TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO RELIGIOSA NO BRASIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES

Por:   •  24/3/2017  •  Artigo  •  2.792 Palavras (12 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 12

A EDUCAÇÃO RELIGIOSA NO BRASIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES

Marcelo Henrique Pereira1

RESUMO- Este artigo de pesquisa analisa de forma problemática a disciplina do ensino religioso e suas contribuições no âmbito educacional brasileiro, abordando trajetória da história da religião, apresentando fatos na sociedade atual. A educação religiosa está inserida na educação nacional, na qual estabelece relações entre o Estado e a Igreja Católica. Sendo assim, o principal objetivo deste artigo é apresentar as principais contribuições para a divulgação do modelo pluralista, principalmente o democrático.

Palavras-chaves: Educação Religiosa; Contribuições, Educação para a Cidadania.

ABSTRACT-This research paper examines the problematic way the discipline of religious education and his contributions to the Brazilian educational context, addressing trajectory of the history of religion, presenting facts in the present society. Religious education is part of the National Education, which establishes relations between the State and the Catholic Church. Thus, the main objective of this paper is to present the main contributions to the dissemination of the pluralist model, mainly democratic.

Keywords: Religious Education; Contributions, Education for Citizenship.

1.INTRODUÇÃO

A disciplina do ensino religioso no campo educacional sempre foi alvo de inúmeras polêmicas. Foi assunto de várias discussões acerca da sua identidade, o tratamento que deu para essa disciplina foi um tratamento que deixou marcas profundas seja por meio do contexto socioeconômico-político cultural, pelas ideologias mantenedoras do sistema educacional nos dias de hoje, sendo um dos setores mais interessados sobre esse assunto.

A educação religiosa no Brasil foi aceito depois da aprovação da LDB 9394/96, causou inúmeras dúvidas sobre a sua implementação por considerar um interessante e desafiador objeto de estudo.

Mesmo com a aprovação da Lei, a educação religiosa ainda continua sendo considerada uma disciplina com bastantes conflitos inerentes ao campo religioso. A importância da educação religiosa no Brasil é ensinar a sociedade a se formar bons cidadãos.

As aulas da educação religiosa em um espaço escolar é causada pelo tradicionalismo e de forma alguma conseguem dar conta da complexidade e da dialogicidade presente ao seu conteúdo.

1.1 Objetivo da Pesquisa

O objetivo desta pesquisa é analisar a educação religiosa no Brasil e suas contribuições.

1.2 Problematização da Pesquisa

A problematização desta pesquisa está centrada na educação religiosa e suas contribuições, fornecendo breves informações sobre a disciplina e sua contribuição para a formação da cidadania.

1.3 Organização do Trabalho

A metodologia da pesquisa se orienta em pressupostos teóricos de autores com base em pesquisa bibliográfica e exploratória para a análise e interpretação crítica sobre o tema.

O processo de pesquisa é desenvolvido a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho desta natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas.

2. A EDUCAÇÃO RELIGIOSA E SUAS CONTRIBUIÇÕES

A sociedade de hoje faz parte do pluralismo cultural e religioso na qual inclui mudanças rápidas, em razão disso as pessoas acham a necessidade de se sentir atualizadas da realidade social, só assim conseguirá respostas para enfrentar novos desafios. (FIGUEIREDO, 2010)

Diante disto, a educação em relação a esse quadro tem um papel importante no processo de compreensão e construção da vida, pois o indivíduo precisa ter uma vida íntegra, sendo considerado o indivíduo nas suas múltiplas dimensões, principalmente na religiosa. (FIGUEIREDO, 2010)

A religião, por sua vez, não está imune a processos de mudanças, redefinições e delimitação de espaços. O Brasil era apontado há bem pouco tempo como maior nação católica do mundo. Hoje a realidade é bem diferente. O campo religioso tem uma nova dinâmica, complexa e plural. O Catolicismo, historicamente uma das mais poderosas instituições religiosas, por exemplo, perdeu a sua hegemonia e passou a ser encarado como mais uma manifestação religiosa dentre outras. (FIGUEREIDO, 2010, p. 52)

Dessa forma, com a escassez enfrentadas pelo mundo em relação a educação religiosa no Brasil vem passando por inúmeros desafios ecumênico causado pela concorrência entre as diversas propostas religiosas. (LOBO, 2012)

A educação religiosa está sempre por dentro de todo assunto sobre o ensino no Brasil, ela está relacionada em meio a catequese, ou como uma disciplina em sala de aula. Depois de 1985, a educação religiosa deixou de fazer parte do catolicismo. (LOBO, 2012)

Com a criação da LDB 9394/96, abriram espaço para ouvir outras religiões sobre o ensinamento e elaboração do conteúdo da educação religiosa no Brasil. A questão é apenas um breve diálogo inter-religioso. A religião faz parte de uma experiência, o que diferencia são as instituições. (LOBO, 2012)

Entretanto a educação religiosa no âmbito educacional trabalha com a religião e a experiência religiosa, ou seja, ensinando o aluno a desenvolver uma dimensão indispensável à plena realização do ser humano. Contudo, por ser uma matéria religiosa não quer dizer que ela tenha um vínculo com uma instituição religiosa específica. A educação religiosa não lida com nenhuma religião e muito menos é parecida com a catequese. (VIESSER, 2009)

O ponto de partida do Ensino Religioso Escolar são os educandos, sua problemática, suas aspirações, seus valores, suas perspectivas de vida, suas frustrações e suas expectativas. Numa palavra, o existir humano concreto enquanto vivencia valores e reclama um sentido, que de fato busca, embora, o mais das vezes por caminhos diversos e até contraditórios. É o que chamamos de bases antropológico cultural, ângulo fundamental sobre o qual o Ensino Religioso Escolar considera a vida. (VIESSER, 2009, p. 17)

Apesar dos defeitos que toda religião tem, elas ainda conseguem contribuir com um importante papel social para a sociedade, essa contribuição faz parte do comportamento humano, ou seja, corrigindo sua má

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com