TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Espiritualidade na Vida do Ser Humano e na Sociedade

Por:   •  4/8/2015  •  Artigo  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  3.003 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da espiritualidade na vida do ser humano e na sociedade

Percebemos que na atualidade o ser humano tem se voltado cada vez mais para si, para seu interior, seja por motivos de ordem social, cultural ou econômica, mas a espiritualidade vem e humaniza o ser humano, pois sentimos a necessidade da outra pessoa humana e com isso podemos contemplar Deus no próximo.

A espiritualidade tem sido vista como uma experiência de Deus. A pessoa sente Deus, vive Deus, tanto através da oração, da prática da caridade, da solidariedade, do amor ao seu próximo, tudo isso faz do ser humano um ser de valor espiritual e verdadeiro cristão.

Para vivermos uma verdadeira espiritualidade  Cristã, devemos nos espelhar na vida de Jesus Cristo, assim faz-se necessário estar atento ao seguimento de ideais de Cristo, cultivando os verdadeiros valores humanos e cristãos que devem ser o alicerce para nossa vivência cristã diária, embasada na fé.

Precisamos estar inseridos na comunidade, formar comunidade, onde se compartilha nossas vidas, viver em unidade e simplicidade, evitando o individualismo e aceitando os valores comunitários, criando laços que fazem com que o Reino de Deus seja vivido na sua plenitude.

É claro, que os valores que a sociedade prega fica longe do conceito de espiritualidade no contexto teológico, pois nossa sociedade esta formando seres humanos que buscam viver o individualismo, a competitividade, buscar algo que o faz bem sem olhar para o outro, como ser humano filho do mesmo Deus.

Por outro lado, o ser humano embora estando inserido nesta sociedade de anti-valores humanos e Cristãos sente a necessidade de ter um convívio social, de viver um plano de vida, onde se vive uma espiritualidade voltada para o humano, tendo este contato com o outro, tendo um sentido para sua vida.

Sabemos que não é fácil em nossa sociedade pós-moderna viver uma espiritualidade que satisfaça e preenche o vazio que sentimos. O tempo parece ser cada vez menor, ou que passa tão rápido que nem percebemos, e são tantas as opções que a sociedade oferece, fazendo do homem muitas vezes prisioneiro de si mesmo.

Por isso não devemos deixar de lado a espiritualidade, mesmo sendo um desafio, devemos ser participantes deste processo de comunhão e jamais deixar se perder a direção da vida voltada a valores que cremos e acreditamos.

Robespierre Ferrazza-Teólogo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com