TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Espiritualidade na Cultura Gospel

Por:   •  11/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.206 Palavras (9 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE REFIDIN [pic 1]

BRUNO POMOCENO ODELLI[pic 2]

JELSON MANUEL DE JESUS

IZALDO ZACHARIAS

GILIO LAURINDO

ESPIRITUALIDADE NA CULTURA GOSPEL

JOINVILLE

 2016


        SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

ORIGEM DA CULTURA GOSPEL        4

A EXPRESSÃO DO CORPO NA CULTURA GOSPEL        6

EXPRESSÃO VERBAL DENTRO DA CULTURA GOSPEL        8

EXPRESSÃO NA CULTURA GOSPEL (REPETIÇÃO DE PALAVRAS)        9

CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11


INTRODUÇÃO

O movimento gospel procura expressar sua espiritualidade, de várias maneiras, como; através da música, da dança, teatro, filmes, a arte em si, na maioria das vezes visando promover o entretenimento. Mas nós falaremos apenas três formas de expressão de espiritualidade na mesma.


DESENVOLVIMENTO

ORIGEM DA CULTURA GOSPEL

O termo Cultura nasceu do verbo latino colere, relacionado ao crescimento e ao cuidado das faculdades humanas. Sendo assim pode se dizer que a Cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade. (CUNHA 2007, p. 16-17).

Gospel (“Evangelho", no Inglês) é um termo originado nos estados Unidos, onde é comumente utilizado para classificar a música religiosa moderna ou música contemporânea de igreja. Na origem, porém, o gospel dizia respeito não a toda música religiosa contemporizada, mas a um tipo nascido no início do século XX em comunidades protestantes negras. As raízes deste gênero musical encontra-se nos "negros espiritual", que estão na base de toda a música negra estadunidense, no blues, no ragtime, o Jazz, Soul e nas músicas religiosas populares do movimento urbano do reavivamento do século XIX. Onde grandes pregadores conferencista usavam tele evangelismo, para promover seus cultos evangelísticos, várias rádios e a televisão para apresentar seus programas.

Os negros espirituais vêm da experiência da escravidão (século XVII e XVIII), eles dançavam e cantavam nas poucas horas de descanso, ou na hora da lavoura. Apoios a conversão ao cristianismo, passaram a adicionar conteúdo religioso as músicas que,                                                                             utilizavam durante o seu trabalho inspirados nos hinos protestantes, expressavam suas angústias e a dor da escravidão e na esperança de um novo tempo com Deus. (CUNHA, 2007, p. 27).

Magali Cunha descreve a Cultura gospel a partir da identificação dos elementos que o que o caracterizam: a música, a dança, o consumo e o entretenimento, nesta senda formam uma expressão cultural. (CUNHA, 2007, p.10-11). No Brasil passou a ser relacionada principalmente à música que se popularizou no início dos anos 90. Sendo diretamente relacionada à Igreja renascer em Cristo, que transformou o termo gospel em uma marca de sua propriedade, utilizando-o em diversos produtos geridos pela igreja.

A cultura gospel, é o novo modo de ser evangélico, significava, na passagem do século XX para o XXI o alcance da modernidade pelos evangélicos; modernidade expressa nos cultos e em toda a eletrônica que se torna obrigatória a qualquer comunidade de fé, no comportamento dos fiéis, que agora se divertem com a própria religião, em especial por meio de shows e baladas gospel e de mega eventos que marcam visibilidade do segmento nas grandes cidades, e no surgimento das tribos e grupos alternativos, que forma suas próprias igrejas, como roqueiros, punks, surfistas etc. 

Nesta cultua passou a se ter o desenvolvimento de uma religiosidade midiática, com a intensa aquisição de espaços nas mídias, em especial a radiofônica e a televisiva, e, nos últimos anos teve também a ocupação de espaços no universo cibernético, pela identificação dos evangélicos como um segmento de mercado e pela ampliação do mercado da música e seus derivativos do entretenimento.

Podemos ver que a cultura gospel é um fenômeno em curso, que torna a presença evangélica na esfera pública mais intensa, ainda mais recentemente, por meio da ocupação cada vez maior de espaço nas mídias não religiosas, em especial pelo aquecimento do mercado fonográfico evangélico, também fortalecido pela abertura de gravadoras não religiosas ao gênero gospel. A divulgação de eventos evangélicos no noticiário sobre religião na televisão e rádio, jornais e nas mídias impressas, divulgação antes inexistente, torna-se hoje prática comum. (CUNHA, 2012).


A EXPRESSÃO DO CORPO NA CULTURA GOSPEL

A dança na cultura gospel é usada como uma forma de expressão para que se possa adorar a Deus, em meio ás reuniões essa prática vem ganhando cada vez mais espaço nas igrejas pentecostais, não só por atrair mais adeptos, mas por ser uma forma de transpor oque sente através do movimento, assim buscando uma forma mais intensa de demostrar suas emoções. Na Psicologia tem uma área que se realiza estudos sobre a dança que é chamada Psicologia corporal:

A relação do ensino e aprendizagem da dança pode ser repensada a partir de uma perspectiva da Psicologia Corporal, pois ali se encontra o ser humano na sua totalidade, que não é somente um corpo estético. Deve ser levada em conta a técnica que cada modalidade de dança requer dentro da sua especificidade, porém, é de suma importância que se tenha clareza que acima de ser uma técnica, a dança é uma vivência que mobiliza emoções. (THON , 2012, p. 7-8) [1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (150.5 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com