TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vivência Cristã

Por:   •  13/3/2021  •  Resenha  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

Rosângela do Rocio Kanak dos Santos

Vivência Cristã

Relacionamentos Interpessoais

Professora - Suely Francisco de Souza

Curso Livre em Teologia

17/02/2021

RESUMO

O presente trabalho visa uma reflexão sobre os Relacionamentos Interpessoais, um grande desafio no mundo atual, principalmente para o cristão, considerando que muitas pessoas estão mais focadas nas coisas e não nas pessoas. Ao buscarmos na palavra o entendimento para este tema identificamos através das escrituras de Paulo aos Romanos vários ensinamentos sobre princípios fundamentais para a construção de relacionamentos interpessoais saudáveis. Em Romanos 16:4 Paulo cita: “Arriscaram a vida por mim. Sou grato a eles; não apenas eu, mas todas igrejas dos gentios”, nos ensinando que devemos demonstrar gratidão a Deus pelos que nos ajudam, fortalecendo assim nossas relações interpessoais. Devemos seguir a Palavra e não cair nas armadilhas que ameaçam os relacionamentos interpessoais saudáveis: como o Espírito de crítica, a intolerância, os preconceitos o orgulho e tantos outros inimigos. Jesus enfatizou o amor de Deus pelo homem perdido, e a prática deste amor se dá por meio dos relacionamentos e que todos precisam exercer um relacionamento de respeito com as pessoas de modo geral.

Palavras-chave: cristão, relacionamentos, amor.

1 INTRODUÇÃO

Para uma abrangência do assunto, o tema Relacionamentos Interpessoais será divido em tópicos, relacionados com cada área na nossa vida e do nosso cotidiano. Através de pesquisa bibliográfica, mas principalmente através do que nos ensina a Palavra de Deus, sendo um tema muito delicado de se tratar, pois estamos analisando pessoas com contextos diferentes, que receberam determinado tipo de educação, comportamentos diferentes, cristãos e não cristãos e tantos outros fatores. Deparamos-nos com conflitos de relacionamento em todos os setores da nossa vida: trabalho, família, igreja. Nestes momentos precisamos ter calma, sermos tolerantes e obedecer ao grande e primeiro mandamento de Deus que diz: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento”. Neste contexto é preciso entender a importância de amar as pessoas ao nosso redor, pois não temos controle do tempo que ainda temos de convívio e podemos nos arrepender de não termos demonstrado a importância delas em nossas vidas. Não podemos viver em isolamento social e erroneamente muitos cristãos acreditam que não podem ter contato com pessoas que não fazem parte do seu grupo, por isso não se importam com os que estão a sua volta, indo contra a palavra de Deus.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Relacionamentos Interpessoais no trabalho

 Normalmente a maioria das pessoas ocupa a maior parte do tempo no trabalho, por isso a necessidade de um relacionamento saudável com os colegas de trabalho e chefia. Mas o que a Palavra de Deus nos ensina sobre este tipo de relacionamento?  “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante”. (BÍBLIA, Eclesiastes 4:9-10).  Neste versículo Deus nos ensina exatamente sobre trabalho em equipe, cooperação, empatia, lembrando que o nosso primeiro relacionamento no ambiente de trabalho deve ser com Deus, agradecendo nosso emprego, nossos colegas de trabalho, nossa saúde e bem estar para desenvolvermos as atividades a nós designadas e para a qual recebemos o devido erário.

Outro motivo importante para que tenhamos um relacionamento saudável no trabalho são os frutos que colhemos como poder devolver o dízimo à Casa do Senhor, para que a Palavra de Deus chegue a mais pessoas e estas possam ser salvas, os bens móveis e imóveis que proporciona o conforto do nosso lar, o lazer, a educação, o alimento em nossa mesa. A confirmação de tudo isso encontramos em Salmos 128:2 – “Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero”.

2.2 Relacionamentos Interpessoais na família

        A família é um dos principais e mais importantes círculos sociais que uma pessoa tem desde sua infância até a velhice, cada um com seus acertos e erros. Não podemos mudar os outros, mas podemos mudar a forma como interagimos com eles.

É preciso valorizar a família, buscar a união em todos os momentos, seja eles bons ou ruins e sempre lembrar que pensar diferente não significa ser inimigo. Muitas vezes somos pacientes e compreensivos com os colegas de trabalho, o irmão da igreja, o vizinho e quando estamos em casa não temos o mesmo cuidado e atenção com os mais íntimos. Mais uma vez a Palavra de Deus nos orienta neste sentido: “Honra teu pai e tua mãe, para que os teus dias se prolonguem na terra que o Senhor teu Deus te dá”. (Êxodo 20:12).

Nos tempos atuais a família conforme o padrão bíblico vem sendo descaracterizada pelas influências malignas como o homossexualismo, vícios em drogas e bebidas, adultério, influência de algumas vertentes que tentam justificar que tudo é normal e aceitável pela sociedade, principalmente pelas crianças e jovens.

2.3 Relacionamentos Interpessoais na igreja

        Assim como nas demais áreas da nossa vida os relacionamentos interpessoais na igreja também requerem um cuidado especial. Muitas pessoas se afastam da igreja por acharem que na vida ministerial todos devem ser perfeitos, que não pode existir falhas ou por não querer submeter-se à liderança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (217.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com