TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES PARA A DORMECER COM SITAÇÃO DE INSONIA

Por:   •  12/10/2021  •  Seminário  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 4

DIFICULDADES PARA A DORMECER COM SITAÇÃO DE INSONIA

O sono possui diversas funções uma delas são descansar, consolidar a memória de trabalho, liberar hormônio que fortalece o sistema imunológico, regenerar células entre outras.

As noites mal dormidas além de acabar com o humor pode nos trazer vários malefícios, dormir mal prejudica nossa vida em vários aspectos. A falta de um boa noite de sono pode interferir nas nossas tarefas do dia a dia além de potencializar problemas de saúde física e mental.

Muitas pessoas acabam prejudicando o sono, por situações que as provoquem insônia, é necessário julgar o quanto você está se prejudicando, seu sono não tem consciência disso, por exemplo aquele cochilo a tarde ou no inicio da noite pode ter lhe proporcionado o descanso necessário sendo assim a noite haverá menos horas necessárias de sono. Acordar sem um despertador por exemplo pode proporcionar um sono inseguro pois a preocupação com a hora de acordar pode estar atrapalhando o seu sono, pode se dizer que para ter uma boa qualidade de sono devemos desligar a nossa mente para encontrar o descanso merecido.

Acordar durante a madrugada ter dificuldade para dormir ou roncar são alguns sintomas comuns em relação aos distúrbios do sono, alguns desses distúrbios são mais conhecidos justamente por serem os mais recorrentes temos como exemplo ronco, apneia, narcolepsia, bruxismo, sonambulismo e a mais conhecida de todas a insônia.

Citados como um dos principais transtornos do sono a insônia é a mais conhecida entre os mais de 1000 tipos de distúrbio distúrbios do sono nos dias atuais, a insônia é caracterizada pela dificuldade de iniciar o sono ou despertar durante ele, muitas vezes ela traz a sensação de sono não concluído um transtorno que a longo prazo pode trazer vários consequências como irritação ou dificuldade para se concentrar.

Em casos onde a pessoa sofre de insônia elas desenvolvem um padrão de comportamento que interfere nos bons hábitos do sono, dificuldade para dormir estão mais ligados a problemas com estresse, ansiedade ou até mesmo a depressão. Ir a um medico pode fazer com que ele diagnostique questões medicas que possam estar contribuindo para a dificuldade em dormir, caso esse não seja o diagnostico um psicólogo pode auxiliar para a resolução do problema. O psicólogo pode ajudar o indivíduo que está sofrendo com algum distúrbio do sono mudando comportamento, gerenciando pensamentos, pensamentos e emoções o que pode estar interferindo para a pessoas ter um sono saudável,

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17293859


http://www.webmd.com/sleep-disorders/features/10-results-sleep-loss


https://www.uni-bonn.de/Press-releases/sleep-deprivation-leads-to-symptoms-of-schizophrenia

http://www.sono.org.br/sono/disturbiosdosono.php

COMPORTAMENTOS INCOMUNS DURANTE O SONO

Comportamentos incomuns durante o sono abrange diversos tipos de atitudes, dentre eles incluísse despertares confusos, pessoas sonambulas e o terror noturno, entre outras.

Eles ocorrem quando a pessoa está em um estado misto, tanto do sono como o de vigilância, frequentemente acontece no estado mais profundo do sono, que não a sonho, onde a pessoa estar acordada suficientemente para agir com comportamentos relevantes mas ainda esta dormindo não tendo a capacidade de se lembrar dessas atividades.

TERROR NOTURNO

O terror noturno é um distúrbio caracterizado por expressões de pânico e desespero, o individuo se comporta como se estivesse em perigo, grita, o coração acelera e a expressão facial é de estar aterrorizado com algo ou alguém. O terror noturno é diferente do pesadelo que na maioria das vezes as pessoas não despertam. Ele é causado pelo estresse e ou excesso de preocupação e na maioria dos casos não é necessário tratamentos específicos. Algumas das causas do terror noturno são a falta de sono, estresse emocional, uso de remédios ou algum tipo de droga ou problemas orgânicos, para diagnosticar é necessário procurar um profissional da saúde mental seja ele psicólogo especialista em sono ou psiquiatra que tenha domínio sobre o assunto, pode-se notar que existem distúrbio semelhantes aos do terror noturno, que só um profissional especialista pode dar um diagnostico final. Os tratamentos para o terror noturno são complexos a ciência não possui muitas explicações sobre os distúrbios do sono,   não existe um tratamento especifico assim como não existe para o sonambulismo os profissionais indicam atividades de concentração como meditações ou ioga,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com