TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL

Por:   •  16/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Vitória Baião Gonçalves.

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL.

Canoas, 21 de Novembro de 2017.

[pic 2]

A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL.

INTRODUÇÃO

É importante esse assunto ser abordado porque cada dia que passa esse tipo de violência como verbal, física e virtual vem ocorrendo cada dia mais. As pessoas não respeitam mais as diferenças e nem suas crenças. As principais religiões que sofrem com a intolerância religiosa são as de matrizes africanas.  

A pesquisa tem como objetivo mostrar um pouco dessa realidade que vem crescendo os números de vitimas no país. A conscientização da comunidade é de extrema urgência, pois hoje pesquisas recentes realizadas apontam que entre janeiro e setembro de 2016 foram fichados 300 denúncias desse tipo de crueldade, segundo dados da Secretária dos Direitos Humanos (SDH), que é vinculada ao Ministério da Justiça.

DESENVOLVIMENTO

A intolerância religiosa é uma discriminação contra pessoas que têm diferentes crenças ou religiões, é um problema que não só atinge o Brasil, mas também no mundo inteiro. Tal ignorância vem acontecendo com tanta frequência que em seguida  foi criado um artigo na constituição, de acordo com a Lei nº 9.459 do dia 15 de maio de 1997, é considerado como crime a prática de discriminação ou preconceito contra qualquer religião com a pena de dois anos a cinco anos e mais uma multa. O Brasil é um país laico, ou seja, quando o país não tem uma religião oficial.

Em 2007 foi oficializado pela Presidência da República lei nº 11.635 em homenagem a Mãe Gilda que teve seu terreiro invadido por integrantes de outro segmento religioso, o motivo foi que era praticante de religião matriz africana. Ela faleceu vítima de infarto no dia 21 de janeiro no ano de 2000. Desde então é celebrado anualmente em todo o território nacional o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa na data de

De acordo com o quinto artigo da constituição da lei brasileira a liberdade de crença é assegurado a todos os indivíduos o “livre exercício de cultos religiosos e tendo garantia de proteção aos seus locais de culto e às liturgias.”.

CONTRIBUIÇÕES DO TEMA PROPOSTO PARA REALIDADE DE HOJE

Recentemente ocorreu no estado do Rio de Janeiro em Nova Iguaçu, onde Carmen Flores, conhecida como Carmen de Oxum, foi forçada pelos traficantes convertidos a religiões pentecostais a destruir seu próprio templo. Essa atrocidade aconteceu no inicio do mês de outubro no ano de 2017.

No ano de 2014, foram calculados pelo disque 100 envolta de 150 denúncias, só no Brasil.

O ultimo dado disponível, o disque-denúncia do órgão calculou 196 chamadas sobre casos de intolerância no primeiro semestre no ano de 2016, mais do que 179 registrados no mesmo período em 2015.

Os atos de atrocidades atingem outras religiões também, como evangélicos 7,7%, católicos 3,8%, judeus 3,8%, ateus 3,8 e ataques contra a liberdade religiosa são 3,8%. (Fonte: Centro de promoção da Liberdade Religiosa e Direitos Humanos).

CONCLUSÃO

Violações contra comunidades católicas, umbandistas, ciganas, judeus, devem ser denunciados, existem leis que punem esses criminosos. São feitas pelo dique 100, serviço do governo federal para receber denúncias de crimes de direitos humanos. No ano de 2016 foi o tema “caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” de redação proposto pelo o Enem, onde teve como objetivo provocar reflexões na sociedade. Ou seja, é um assunto de extrema importância e que os criminosos devem ser punidos pelos seus atos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (92 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com