa pra mim - pense aí em alguns temas usando a bibliografia de HPE-II, mas temas curtos, como se fossem perguntas, de preferencia relacionando os textos uns com os outros. Como se vc tivesse que faz um abstratc pra mandar pra um congresso que, uma vez aprovados, vc teria de escrever o artigo depois, saca? (Hj em dia tem muito ocngresso assim, os caras avaliam a tua proposta de investigacão e não o paper em si) Uma meia dúzia tá legal. Depois te explico como vou usar isso na turma. Se puderes fazer até segunda-feira a noite, na terça de manhã (depois da tua aula, caso vc tenha, senão pode ser depois das 9h qq horário pra mim) a gente dava uma sentada pra eu ver se ficaram boas as questões que vc levantou.

Monitoria HPE:

*) Alunos deverão aplicar os teóricos (até Lenin) na realidade do BR e AL contemporânea

(O que eu devo fazer? Pesquisar referências sobre o assunto e ver como esse trabalho pode sair)

  1. Relacionar os textos
  2. Ponto principal: proposta de investigação
  3. 6 perguntas
  1. Considerando que, no último quarto do século passado, apesar de haver a globalização financeira, estimulando fluxo de capital financeiro do Centro à Periferia, em busca de taxas de lucros maiores em novos e potenciais mercados, como explicar a permanência e até o aumento de desigualdade de renda entre o Centro e Periferia?
  2. Pegando nessa questão, considerando que os teóricos clássicos como Ricardo, Adam Smith e Marx teorizavam que o comércio internacional à homogeinização do crescimento econômico e a cosmopolitização do capital, como explicar o fracasso histórico da utopia de mercado? *Como a utopia de mercado tem se sustentado entre os pesquisadores do desenvolvimento nacional*  R: eles não se sustentam rs (Nurkse, Rosenstein, Lewis), sozinha essa utopia n se sustenta
  3. Dessa forma, considerando que a questão da desigualdade de renda crescente + o fracasso da utopia de mercado, é possível entender que há um crescimento insustentável na Periferia (principalmente AL); quer dizer, é ambíguo o capital financeiro: por um lado, ele busca taxas de lucro maiores e busca expansão em novos mercados, mas, por outro lado, ele não se sustenta na Periferia e se torna instável. Sendo assim, para buscar o desenvolvimento nacional desses países, as forças de mercado não trarão sustentabilidade por si  justificando a importância do Estado na economia nacional  Economia Política. Não há uma linearidade/homogeinidade na eficiência dos mercados entre países, e nem uma homogeneidade entre as forças produtivas dentro do próprio país. Sendo assim, percebe-se que o desenvolvimento nacional é em estágios, que não necessariamente serão automaticamente ultrapassados. Dessa forma, como garantir o desenvolvimento do país? (ficou confuso, mas eu quero chegar no ponto Cresc futuro = f(união agricultura e indústria)
  1. O desenv da nação pro Lista é tal e tal coisa, os teóricos do desenvolvimento só voltram a produzir essa temática no pos- anos 50. No que o debate em List evoluiu?
  1. Considerando que o capital financeiro surge com a união do K industrial e bancário, como uma forma mais acelerada de acumulação de capital (que implica também em maior concentração de K), isso confere ao SMI fluidez dos haveres privados  movimentação financeira  cria-se uma expectativa de tendência à equiparação da taxa de lucro. Pegando esse pressuposto de Hilferding e aplicando na nossa realidade de hoje, percebe-se que Dessa união, há a tendência de o capital financeiro promover extraordinário potencial concentrador, desenvolvendo-se lado a lado a concentração bancária e a monopolização industrial. [por que que lenin fala em racionalização da junção da indústria com bancos]  ver no esquema essa coisa da racionalização (Hobson, Hilferding e Lenin --:> mostrando a diferença dos três) eles trabalham c finanças, fusão do k ind e k bancário, os três pensam na questão transnacional  quais seriam as diferenças? Outra questão eh racionalização  outra coisa é o ganho do fundador, de hilferding? No que evoluiu  fazer uma pesquisa
  1. Pergunta: aplicando à realidade de hoje, qual seria a função/o papel do K financeiro estrangeiro (do Centro, onde há um excesso de recursos em comparação à Periferia) no Sistema Nacional de Economia Política? Isto é, o papel dele no desenvolvimento da periferia, buscando estágios superiores (=f(união agricultura+indústria). Além disso, como podemos linkar essa fluidez de recursos financeiros no SMI ao crescimento insustentável da Periferia?  Belluzzo
  1. Considerando que os países do centro têm maior acumulação de capital e, assim, um K financeiro maior do que na Periferia (onde a demanda por recursos financeiros é maior que a oferta)  a financeirização global (K financeiro do Centro à Periferia) não poderia servir aos interesses políticos das nações do Centro? Até que ponto a financeirização deixa de ser uma parte do capitalismo moderno que busca equiparação dos rendimentos e passa a ser uma ferramenta das nações como um novo Imperialismo? Dado que o Imperialismo desde os tempos de colonização da AL no século XV sempre teve como objetivo a acumulação de capital pelas potências econômicas, o quão diferente seria os mecanismos financeiros de hoje? (bizarra pergunta)
  1. Quais seriam os mecanismos atuais de Imperialismo? (OMC, FMI, Banco Mundial)
  1.          Falta capital  grande diagnóstico da Periferia  por quê?

Programa

  1. 11 ago - Discussão programa, Teorias econômicas na modernidade capitalista (Int Fiori xerox)

18 ago - Estados, moedas e desenvolvimento - do Smith ao Polanyi (Cap 1 Fiori xerox)

  1. 25 ago - A verdadeira riqueza das nações (List, excertos xerox)
  2. 1 set- A emergência do capitalismo financeiro (Hilferding, excertos Carneiro xerox)

14 set - A emergência do capitalismo financeiro (Hobson, cap 10 link na bibliografia)

21 set -   Capitalismo financeiro e imperialismo (Lenin xerox)

27 set -   Dinâmica das crises (Keynes, excertos Carneiro xerox)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (137.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com