TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Ensino Religioso

Por:   •  15/9/2016  •  Artigo  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades Religião e Educação

1 –

O diálogo entre a Religião e a Ciência vem ganhando novos moldes na medida em que sempre há uma pergunta a se responder.

No sentido de que a ciência encontra limites intransponíveis a religião já começa com seus limites todos caídos e sujeitos a seguir a diante.

Não há uma barreira para o assunto que por si só é feito de fronteiras caídas. A religião é a ciência do que acredita sem a comprovação, daqueles que tem em sua fé a prova irrefutável do real.

Cada vez mais cientistas admitem a existência palpável dos efeitos causados por essa fé na vivência da religiosidade, onde a mente humana tão curiosa, e ansiosa por respostas, submete a exames e experiências e por vezes obtêm respostas para questões que outrora eram passiveis de aceitação sem experimentação.

Os limites tão rígidos para um lado e tão maleáveis para o outros têm caído por terra quando encontram pessoas dispostas a não descredenciar o outro lado somente por ter ou não prova material.

Isso não só proporciona um diálogo mais eloquente, como também abre novas possibilidades para que a ciência encontre as respostas tão apreciadas.

2 – O modelo catequético é aquele que visa a doutrinação, serve a um fim específico, a uma religião, é para ser acatado e discutido. Já o teológico propõe-se uma diálogo visando a pluralidade dos agentes inseridos no contexto. E por fim a ciência das religiões propõe o estudo científico como qualquer outra disciplina curricular como o português ou a matemática. Corriqueiramente é proposta na prática das aula de ER o trabalho de valores para com os alunos. Esse distanciamento do enfoque religioso é bastante sentido na desvalorização do conteúdo.

3 – A reflexão sobre a realidade concreta, histórica e cultural dos fatos religiosos.

4 – A premissa da nulidade dos fatos torna o assunto passível da valorização do interlocutor. Aquele que defende que a incompatibilidade existe sempre encontrará um meio de justificar tal ponto, pois ambos os temas são na verdade abstratos. O plano das ideias torna toda a discussão possível e por vezes inconclusiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com