TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Cinco Sentidos do Ritual de Aprendiz

Por:   •  17/6/2020  •  Dissertação  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  1.767 Visualizações

Página 1 de 3

Os Cinco Sentidos 1^ Parte

A instrução do Ritual de Aprendiz nos informa que todos os homens devem possuir cinco sentidos, quais sejam: vista, ouvindo,tato, gosto e olfato. Cada um dos sentidos tem uma função especial, e para o exercício dessa função, cada um tem sua própria destinação. Antes, porém, de nos aprofundarmos no estudo dos cinco sentidos, vamos falar um pouco sobre o número "CINCO".

O número CINCO representa a essência Vital, a quintessência do Universo e a força intelectual do homem. O PENTATEUCO são os cinco livros da História Sagrada atribuídos a Moisés: Gênese, êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. São cinco os elementos do mundo: terra, água, ar, fogo e germes. Cinco triângulos reunidos formam o pentagrama.

São cinco os ramos da felicidade: o amor, o adorno, o socorro, o trabalho e a satisfação. Cinco são também as partes do mundo, ou seja os cinco continentes.o homem possui cinco extremidades.

Para o Companheiro Maçom, lhe são feitas cinco perguntas, cinco viagens. Sua marcha é composta de cinco passos; a bateria do grau é quíntupla; o toque é dividido em cinco pontos. Cinco são os degraus a subir. Cinco são as luzes que iluminam sua trajetória, sua idade são cinco anos e cinco são os seus instrumentos de trabalho: martelo, cinzel, esquadro, régua e avental. A Estrela Flamigera possui cinco pontas, e, finalmente, a PENTALFA, figura composta de cinco triângulos, tomada por Pitágoras como o emblema da perfeição e supremo saber,nos Templos Maçônicos, é a quintessência da paz, do amor e da fraternidade personificados em suas cinco luzes.

A PENTALFA representa a unidade humana e a fraternidade maçônica, a paz mundial, o amor universal e o amor à natureza. Essa quintessência ou quinário representa a aspiração, o alento que mantém a vida no criador.

O próprio ser se manifesta pelo alento que dá a ação à vida.

O homem é quinário; quatro elementos e um espírito que, por seu alento, vivifica os quatro. O Alento, ou origem da vida, manifestar-se em cinco princípios elementais, conhecidos pela filosofia yoguista com o nome de"TATVAS", que atuam, em um dos cinco sentidos do homem.

Estes "TATVAS" são como princípios cósmicos energéticos e vitais, que refletem nos sentidos humanos, em diferentes funções orgânicas.

Os Cinco Sentidos são as cinco funções vegetativas (respiração, digestão, circulação, excreção e reprodução). O quinário é o número que preside a todas as manifestações da vida animal do homem sob o domínio do Eu Sou.

Os sentidos são as janelas do Templo-Corpo. São eles que levam a luz do mundo externo ao homem, como também é por eles que o homem pode atuar sobre o mundo externo, trazendo a sua luz interna.

Os cinco sentidos são os cinco talentos de que falou Jesus no capítulo 25 do Evangelho de São Mateus e no capítulo 19 de São Lucas. Todo homem, possuindo os cinco sentidos, é obrigado a trabalhá-los e a duplicá-los. Um sentido bem educado dá um talento interno e dessa forma os cinco talentos duplicam-se.

Não basta porém para o homem saber de seus sentidos, mas, sim, como poderá usá-los em seu benefício e em benefício dos demais.

Os cinco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com