TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tolerância Na Religião

Por:   •  22/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

Tolerância:

No tange falarmos sobre o tema tolerância em pleno ano de 2019 (dois mil e dezenove) temos como o tema dos mais interessantes abordados em sala de aula, que é a venda de um livro na Bienal do Livro no qual tem estampado na campa um casal homossexual (no caso dois homens) onde estão se beijando.

Houve um grande tumulto quanto a venda desses livros na Bienal, uma vez que o prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella no qual “mandou” recolher todos os exemplares deste livro, pelo simples fato de ter como capa e tema a homossexualidade.

Vejamos bem, este é um assunto totalmente pertinente no que se trata do tema/palavra tolerância, uma vez que todos nós devemos ser tolerantes com os outros pois cada um de nós é diferente um do outro, bem como as pessoas tem suas diferenças e semelhanças, no entanto não temos o direito de sermos totalmente intolerantes com certas coisas, onde pode causar um certo desconfortos para outras pessoas.

Ressalta-se que a atitude do prefeito Marcelo Crivella sob a ótica de Comte-Sponville, de fato é algo que foi intolerável por ele, pois o mesmo prefeito não soube respeitar a diferença que o público alvo iria atingir com o livro, bem como podemos também destacar que o Brasil é um pais democrático, laico e livre, sendo assim o mesmo simplesmente impôs uma vontade sua usando de sua influência política para simplesmente retirar todos os exemplares da Bienal do Livro. Pois a tolerância ela é algo necessário em nossas vidas, só assim as pessoas podem ver a capacidade em lhe dar com opiniões dos outros no que na maioria das vezes se opõe a nossas, se tratando de um mundo ideial podemos afirmar que seria algo como, respeito, amor, paz e deve haver limites.

Destarte neste evento que o prefeito Marcelo Crivella foi intolerante uma vez que é politicamente intolerável qualquer coisa que ameace a liberdade a paz ou até mesmo uma sobrevivência de uma sociedade. Qualquer ameaça à tolerância é, portanto, também politicamente intolerável, desde que a ameaça não seja simplesmente a expressão de uma posição ideológica que pode ser tolerada, mas perigo real. Que deve ser combatido, se necessário através da força. Sendo assim a partir do momento que o prefeito mandou retirar os livros da Bienal do livro, o mesmo violou a liberdade de expressão no qual se faz necessários para ser tolerante para com uma sociedade inteira, pois temos também o livre arbítrio no qual podemos escolher o que consumir, como pensar, entre outros direitos.

Ademais no que se refere ao princípio da liberdade de expressão e princípios dos valores morais, podemos ver que por um lado, pode ser sim limitado, partindo da ótica que a nossa liberdade termina quando começa o do outro sim podemos dizer que é limitado, pois convivemos em sociedade uma vez que temos, direitos e deveres a serem cumpridos, então partindo deste ponto sim é limitada a liberdade de expressão no entanto se o ser humano se expressa de uma forma adequada perante a sociedade e segue determinadas regras essa liberdade passa pode ser ilimitada. Já os valores morais vejamos de forma um pouco mais ampla uma vez que os valores morais não são únicos para toda sociedade, pois eles mudam de família para família, e de cultura para cultura, no entanto alguns valores morais são universais, como honestidade, amor ao próximo, educação e assim como vários outros valores morais, então partindo deste pressuposto os valores morais são ilimitados, no entanto para que isso ocorra de forma pacifica e correta todos nós devemos ser tolerantes com a moral e a liberdade de outro, pois isso é essencial para que se viva numa sociedade correta e democrática onde todos devem procurar entender e apreciar o que as outras pessoas vem fazendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (26.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com