TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moral e Religiçao no Cotidiano

Por:   •  7/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 3

Seria possível justificar quarentenas obrigatórias, lockdowns e políticas afins com base em argumentos libertários? Se sim, como? Se não, por quê? Justifique.

Sim, é possível afirmar que mesmo o governo impondo esse tipo de restrição para a população, não é algo contrário aos argumentos libertários, visto que, o libertarianismo (diferente do liberalismo) defende que haja um governo e que ele imponha regras mínimas para que a população como um todo seja “protegida”. O libertarianismo defende com clareza o chamado “Estado mínimo”, que significa o Estado atuando somente nesses tipos de caso, que envolve a segurança da população como um todo e não somente de um indivíduo em particular. Para efeito de comparação, podemos utilizar as regras de trânsito, onde engloba a segurança de toda a população, e é defendida até esse ponto pelo libertarianismo, porém, não é aceito por ele que as regras obriguem os motociclistas a usarem capacete de segurança, visto que esse EPI é de proteção única e exclusiva do motociclista, no qual é o único prejudicado em caso de acidentes.

Desta forma, trazendo para o assunto proposto, a quarentena obrigatória é um assunto que é colocado em pauta toda a comunidade, e não somente um indivíduo, já que na maioria das vezes é sabido que um contaminado pelo COVID-19 transmite para diversos outros em sua volta, por essa razão o assunto sai do âmbito pessoal e se torna algo comunitário.

“Tiroteio em perseguição após roubo de carro deixa assaltante morto em Jaboatão, diz polícia”

Nesse pequeno título de um noticiário, podemos observar duas questões do que chamamos de “Lei Natural”, note que tivemos a ação de roubo de um veículo e da morte de um assaltante, onde, em teoria ambos os casos infringem aquilo que chamamos e consideramos como a Lei Natural do ser humano.

O roubo de um veículo ou qualquer outro objeto, sendo ele de valor ou não, é algo que é conhecido por todos, em qualquer lugar do mundo, como algo errado a se fazer, não importa se a pessoa está em um país no qual não conheça lei alguma, pois o ato de roubar ou pegar algo que não lhe pertence, é definitivamente claro para todos como algo imoral e que não se deve praticar. Note que no noticiário, temos em conjunto com a ação do roubo, a morte de um dos assaltantes, no qual tal ato também é considerado imoral e fere a lei natural da humanidade, e assim como o furto, em qualquer lugar do mundo, esse ato é imoral e a pessoa que fizer algo do tipo será duramente penalizada por tal, porém, é importante destacar que a humanidade apesar de conhecer todas as leis naturais e o que pode ser considerado como dever de qualquer cidadão, sabe também julgar quando algo ocorre em decorrência de uma outra ação, ou seja, no noticiário informa que o assaltante foi morto por um policial, mas o fato do assaltante ter sido morto causa menos impacto (na maioria das pessoas) do que o fato dele ter roubado o veículo, isso porque o ocorrido com o assaltante se deu por conta do seu ato imoral e danoso para a sociedade.

A lei natural, como o próprio nome já diz, é de fato algo constituído dentro de todo ser humano, independente dele praticar ou não, é sabido que isso não é o correto de se fazer. Já há muito tempo temos leis que julgam essas atitudes e possuem penalidades especificas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com