TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ​ ​ÉTICA​ ​E​ ​A​ ​MORAL​ ​EM​ ​NOSSO​ ​COTIDIANO

Por:   •  19/11/2017  •  Resenha  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 6

 

A ÉTICA E A MORAL EM NOSSO COTIDIANO

 

 

 

RESUMO

Ética e moral são termos frequentemente utilizados no cotidiano, porém, definir o que significam, não é tarefa fácil. Um grande exemplo é que desde o surgimento do homem ele vem sofrendo influência seja do ambiente em que vive e também a influência através dos seus comportamentos e atitudes que a cada momento e modificado. Será que podemos criticar os outros se não agimos com princípios éticos, morais? Ou fazemos isso para justificar nossa falta de princípios?

 

Palavras-chave: Ética; Moral; Cotidiano.

 

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

         O presente trabalho tem o objetivo abordar a ética e a moral no cotidiano, no nosso dia a dia. Primeiramente irei levantar alguns dados presentes no cotidiano e logo farei uma distinção entre os conceitos de ética e moral de uma forma bem simples.

Quando ouvimos falar em ética, logo pensamos em ética profissional, política, mas a verdade é que a ética está presente no nosso dia-a-dia. Todos os dias presenciamos ou muitas vezes praticamos certas ações, onde sempre tem alguém sempre querendo levar algum tipo de vantagem, ser mais esperto. O “furar” a fila, estacionar em local proibido, não usar o cinto de segurança, o uso da posição social ocupada. O uso das filas, vagas em estacionamentos ou assentos em coletivos, destinados para idosos ou portadores de necessidades especiais, por pessoas sem a necessidade. Vivemos a era do "tudo pode", não se aceita regra nenhuma sem contestar, os indivíduos estão em transição, não aceitam ser fiscalizados. A "moda" é estabelecer o que é certo e errado, o que é bom e mau, pelos próprios indivíduos e aceito pela coletividade.

Essas atitudes já são comuns em nossa sociedade e são sintomas que apresentam uma sociedade que está anormal, por falta de coletividade, por falta de civismo, de respeito. Por isso é preciso retomar os fundamentos éticos e morais construídos ao longo da história que servem de orientação para as atitudes humanas, na busca por uma sociedade melhor para viver. Assim estimulando uma melhor compreensão dos preceitos éticos e morais podem nos ajudar nessa construção.

Mas o que é ética?

A ética está associada ao estudo dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade. A palavra “ética” vem do Grego“ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Sócrates coloca o autoconhecimento como a melhor forma de viver com sabedoria. E seguindo a concepção de Aristóteles em Ética a Nicômaco em seu pensamento moral de forma geral, “somos o resultado de nossas escolhas”. Aristóteles acreditava que a ética se caracteriza pela finalidade e pelo objetivo a ser atingido, que através dela possamos viver bem, ter uma vida boa em sociedade. Já Platão diz que a justiça é a principal virtude a ser seguida.

Podemos dizer que ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral. Motta (1984) defini ética como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. A ética significa aquilo que é bom para o indivíduo e para a sociedade, portanto onde se definem e se explicam os direitos e os deveres, e tem a ver com o caráter. Já a moral é espaço onde nós o praticamos. Por exemplo: É ético fazer algo de bom pra você, que te beneficie desde que você não prejudique outra pessoa. O que é moralmente permitido, já o contrário, é imoral.

Vamos também lembrar que comumente estes atos: furar fila, jogar lixo no chão, estacionar em vagas exclusivas e especiais e outros atos são considerados como falta de educação, o que definitivamente não é. Eles ultrapassam o limite da individualidade e invadem um espaço que é do coletivo, dos outros. Por isso não podemos esquecer que valores éticos vão desde furar uma fila, até a discussão da eutanásia ou da união de pessoas do mesmo sexo, ou da liberação ao aborto, por exemplo. Tudo é igualmente importante na ética social, pois norteia o comportamento dos indivíduos e, em última análise, o rumo da sociedade.

Neste sentido, a ética é um tipo de postura e se refere a um modo de ser, à natureza da ação humana, ou seja, como lidar diante das situações da vida e ao modo como convivemos e estabelecemos relações uns com os outros. É uma postura pessoal que pressupõe uma liberdade de escolha.

Qual o conceito utilizado para moral?

A palavra “moral” deriva do latim mores, que significa “costume”. Aquilo que se consolidou ou se cristalizou como sendo verdadeiro do ponto de vista da ação. A moral é fruto do padrão cultural vigente e incorpora as regras eleitas como necessárias ao convívio entre os membros dessa sociedade. Regras estas determinadas pela própria sociedade. Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (138.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com