TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOLIDARIEDADE COM AS CULTURAS

Por:   •  1/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO

CRE1141 – ÉTICA CRISTÃ - 2021.2 – 7TL

PROFESSORA: EVA APARECIDA REZENDE DE MORAES

NOME:  DIEGO LIMA NEGREIROS                                                                       MATRÍCULA:  1810563

RELATÓRIO DA XII SEMANA DA CULTURA RELIGIOSA DA PUC-RIO

TEMA: A SOLIDARIEDADE COM AS CULTURAS

Esse relatório é uma apanhado das minhas primeiras percepções a respeito do tema “A solidariedade com as culturas”, assunto este que me foi escolhido devia a minha curiosidade a respeito desse tema. Sob a coordenação da professora Solange Jordão, o webinar contou com a ministração bastante segura e tranquila do Pe. Patrick Samuel sobre o tema em questão.

Logo no início, Pe. Patrick nos apresentou da forma que iria conduzir a sua ministração (Sociedade e Cultura; Fratelli Tutti; Solidariedade a partir da Fratelli Tutti; Iniciativas Solidárias) e nos fez refletir o quão desafiador é trabalhar a relação sociedade e a cultura dentro dos aspectos vividos atualmente, portanto, devemos sempre ter em mente que não podemos temer, mas sim, defender a diversidade cultural, além disso, devemos proteger e ser solidário as culturas sem ter medo de perder a própria identidade, e por fim, mas não menos importante, entender que ser solidário a uma cultura é cuidar dos aspectos que ela tem de mais belo.

Falando sobre Solidariedade e Cultura, nos foi mostrado uma pesquisa que diz que o nosso país está no 54º lugar no Ranking Global de Solidariedade, o que nos leva a entender sobre qual conceito de solidariedade esse estudo está se referindo. Um fato curioso, é que para o brasileiro, segundo dados expostos pelo Pe. Patrick, o entendimento de solidariedade está mais voltado a doação de dinheiro e ajudas “rasas” (independentemente do tipo) do que o trabalho voluntário, resultando no entendimento que essa “solidariedade” apresenta ser uma prática vazia e sem qualquer envolvimento por parte de quem a pratica.  

Um dos pontos levantados pelo Pe. Patrick com relação a Fratelli Tutti foi a importância de primeiro entender qual o seu papel dentro do seu contexto social antes de efetuar qualquer tipo de acolhimento externo, ou seja, primeiro devemos cuidar da própria comunidade antes de querer ir além dos muros que cercam o nosso ambiente. Outro ponto interessante foi a importância dada a experiência absorvida através do convívio cultural, levantando que homogeneidade cultural não apresenta tanta riqueza ao ser humano quanto à pluralidade cultural nos proporciona. Vale ressaltar que a Fratelli Tutti, uma encíclica civilizacional em 8 capítulos escrita pelo Papa Francisco em 2020, aponta a importância da fraternidade e a amizade social na construção de um mundo melhor, pacífico e mais justo.

A Solidariedade vista a partir da visão da Fratelli Tutti é inspirada na cooperação comunitária e no entendimento de que a mudança precisa ser de dentro para fora, pois nós somos os agentes dessa mudança que queremos ver no mundo, os únicos capazes de transformar a percepção fria que temos para algo mais próximo. O Pe. Patrick reforça em sua fala que precisamos ser construtores de pontes e não apenas admiradores, precisamos ter um olhar positivo sobre a realidade alheia, além disso, precisamos educar, conversar e exercitar a arte de cuidar.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com