TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIVÊNCIA CRISTÃ

Por:   •  10/8/2019  •  Resenha  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

SAMUEL VICENTE MENDES BARROS

VIVÊNCIA CRISTÃ

QUIRINÓPOLIS

2019


1 VIVÊNCIA CRISTÃ

1. O QUE É A VIVÊNCIA CRISTÃ?

Segundo o conceito teológico a vivência cristã nada mais é do que uma arte de vivenciar as nossas atitudes diariamente tendo como modelo ou referência os passos de Cristo, em busca do crescimento e em vista ao alvo dos princípios deixados por Deus.

Eis portanto a crucial necessidade de se diferenciar a personalidade do caráter. O primeiro se qualifica pela forma como o indivíduo afirma a sua interface com o mundo que o rodeia, e sendo assim revela o seu caráter de uma forma indireta para a sociedade, apresentando um conjunto de qualidades que expressam as suas particularidades.

Já o caráter se apresenta pelo modo de agir de cada ser humano, por meio de seus gestos, atitudes e manifestações diárias, evidenciando o verdadeiro “eu sou” de cada pessoa, mas que pode ser facilmente mascarado pela personalidade, evidenciando assim a sua “marca registrada”.

A palavra de Deus capacita o cristão para a vida cristã, pois ela orienta a vida com Cristo de um forma proveitosa para o ensino, que chega ao ponto de penetrar até a divisão da alma e do espírito, além de influenciar o nosso ser e o nosso fazer de uma forma incomensurável.

2. CONHECIMENTO DE DEUS

A palavra “conhecimento” segundo o dicionário Michaelis significa um ato ou efeito de conhecer, ou seja, uma faculdade de conhecer, sendo também designado como uma ligação entre pessoas que se tem relações.

Para a teologia o que importa nesse campo estudioso é a questão do conhecimento ligado às coisas Deus, haja vista ser esta matéria de extrema euforia nos campos espirituais, posto que por meio da Palavra, por meio da natureza, da consciência e da oração, o homem estabelece um elo de ligação inenarrável com o Eterno.

Dado esse destaque é possível mensurar as característica do conhecimento de Deus como sendo um ato contínuo, que nos traz segurança, que nos leva a sermos mais parecidos com Ele, além de trazer aos nossos corações sabedoria e força, nos levando ao ápice da transformação genuína, chegando por fim ao resultado da salvação em Cristo Jesus.

3. REVELAÇÃO DAS ESCRITURAS

Muito se tem discutido sobre a veracidade das escrituras, pois em tempos modernos o ateísmo tem se proliferado a cada dia mais, porém pela fé em Cristo Jesus podemos entender o verdadeiro sentido da Palavra de Deus por meio da leitura, do estudo da palavra, da meditação de dia e noite e também da memorização.

Para destacar os principais pontos deste tópico se faz mister evidenciar a importância da leitura da Bíblia como uma prática espiritual indispensável e importantíssima na vida do servo de Deus, afinal o seu estudo juntamente com a sua meditação trazem ao cristão uma gana de conhecimentos inenarráveis, além de tornar o relacionamento entre o Senhor e o homem como algo nunca visto e sentido em toda a vida espiritual.

Cabe mencionar também o papel evidente da meditação como prática colossal para o aprimoramento da vivência cristã, princípio este basilar no aprofundamento do relacionamento divino com o Altíssimo, vindo deste modo a ter melhores avaliações de todas as nossas atitudes e razões cotidianas no dia a dia.

4. REVELAÇÃO DAS ESCRITURAS

Ainda sobre a revelação da Palavra, é imperiosa a necessidade da oração como prática fundamental na ajuda do aprimoramento do conhecimento do Pai, pois é por meio dela que exercemos uma maior intimidade com o Espírito Santo para entendermos realmente o caráter e o sentido bíblico das escrituras sagradas.

Existem então cinco tipos de orações diferentes: adoração, ações de graça, petição, confissão, e intercessão.

Ainda, segundo o Professor Sinésio Carlos dos Santos (2018, p.21):

Oração é uma prática religiosa comum a diversas confissões religiosas. É um vulgarmente designado como uma relação, uma conversa ou um ato de reconhecimento e louvor diante de um ser transcendente ou divino. (apud http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br).

Convém inclinar a real necessidade de se saber como devemos orar da maneira certa, e tal premissa é explicada de forma louvável pelo Messias Jesus de Nazaré: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”. (Mateus 6:6).

5. DEVOCIONAL

Sobre a sistemática do devocional diário com Deus é imperiosa e vital a real importância de uma ligação forte e magnífica para com o Eterno, posto que tais práticas evidenciam o fortalecimento espiritual por meio do alimento, da água e do ar, que são metaforicamente relacionados aos elementos da Palavra de Deus, da oração, do Espírito Santo, e do Espírito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com